Doenças da aorta

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde março de 2016). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

As Doenças da aorta são as doenças que afetam esta artéria, a primeira que sai do ventrículo esquerdo do coração e distribui o sangue para todo o corpo.

Sua análise é feita a partir de dados da História clínica e do Exame físico, mas muitas das doenças da aorta não geram sintomas e não alteram o exame. Existe uma série de métodos complementares que são usados na análise da doença de aorta. Entre eles a Radiografia de tórax, a Aortografia, a Ecocardiografia transtorácica, a Ecocardiografia transesofagiana, a Tomografia computadorizada e a Ressonância nuclear magnética.

As principais doenças que afetam a aorta são:

O tratamento das doenças de aorta e o seu prognóstico, naturalmente dependem do tipo de doença e da fase em que ela se encontra, mas pode variar desde simples observação por toda a vida, sem afetar nem a qualidade nem a perspectiva de vida, até cirurgias de emergência.

Ícone de esboço Este artigo sobre Medicina é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.