Domínio de Iwakidaira

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

O Domínio de Iwakitaira ( 磐城平藩 , Iwakitaira-han?) foi um domínio (Han) do Período Tokugawa da História do Japão [1]. Localizado ao sul da Província de Mutsu , na atual Fukushima. Este domínio também é chamado como o Domínio Iwakidaira . Sua capital se chamava Iwakitaira, atual cidade de Iwaki .

História[editar | editar código-fonte]

Antes da Batalha de Sekigahara , o sul de Fukushima foi governado pelo Clã Iwaki ( 岩城氏 , Iwaki-shi?). Depois disso os Iwaki foram banidos para Kameda (atual Yurihonjo), o domínio do Clã Iwaki foi dado a Torii Tadamasa. Tadamasa odiava os Iwaki por causa da hostilidade destes ao Clã Tokugawa.

Desde a fundação até a dissolução deste domínio, seus Daimyōs foram vassalos dos Tokugawa. Seus últimos governantes foram do Clã Ando [1].

O papel original de Iwakitaira era proteger o Clã Date que tinha sua base na Província de Sendai .

ODomínio de Iwakitaira limitava-se ao Sul com o Domínio de Mito que foi governado pelo Ramo Mito do Clã Tokugawa, e desempenhava o mesmo papel de Iwakitaira. Limitava-se ao norte com o Domínio de Nakamura, que governado pelo Clã Sōma.

A Escola do Domínio (藩校 , hankō?) foi a Shiseido (施政堂?), que foi fundada pelo Clã Ando . O culure mais famoso criado no Domínio Iwakitaira é o Jangara dança Nembutsu .

Na Guerra Boshin , o Iwakitaira se aliou ao Ōuetsu Reppan Dōmei. E ao final desta o Castelo Iwakitaira foi capturado e queimado pelas tropas do Governo Meiji.

Lista de Daimyōs[editar | editar código-fonte]

  1. Tadamasa
  1. Naitō Masanaga
  2. Tadaoki
  3. Yoshimune
  4. Yoshitaka
  5. Yoshishige
  6. Masaki
  1. Masatsune
  1. Nobunari
  2. Nobukiyo
  3. Nobuyoshi
  4. Nobuyori
  5. Nobumasa[1]
  6. Nobutami
  7. Nobutake


Referências

  1. a b c Marius B. Jansen [Sakamoto Ryōma and the Meiji Restoration] (em inglês) Columbia University Press, 1994 pag. 401 ISBN 9780231101738
Ícone de esboço Este artigo sobre História do Japão é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.