Dominó (Marvel Comics)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Dominó
Placeholder male superhero c.png

Dados da publicação
Publicado por Marvel Comics
Primeira aparição X-Force vol. 1 #11
Criado por Fabian Nicieza
Rob Liefeld
Características do personagem
Alter ego Neena Thurman
Espécie Humano Mutante
Afiliações Os 198
X-Force
Corporação X
Ocupação Mercenária
Parceria Cable

Deadpool

Codinomes conhecidos Neena Beatrice Thurman
Beatrice Thurman
Samantha Wu
Tamara Winter
Elena Vladescu
Jessica Marie Costello
Luisa Mendoza
Christina Elizabeth Alioso
Priscilla Sutherland
Hope Eldridge
Habilidades Manipulação das probabilidades
Um grande arsenal com armas de fogo
Perita em artes marciais.
Projecto Banda desenhada  · Portal da Banda desenhada

Dominó (Neena Thurman) é um personagem da Marvel Comics, conhecida como a melhor membro da X-Force do ramo dos X-Men. Criado pelo escritor Fabian Nicieza e pelo artista/co-escritor Rob Liefeld, ela primeiramente apareceu inteiramente em X-Force #11 (junho 1992) mas já havia aparecido em Novos Mutantes #98. Ora ela atua como heroína, ora como mercenária.

Origem[editar | editar código-fonte]

A mulher que se tornaria conhecida como Dominó foi uma das muitas crianças que nasceram do Projeto Armageddon, o resultado de uma experiência secreta do governo destinada a desenvolver uma arma perfeita mas seu ”poder” não atingiu as metas do projeto. Beatrice, Sua mãe biológica, participava do projeto e a tirou de lá deixando-a com o padre Rudolpho Boschelli na Igreja do Sagrado Coração, em Chicago.

Depois que seus poderes se manifestaram, a jovem finalmente deixou a Igreja e se tornou uma mercenária. Ela podia subconscientemente e psiquicamente, afetar as probabilidades ao seu redor, fazendo seu trabalho de mercenária muito mais fácil, já que possua o poder da vantagem ao seu lado.

Uma de suas primeiras missões foi o de parar a Operação: Jericho, onde enfrentou Warbot. Dominó destruiu o robô, mas no processo fritou a mente do soldado que o controlava. Ela foi então atribuída a observar os passos do gênio Milo Thurman, mas de alguma forma, Dominó e Thurman se apaixonaram e casaram-se. Thurman a chamava de Beatrice, provavelmente desconhecendo seu verdadeiro nome. A relação não durou muito tempo pois foi lhe contado que Dominó estava morta depois de enfrentar a IMA.

Matilha[editar | editar código-fonte]

Dominó ajudou a fundar o grupo de mercenários conhecidos como Matilha. Trabalhou por um bom tempo na equipe tendo como meta em muitas missões somente o dinheiro mas acaba tornando-se muito próxima do líder da equipe, Cable. A Matilha era muito brutal em suas aventuras, deixando grande pilhas de corpos em muitas de suas missões. Dentre outras, participou de missões no Irã, de um ataque a uma base da Hidra e enfrentou Conflyto no Afeganistão e no Uruguai.

X-Force[editar | editar código-fonte]

Dominó foi sequestrada por Tolliver, e a mutante transmorfa Mímica se faz passar por Dominó e ajuda Cable a derrotar Deadpool. Cable chama Dominó para participar da nova equipe que pensava criar, não imaginando que fosse, na verdade, Mímica, que assim se infiltra na na X-Force.

A X-Force descobre onde estava a verdadeira Dominó e a liberta. Mímica é dada como morta mas na verdade foge com Kane (ex-parceiro do Dominó da época da Matilha)

O relacionamento de Dominó e Cable se intensifica a ponto de quase acontecer um beijo, momentos antes do cristal M’Krann congelar toda a Terra (Pela mudança de realidade da Terra 616 para a Era do Apocalipse.)

Urso Cinzento passa a ser controlado por Genesis e se torna um assassino serial, matando 13 pessoas e deixando-os apodrecer no sótão de sua casa no Colorado. Dominó, sua antiga parceira de trabalho na Matilha, investiga o caso com esperança de inocentá-lo, mas encontra os corpos. Urso, descontrolado, a confronta mortalmente; em um momento de arrependimento, ele lhe pede para acabar com seu sofrimento. Dominó, contrariada, atira. Ela o enterra de forma improvisada, nos campos congelados das rochosas do Colorado. Dominó fica transtornada com o que fez e fica imaginando que Cable teria arranjado alguma solução melhor.

Mais tarde, Milo foi capturado por Donald Pierce e os Carniceiros. Dominó tenta chegar a tempo de salvar seu amor porém ela falha.

Durante seu período solo, Dominó procura sobre pistas de seu passado e descobre o Projeto Armageddon, que ainda estava ativo. Dominó dirige-se a uma base secreta na Flórida e lá encontra um menino mutante, preso e sob observação, chamado Lázaro, que tinha uma mancha no olho semelhante à sua. Lázaro revela ser o seu meio-irmão. Logo após a tentativa de libertá-lo, um grupo de fanáticos que eram contra o projeto chega para matar Lázaro e impedi-lo de alcançar seu pleno desenvolvimento. Dominó descobre que Beatrice, sua mãe, foi quem levou os Fanáticos ao local e é forçada a matá-la para salvar a vida de Lázaro. Dominó entrega Lázaro ao Padre Boschelli, o mesmo padre que cuidou de sua segurança.

Corporação x[editar | editar código-fonte]

Quando a X-Force momentaneamente se desfez, Dominó se juntou à Corporação X. Enquanto trabalhava na filial de Hong Kong, Risque, uma de suas colegas de equipe, foi assassinada ao investigar John Sublime. Ela convocou os X-Men para ajudar a investigar e juntos eles descobriram o movimento da criação de uma “terceira espécie”: Sublime estava colhendo partes do corpo de mutantes para criar os seus U-Men. Eles também ajudaram a libertar o mutante chamado Xorn.

Dominó treinava com Cable quando foram atacados pelas hordas de Skornn, um inimigo futuro de Cable. Os dois decidem então reunir novamente a X-Force para derrotar a ameaça. (Não publicado no Brasil)

Logo após o Dia M, a Corporação X se desfez, vitimada por fortes ataques terroristas antimutantes.

198[editar | editar código-fonte]

Dominó é uma das principais personagens no chamado “resgate” dos mutantes refugiados conhecidos como 198. Ela, juntamente com Shatterstar, invade a Mansão X e liberta os mutantes que ali estavam detidos pela UNI e os leva para um refúgio

No deserto, porém, com decorrência da Guerra Civil, os mutantes ficam livres para transitar, desde que todos ficassem no banco de dados da Shield.

Cable e Deadpool[editar | editar código-fonte]

Dominó é convocada por G. W. Bridge para participar de uma nova versão da Matilha para se vingarem de Cable. Deixa de vez a Matilha, que acaba capturada e deportada do Rumequistão.

Retorna, ao lado de Cable, à ilha Providência e Irene Merryweather sente ciúmes por esse retorno roubar toda a atenção que tinha de Cable.

O alienígena Hecatombe destrói Providência, matando grande parte da população, e Cable e os X-Men enfrentam a ameaça, mas Dentes de Sabre escapa da vigilância dos X-Men e ataca Irene e Caixa Preta, que estavam evacuando o local. Caixa Preta é morto e Irene vira refém de Creed, até que Dominó a ajuda a escapar em direção ao navio para fora da ilha. Cable ficou para proteger os segredos da ilha e não quis ajuda de Dominó, por achar muito perigoso e não querer que Dominó participasse dessa missão suicida.

Foi evacuada junto com toda a população, deixando para trás a ilha destruída e, consequentemente, o sonho de Cable. Cable é dado como morto por todos.

Dominó teve que relatar detalhadamente tudo que sabia sobre o ocorrido, desde a destruição da ilha até a morte de Cable, pelos Carrascos e depois passou semanas bebendo e em luto pelo seu grande amor.

SHIELD[editar | editar código-fonte]

Sem rumo, é recrutada por G. W. Bridge (ex-colega de Matilha) para participar de uma força tarefa da SHIELD feita para capturar o Justiceiro, porém ela é a única que acredita que ele não é o responsável pela morte de alguns cidadãos e deixa a caçada de lado. Justiceiro termina preso.

X-Force[editar | editar código-fonte]

Dominó encontrou Wolverine com a nova equipe X-Force em Tóquio e junta-se a eles na tentativa de capturar Vanisher que havia roubado o vírus legado.

Poderes e Habilidades[editar | editar código-fonte]

Dominó tem o poder de manipular a probabilidade, dando a ela a habilidade de precisão exata, assim como o X-Man Longshot. Ela também é perita em lutas e manipula bem armas.

Outras Mídias[editar | editar código-fonte]

Aparece em Wolverine e os X-Men como um Membro da Irmandade junto com Vampira, Avalanche, Blob, Pietro e Groxo Estranhamente aparece tanto no futuro quanto no presente em Wolverine e os X-Men.