Domiziana Giordano

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Domiziana Giordano
Domiziana Giordano
Domiziana Giordano em 2006
Nascimento 4 de setembro de 1959 (64 anos)
Roma, Itália Itália
Ocupação Atriz e artista
Página oficial

Domiziana Giordano (Roma, 4 de Setembro de 1959) é uma atriz e artista italiana.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Nasceu em Roma em 4 de Setembro de 1959. Começou a estudar na Faculdade de Arquitectura, que abandonou pouco tempo depois para ir matricular-se na Accademia d'arte drammatica Silvio d'Amico no Stella Adler Studio de Nova Iorque e na New York Film Academy para estudar arte dramática e direção de cinema.

O seu successo chegou com o filme Amici miei atto II de Mario Monicelli (1982) e no ano seguinte com Nostalghia de Andrej Tarkovskij. Em 1987, interpreta o papel de uma paciente esquizofrénica em Strana è la vita de Giuseppe Bertolucci, trabalhando junto com Diego Abatantuono e Monica Guerritore. Três anos depois, trabalhou com Alain Delon em Nouvelle Vague de Jean-Luc Godard.

Em 1994, interpreta a personagem de Madleine em Entrevista com o Vampiro de Neil Jordan, onde trabalhou ao lado de Tom Cruise, Brad Pitt e Antonio Banderas. Ao mesmo tempo, envolveu-se também na arte fotográfica e figurativa-informática e em 1998 abriu um site como videoartista. Neste site, ela publicou também poesias e contos. É de 2000 a sua primeira amostra no site, colaborando com o artista alemão Reiner Stresser.

Em 2003 recitou em Quaderno della spesa de Tonino Cervi. É de 2004 a sua primeira amostra pública em Trieste. Em 2006 participou como cast ao reality show L'isola dei famosi IV do segundo canal da RAI. Desde 2007 colabora com a revista online Nova de Il Sole 24 Ore.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Cinema[editar | editar código-fonte]

Televisão[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma atriz é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.