Donald Glover

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Donald Glover
Donald Glover
Nascimento 25 de setembro de 1983 (36 anos)
Base aérea de Edwards, Califórnia
Nacionalidade Estadunidense
Ocupação Ator, roteirista, humorista, rapper e cantor
Emmys
Melhor Ator em Série de Comédia
2017 – Atlanta
Melhor Direção em Série de Comédia
2017 – Atlanta
Globos de Ouro
Melhor Ator em Série de Comédia ou Musical
2016 – Atlanta
Outros prêmios
Grammy Award para Best Traditional R&B Performance
2018 – Redbone

Donald McKinley Glover (25 de setembro de 1983) é um ator, roteirista, humorista, músico e rapper americano. Ele se apresenta no cenário musical usando o nome artístico Childish Gambino e como DJ usa o nome mcDJ. Glover primeiro chamou a atenção por seu trabalho no grupo Derrick Comedy, e é mais conhecido por escrever para o seriado 30 Rock e pelo seu papel como Troy Barnes na série de comédia da NBC, Community. Ao contrário de um rumor persistente, ele não possui parentesco com o ator Danny Glover. Em 2011, Glover assinou contrato com a Glassnote Records com o nome artístico "Childish Gambino". Seu primeiro álbum de estúdio, Camp, foi lançado em 15 de novembro de 2011. Em 2018, seu single "This Is America", carregado de significado político e social, chegou ao nº 1 nos EUA, no Canadá, na Austrália e na Nova Zelândia. Já venceu dois Emmys, um Globo de Ouro e um Grammy, sendo uma das poucas pessoas a ter vencido os três prêmios.

Primeiros anos de vida e educação[editar | editar código-fonte]

Glover nasceu em 25 de setembro de 1983, na base aérea de Edwards, no limite do condado de Los Angeles, Califórnia. Donald foi criado pelos seus pais como Testemunha de Jeová, em Stone Mountain, Geórgia. Além de um irmão e uma irmã biológicos, Glover cresceu ao lado de filhos adotivos de seus pais. Glover estudou na New York University, graduando-se em escrita dramática em 2006.

Carreira na representação e roteirismo[editar | editar código-fonte]

Glover é conhecido por seu trabalho no seriado Community da NBC, com Joel McHale e Chevy Chase. Glover escreveu para o The Daily Show em 2005 e para a série 30 Rock entre 2006 e 2009, onde também teve aparições ocasionais.

Em 2008, surgiram rumores de que Glover iria entrar para o elenco de Saturday Night Live e que ele iria retratar o candidato presidencial Barack Obama. Glover negou os rumores em seu perfil no Facebook.

Em maio de 2010, Glover iniciou uma campanha no Twitter para que ele pudesse fazer a audição para o papel de Peter Parker no filme The Amazing Spider-Man, incentivando os seus seguidores para usar a hashtag "#donald4spiderman". A campanha, originalmente começou para ver o quão longe as redes sociais podem levar uma mensagem, rapidamente ganhou uma grande número de seguidores. O pedido de Glover para ser autorizado a audição para o papel foi apoiada pelo criador do Homem-Aranha Stan Lee.

Em 2016, criou e estrelou a série Atlanta, exibida pela FX no Brasil. A série lhe rendeu dois Emmys, por melhor ator e melhor direção em séries de comédia. A série teve duas temporadas.[1]

Donald intepretou a personagem Lando Calrissian jovem no filme Solo: A Star Wars Story (2018), que faz parte da saga Star Wars[2]

Em agosto de 2018, foi relatado durante o verão, Donald havia estado filmando um projeto secreto em Cuba, intitulado Guava Island, com Rihanna. Não se conhecem pormenores sobre o projeto. Contudo, em 24 de novembro de 2018 o trailer do mesmo foi exibido na Nova Zelândia.

O artista multifacetado dublou Simba na versão original do remake do filme O Rei Leão, em julho de 2019.

Música[editar | editar código-fonte]

Depois de cinco mixtapes lançados por si próprio entre 2008 e 2010, Donald Glover - como Childish Gambino -, assinou pela Glassnote Records em 2011. Em fevereiro de 2011, lançou seu primeiro projeto através da Glassanote, o EP EP. Em novembro de 2011, saiu o seu primeiro álbum, Camp. Camp, promovido pelos singles "Bonfire" e "Hearbeat", atingiu o nº 11 da Billboard Hot 100 e foi bem recebido pela crítica.

Em julho de 2012 lançou a sua 6ª mixtape, Royalty, que foi disponibilizada em formato de download gratuito. Em setembro do mesmo ano, a cantora britânica Leona Lewis lançou o single "Trouble", que conta com a participação vocal de Childish Gambino. "Trouble" chegou ao nº 7 do top de singles britânico.

Em dezembro de 2013, Childish Gambino lançou o seu segundo álbum, Because The Internet. O álbum chegou ao n.º 7 da Billboard Hot 100. Because The Internet já mobilizou mais de 500 mil cópias. O álbum contou com os singles "3005" (nº 64 na Billboard Hot 100), "Crawl" e "Sweatpants". Em junho de 2014, Because The Internet valeu a Childish Gambino o seu primeiro disco de ouro nos EUA e o disco de prata no Reino Unido. Because the Internet foi indicado para Melhor Álbum Rap e "3005" para Melhor Perfomance Rap"na edição de 2015 do Grammy Awards.

Antes, em setembro de 2013, foi lançado um single de Jhené Aiko com Gambino, "Bed Peace". Em setembro de 2014, Aiko lançou o vídeo para a canção "The Pressure", que foi dirigido por Donald. No mês seguinte lançou dois projetos: a mixtape STN/MTN e o EP Kauai. A mixtape e o EP são considerados lados duais de um álbum conceitual, unidos por uma linha narrativa coesa.

Em setembro de 2016, Childish Gambino lançou o álbum "Awaken, My Love!". Este álbum se diferenciou dos anteriores por Childish Gambino cantar mais e rappar menos e, ao invés do hip hop, se moldar pelas sonoridades do soul psicodélico, do funk e do R&B. De "Awaken, My Love!", forma extraídos os singles "Me and Your Mama", "Redbone (que chegou ao nº 12 da Billboard Hot 100) e "Terrified". "Awaken, My Love!" foi bem recebido pela crítica e foi indicado para Álbum do Ano e Melhor Álbum de Música Urbana Contemporânea no Grammy de 2018. Já "Redbone" venceu na categoria de Melhor Performance R&B Tradicional, para além de ter sido indicada para as categorias de Gravação do Ano e Melhor Canção R&B. "Awaken, My Love!" se tornou disco de platina nos EUA, disco de ouro no Canadá e disco de prata no Reino Unido.

Em janeiro de 2018, Donald assinou com a RCA Records e em maio do mesmo ano lançou o seu tema de maior sucesso, "This Is America", o seu único nº 1 na Billboard Hot 100 até ao momento. A polémica canção, que conta com um videoclipe igualmente controverso, foi considerada a melhor canção de 2018 pelo The Guardian e pela rádio pública americana NPR. Em julho do mesmo ano, o artista lançou Summer Pack, um EP com duas faixas: "Summertime Magic" e "Feels Like Summer". Esta última é o primeiro single do quarto álbum de Gambino. No mês de setembro seguinte, Gambino disponibilizou duas canções que não tinham sido lançadas até aí, "Algorhythm" e "All Night", aos fãs que comprassem bilhetes para a sua digressão This Is America Tour (2018).

Childish Gambino participou também em faixas de Josh Osho, Flux Pavillion, Lion Babe, Selah Sue, Logic, Ariana Grande, J. Cole, Chance The Rapper, Rudimental, Riff Raff, N.A.S.A., entre outros artistas.

Vida pessoal[editar | editar código-fonte]

Glover possui um irmão mais novo, o roteirista e produtor Stephen Glover, que também já indicado para um prêmio Emmy do Primetime de melhor roteiro em série de comédia, por Atlanta.

Em janeiro de 2017, Glover anunciou que ele e a companheira, Michelle, haviam tido um filho em 2016. Em julho de 2017, Glover anunciou que o nome do filho era Legend. O segundo filho de Donald com Michelle nasceu em julho de 2018.

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Cinema[editar | editar código-fonte]

Ano Título Papel Notas
2009 Mystery Team Jason Rogers Também roteirista e produtor executivo
2011 The Muppets Executivo Júnior Participação especial
2013 The To Do List Derrick
Clapping for the Wrong Reasons O Garoto Curta-metragem; também roteirista e produtor executivo
2014 Alexander and the Terrible, Horrible, No Good, Very Bad Day Greg
2015 The Lazarus Effect Niko
Magic Mike XXL Andre
The Martian Rich Purnell
2017 Spider-Man: Homecoming Aaron Davis
2018 Solo: A Star Wars Story Lando Calrissian
2019 O Rei Leão Simba (voz)

Televisão[editar | editar código-fonte]

Ano Título Papel Notas
2005 Late Night with Conan O'Brien Criminoso Episódio: "22 de julho de 2005"
2006-2012 30 Rock Vários 4 episódios; também roteirista e editor executivo de história
2007 Human Giant Cara da Faculdade que Aparece na Webcam Episódio: "24 Hour Marathon"
2009-2014 Community Troy Barnes 89 episódios
2010 Robot Chicken Várias vozes Episódio: "Robot Chicken: Star Wars Episode III"
Comedy Central Presents Ele mesmo Especial de stand-up
2011 Woodie Awards Ele mesmo (apresentador) Especial de televisão
Regular Show Alpha-Dog (voz) Episódio: "Rap It Up"
Weirdo Ele mesmo Especial de stand-up
2012 The Playlist Vítima de Remix - Método Eclético Episódio: "Instruments of Destruction"
2013 Girls Sandy 2 episódios
Adventure Time Marshall Lee (voz) Episódio: "Bad Little Boy"
2015 Ultimate Spider-Man Miles Morales/Homem-Aranha (voz) 2 episódios
China, IL William "Transfer Billy" (voz) 4 episódios
2016 Atlanta Earnest "Earn" Mark Também criador, roteirista e produtor executivo

Referências