Donas de Casa Desesperadas (telessérie brasileira)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Se procura a série que originou a adaptação brasileira, veja Desperate Housewives.
Donas de Casa Desesperadas
Donas de Casa Desesperadas (telessérie brasileira)
Informação geral
Formato série
Gênero Comédia dramática
Duração 45 minutos
Criador(es) Marc Cherry
Marcelo Santiago (adaptação)
Baseado em Desperate Housewives, da ABC
Elenco
País de origem  Brasil
Idioma original português
Temporadas 1
Episódios 23
Produção
Diretor(es) Fábio Barreto
Produtor(es) Adrián Suar
Fernando Blanco
Narrador(es) Sônia Braga
Empresa(s) produtora(s) ABC Studios
Pol-ka Producciones
Localização Buenos Aires, Argentina
Arvoredo, Brasil
Exibição
Emissora original RedeTV!
Distribuição Disney–ABC Domestic Television
Formato de exibição 1080i (HDTV)
Transmissão original 15 de agosto de 200716 de janeiro de 2008
Cronologia
Programas relacionados Desperate Housewives
Ligações externas
Site oficial

Donas de Casa Deseperadas é uma série de televisão brasileira co-produzida pela ABC Studios e pela Pol-ka Producciones e, posteriormente, vendida inteiramente gravada para a RedeTV!, que exibiu entre 15 de agosto de 2007 e 16 de janeiro de 2008, em 23 episódios. É uma versão do seriado estadunidense Desperate Housewives, exibido entre 2004 e 2012 pela ABC e adaptada em sete países como uma franquia. Adaptada por Marcelo Santiago, com direção de Sebastián Pivotto, Martín Desalvo e Marcelo Santiago e direção geral de Fábio Barreto. Em 2017 a RedeTV! perdeu os direitos da série por falta de pagamento e o produto ficou em mãos da ABC, sem uma distribuidora no Brasil.[1]

Contou com Sônia Braga, Lucélia Santos, Tereza Seiblitz, Viétia Zangrandi, Isadora Ribeiro e Franciely Freduzeski nos papeis principais.

Produção[editar | editar código-fonte]

O seriado foi gravado em Buenos Aires, na Argentina.

Em 2006 a ABC investiu em uma versão argentina da série de televisão estadunidense Desperate Housewives, ganhadora de 6 prêmios Emmy e 2 Globos de Ouro.[2] Devido ao grande o sucesso da versão argentina, em 26 de fevereiro de 2007, a The Walt Disney Company anunciou que transformaria a série uma em franquia internacional com mais três versões: Brasil, Colômbia e Equador – as duas últimas acabaram se fundindo com elencos dos dois países.[3] Para isso, a ABC Studios fechou uma parceria com a empresa latina Pol-ka Producciones para produzir as versões brasileira e colombiana no mesmo local que estava sendo rodada a segunda temporada da argentina, um espaço de aproximadamente 45 mil metros quadrados montado no distrito de Pilar, Buenos Aires, no qual as três produções dividiam em dias diferentes.[4]

A própria ABC selecionou os atores brasileiros para a versão e mesclou com alguns atores argentinos que falavam português, contatando especialmente Sônia Braga, que era considerada uma estrela brasileira de status internacional pela carreira feita nos Estados Unidos desde a década de 1980.[5][4] Ao todo foi investido 50 milhões de dólares pela ABC na versão brasileira.[4] Após a gravação da temporada completa, a ABC começou a procurar uma emissora para comprar e exibir no Brasil, despertando o interesse do Grupo Globo para GNT ou Multishow, além de RecordTV e Band, mas decidindo vender para a RedeTV!, que já exibia a original Desperate Housewives e pagou 5 milhões de dólares.[4] A decisão foi amplamente criticada pela imprensa brasileira, que notou que a RedeTV! não traria a mesma visibilidade e status quanto suas concorrentes na disputa, tanto por ser uma emissora de baixa audiência, quanto pela ausência de dramaturgia nacional nela.[4]

Elenco[editar | editar código-fonte]

A personagem de Lucélia Santos (Suzana) equivale à personagem de Teri Hatcher na versão original da série (Susan). Assim como Elisa (Viétia Zangrandi) equivale a Bree (Marcia Cross), Lígia (Tereza Seiblitz) equivale a Lynette (Felicity Huffman) e Gabriela (Franciely Freduzeski) equivale a Gabrielle (Eva Longoria).

Enredo[editar | editar código-fonte]

No perfeito bairro de Arvoredo todos parecem felizes e realizados, vivendo uma vida de falsa perfeição, até que um dia Alice (Sônia Braga) decide tirar a própria vida com um tiro e deixa todo o local em choque. Porém suas cinco melhores amigas – Suzana (Lucélia Santos), Gabriela (Franciely Freduzeski), Lígia (Teresa Seiblitz), Elisa (Viétia Zangrandi) e Vera (Isadora Ribeiro) – não conseguem seguir em frente normalmente, relembrando constantemente onde erraram e não perceberam que ela estava prestes a chegar no limite. Narrando a história, Alice passa a mostrar o submundo de Arvoredo e mostrar todos os segredos sórdidos escondidos por seus habitantes debaixo do tapete.

Gabriela é uma mulher fogosa que compensa a ausência do marido Carlos (Alexandre Schumacher), sempre focado no trabalho, traindo-o com o jardineiro João (Iran Malfitano). Lígia foi uma brilhante executiva que largou a carreira para ser mãe, tendo quatro filhos na sequência com Thomas (Leon Góes) e vivendo uma vida amargurada tanto por não conseguir domar suas crianças rebeldes, quanto por não ter mais vida fora de casa. Rígida e perfeccionista com os filhos, Elisa tenta manter o ideal de perfeição de Arvoredo mesmo sabendo que o marido, Ricardo (Douglas Simon), tem um caso com Anabela (Débora Kalume). Vera é divorciada duas vezes e, por ser uma bela mulher, é detestada por todas as esposas do condomínio, que temem que ela seduza seus maridos.

Já Suzana é uma ilustradora divorciada que vive em pé-de-guerra com o novo vizinho, Miguel (André Di Mauro), por quem se sente apaixonada, mas renega por ser mais jovem. Ao descobrir alguns segredos do passado de Alice, ela decide investigar as verdadeiras razões que levaram-na a se suicidar, entrando em uma misteriosa teia de segredos que se intensifica quando o viúvo da amiga, Paulo (Paulo Reis), assassina a vizinha fofoqueira Marta (Vera Gimenez) por saber demais.

Episódios[editar | editar código-fonte]

Temporada Episódios Exibição original
Estreia de temporada Final de temporada
1 23 15 de agosto de 2007 16 de janeiro de 2008

Elenco[editar | editar código-fonte]

Ator/Atriz Personagem
Sônia Braga Alice Monteiro
Lucélia Santos Suzana Mayer
Teresa Seiblitz Lígia Salgado
Viétia Zangrandi Elisa Fernandes
Isadora Ribeiro Vera Marques
Franciely Freduzeski Gabriela Solis
André Di Mauro Miguel
Iran Malfitano João Dias
Alexandre Schumacher Carlos Solis
Leon Góes Thomas Salgado
Douglas Simon Ricardo Fernandes
Vera Gimenez Marta Ramos
Paulo Reis Paulo Monteiro
Débora Kalume Anabela
Julieta Calvo Júlia Mayer
Pedro Merlo Renê Monteiro
Esteban Lamarque André Fernandes
Débora Cuenca Fabiana Fernandes
Lúcio Leon Lúcio Salgado
Lucas Leon Lucas Salgado
Léo Leon Léo Salgado
Gabriela Leon Helena Salgado

Participações especiais[editar | editar código-fonte]

Ator/Atriz Personagem
Nacho Gadano Guilherme Mayer
Maria Roza Fugazot Alzira Solis
Patrícia Rozas Felícia Ramos

Personagens[editar | editar código-fonte]

  • Suzana Mayer: uma divorciada de quarenta e poucos anos que vive com Júlia, sua filha de 14 anos, e está a procura de um novo amor. Suzana é ilustradora de livros infantis e trabalha a maioria dos dias em casa, em Arvoredo. Ela e sua precoce filha contam tudo uma para outra e às vezes é difícil distinguir quem é a mãe e quem é a filha. O jeito desajeitado de ser de Suzana já a colocou em algumas enrascadas. E infelizmente todo o seu charme acabou atraindo problemas, incluindo seu misterioso vizinho Paulo Monteiro e a morte de sua amiga Alice.
  • Lígia Salgado: Ela já foi conhecida por sua brilhante carreira. No trabalho, conseguia executar qualquer tarefa, mas esses dias terminaram quando ela e seu marido, Thomas, decidiram ter filhos. Ela largou o mundo dos negócios e em seis anos teve quatro filhos (Helena, Lúcio, Lucas e Léo). Em pouco tempo ela ganhou a fama de mãe das crianças mais incontroláveis já conhecidas. Os seus esforços em educar suas crianças e dar conta dos afazeres domésticos acabaram deixando-a esgotada, fazendo com que Lígia precisasse da ajuda de suas amigas de Arvoredo. Sua mania de se meter na vida das pessoas, mesmo que pensando no bem delas, acaba trazendo ainda mais problemas.
  • Gabriela Solis: a mais jovem das donas de casa de Arvoredo, passou sua juventude lutando para sair de uma situação desesperadora para virar uma glamourosa modelo de passarela em Nova Iorque, aonde conheceu seu marido, Carlos. Ela deixou sua vida agitada e se casou, sabendo que ele seria capaz de dar tudo o que ela quisesse. Mas foi só após se mudar para o bairro que Gabriela percebeu que tinha desejado todas as coisas erradas. Como Carlos passava muitos dias em seu escritório, Gabriela logo ficou entendiada com sua nova vida e começou a ter um caso com seu belo jardineiro, João.
  • Elisa Fernandes: uma rígida e perfeccionista obsessiva dona-de-casa. Sua forte determinação e comportamento autoritário têm causado tensão em seu casamento e vida familiar. Ela se esforça para controlar seu filho rebelde, André, e luta para dar à sua filha, Fabiana, uma visão correta sobre a vida.
  • Vera Marques: Divorciada duas vezes, é a mulher mais falada de Arvoredo, mesmo com todo o seu charme ela não entende realmente o porquê. Muito esforçada e auto-suficiente, Vera sempre corre atrás do que quer, ela é mal compreendida pelas mulheres da vizinhança, que a vêem como uma ameaça constante.
  • Alice Monteiro: a narradora, uma dona-de-casa que se suicida no 1º episódio. Alice deixou para trás um quebra-cabeças que envolve o seu marido Paulo Monteiro, o seu filho Renê, e um misterioso baú de brinquedos. A série segue o mistério pelo qual Alice Monteiro tirou a sua própria vida.

Audiência[editar | editar código-fonte]

A estreia da série marcou 5,1 pontos com picos de 6,4, deixando a RedeTV! em terceiro lugar na audiência atrás apenas da Rede Globo e da RecordTV, sendo considerados números acima do esperado, que eram de 3 pontos.[6][7] Durante sua exibição, a série manteve uma média de 3 à 5 pontos.[8][9]

Referências

Fontes adicionais

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Séries da RedeTV!

Mano a Mano « anterior Donas de Casa Desesperadas seguinte » -