Donativo (Roma Antiga)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Donativum)
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde junho de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Donativo (em latim: Donativum; pl. donativa) era o nome dado às recompensas, em geral monetárias, dadas aos soldados das legiões romanas ou da guarda pretoriana pelos imperadores romanos, em ocasiões especiais.

O propósito dos donativos variavam: alguns expressavam gratidão por favores recebidos, e outros eram daos na expectativa de recebimento de favores. Donativos eram normalmente dados no início de cada novo reinado. Durante o século II e III, esta forma de suborno tornou-se parte crucial de qualquer governo em Roma. Tal era o caso com muitos dos imperadores-soldados de 235 a 248. A guarda pretoriana, íntima à pessoa do imperador, era a maior ameaça à segurança. As coortes estacionadas eram rápidas para cometer assassinato. O donativo então provia uma formidável maneira de comprar o apoio e a lealdade dos guardas.