Donaudampfschiffahrtselektrizitätenhauptbetriebswerkbauunterbeamtengesellschaft

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

A palavra composta Donaudampfschiffahrtselektrizitätenhauptbetriebswerkbauunterbeamtengesellschaft (pronúncia em alemão: [ˌdoːnaʊˈdampfʃɪffaːʁtsˌʔelɛktʁitsiˈtɛːtn̩ˈhaʊptbəˌtriːpsvɛʁkbaʊˈʔʊntɐbəˈʔamtn̩gəˌzɛlʃaft]; em português: Associação de funcionários subordinados do chefe de administração dos serviços elétricos de vapor de Danúbio) é um exemplo que demonstra o processo praticamente ilimitado de composição de substantivos, possível em muitas línguas germânicas. De acordo com a edição de 1996 do Guinness Book of World Records, é a mais longa palavra na língua alemã, contabilizando 79 letras.[1]

Foi supostamente uma suborganização do Donaudampfschifffahrtsgesellschaft no pré-guerra, em Viena, Áustria, associação responsável pelo transporte de passageiros e de carga na região do Danúbio. O DDSG ainda existe atualmente nos moldes de empresas privatizadas, subdividida em DDSG-Blue Danube Schifffahrt GmbH (transporte de passageiros) e a DDSG-Cargo GmbH (transporte de carga). A nível lexical, longas palavras compostas são utilizadas corriqueiramente na conversação em alemão, como é o caso desta e outras semelhantes morfologicamente: Donaudampfschiffskapitän, Donaudampfschiffahrtsgesellschaftskapitän e Rechtsschutzversicherungsgesellschaften.

A reforma ortográfica alemã de 1996 aboliu a regra de que palavras compostas com três consoantes na última sílaba, quando unidas apresentam apenas consoantes duplas. A reforma afeta, por exemplo, a construção morfossintática de Schiffahrt, adesão de Schiff ("navio") e Fahrt ("transporte"), que agora é escrito Schifffahrt (com três "f"s). A moderna ortografia usaria 80 letras, Donaudampfschifffahrtselektrizitätenhauptbetriebswerkbauunterbeamtengesellschaft. No entanto, como o composto é (supostamente) um nome histórico, a ortografia original garante 79 grafemas.

Donau dampf schiff fahrts elektrizitäten haupt betriebs werk bau unter beamten gesellschaft
Danúbio vapor navio transporte eletricidade cabeça operação trabalho construção sub funcionários associação

Referências

  1. «DDSG-Blue Danube». Consultado em 13 de novembro de 2017