Dongba

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde junho de 2019). Ajude a inserir referências. Conteúdo não verificável poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Escultura de madeira Dongba, na cidade de Shuhe,Yunnan
Papelaria Dongba na velha cidade de Lijiang.

O termo dongba (Naxi: ²dto¹mba, chinês: 东巴, pinyin: dōngbā, literalmente ‘Ba of the East’) refere-se a sacerdotes do povo Naxi da região sudoeste da China, que eram os mestres da cultura tradicional, literatura e escrita dongba.

Papel na sociedade[editar | editar código-fonte]

Os dongba são sacerdotes Bon. Têm um papel fulcral na cultura Nakhi e pregam a harmonia entre o homem e a natureza. Os costumes mostram a grande influência tibetana, e imagens de deuses Bon gods podem ser vistos consigo, bem como estandartes tibetanos e oferendas taoístas podem ser vistas nos rituais.

Uma completa e anotada tradução de livros Naxi Dongba (纳西东巴古籍译注全集), em 100 volumes, foi publicada.

[1][2]

Notas[editar | editar código-fonte]

  1. «翻译人亡技绝 文献变"天书":滇抢救少数民族古籍». dongnanyanet.com. Consultado em 27 de setembro de 2015. Arquivado do original em 25 de setembro de 2015 
  2. webmaster. «杨一奔委员:建议抢救性翻译《东巴经》 – 中国民族宗教网». mzb.com.cn. Consultado em 27 de setembro de 2015. Arquivado do original em 25 de setembro de 2015 

Ver ainda[editar | editar código-fonte]