Dongji (Festival do Solstício de Inverno)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Dongji (Kor. 동지), também conhecido como Ase (Kor. 아세), Jageun Seol (Kor. 작은 설), Nodongji (Kor. 노동지), Jungdongji (Kor. 중동지) ou Pequeno Ano Novo Lunar é um feriado tradicional coreano celebrado por volta do dia 22 de dezembro ou no 22° termo solar (de acordo com os calendários do Leste Asiatico, que são divididos em 24 termos solares). O dia com a noite mais longa marca o começo da ocasião e dura até o dia 5 de janeiro. Durante esse período, a temperatura cai para níveis negativos, levando a superfície dos lagos a ficarem cobertas com uma camada de gelo, dando a aparência de um campo seco antes de arar. Esse fenômeno é chamado de yonggari (Kor. 용갈이). Se o clima estiver quente durante o Dongji, é considerado um mau presságio indicando o surto de doenças. Um solstício de inverno com neve pesada significa uma ótima colheita. No dia 22, o Sol atravessa o Equador em direção ao Trópico de Capricórnio na latitude de 23.5° sul (longitude eclíptica 270°). Quando a data gregoriana coincide com o primeiro dia do décimo primeiro mês lunar, é conhecida como Aedongji (Kor. 애동지). Se ele ocorre no meio do décimo primeiro mês lunar, é referido como Jungdongji (Kor. 중동지). Finalmente, quando a data gregoriana do solstício de inverno está um dia atrasada no décimo primeiro mês lunar, é conhecido como Nodongji (Kor. 노동지).

Origem[editar | editar código-fonte]

O Dongji era considerado um dos feriados sazonais mais importantes junto do Ano Novo Lunar na Corte Real. Um banquete chamado Hoeryeyeon (Kor. 회례연) acontecia e contava com a presença do Príncipe da Coroa e a corte inteira. O rei despachava para a China o Dongjisa (Kor. 동지사), que contia presentes tributários para a corte imperial. Administradores locais mandavam cartas de parabenização para o rei. Além disso, nessa época do ano, o rei costumava presentear seus funcionários do governo dando-lhes calendários. Esse costume ainda é seguido hoje em dia, mas a diferença é que qualquer civil pode presentear seus amigos, familiares ou colegas. A noite longa e o clima frio do solstício de inverno eram associados ao acasalamento dos tigres, dando a esse termo solar outro apelido: Horangi Jangga Ganeun Nal (Kor. 호랑이 장가가는 날, lit. Dia do Casamento dos Tigres). O Dongji baseia-se na filosofia do yin e yang e também acontece na noite mais longa do ano - que é considerada a noite onde a energia negativa do yin está mais forte. Acredita-se que os espíritos carregam a energia negativa do yin  e que comidas vermelhas carregam a energia negativa do yang para banir a energia oposta. Então no dia do festival, uma das tradições mais proeminentes é consumir Patjuk (팔죽), um mingau de aparência vermelha, junto com a família[1] para proteger a si mesmo de espíritos e sua energia negativa. Comidas avermelhadas podem ser consumidas durante todo o ano por conta deste mito, mas pela energia yin estar muito forte durante o solstício de inverno, se tornou importante e com grande significado comê-las durante esse festival.

Patjuk[editar | editar código-fonte]

Patjuk, um prato fortemente relacionado ao festival Dongji

A preparação do Patjuk[1] durante o Dongji consiste-se em ferver o feijão até o mesmo adquirir uma consistência de mingau, o prato é finalizado com a adição do Saealsim (새알심) que significa literalmente “ovos de pássaro” (possui uma forma redonda e branca) que são pequenas bolas feitas de massa de arroz. Esses bolinhos de arroz significam uma “nova vida” e uma das tradições é que se deve comer o número de bolinhos que representam sua idade, simbolizando uma passagem para o ano novo. O mingau é servido quente, em contraste com a fria temperatura do solstício de inverno. O feijão vermelho é rico em vitaminas B, potássio, antocianinas, saponinas e fibra dietética que quando são combinados com os carboidratos do Saealsim tornam o mingau de feijão vermelho um alimento muito nutritivo para se consumir no inverno.

Além do fato de que este alimento protege aqueles que o comerem, a primeira tigela é colocada no altar como uma oferenda para os ancestrais e as outras tigelas são distribuídas pelos cômodos da casa para proteger os residentes. Há também o costume de borrifar um pouco da comida nas partes internas e externas do portão da casa. Esse ritual envolvendo o Patjuk para proteger os que vivem e honrar os que já faleceram se chama Dongji gosa (동지고사). Além de usar comidas vermelhas, um talismã chamado Dongjibujeok (동지부적) que é decorado com o caractere chinês para a palavra cobra para afastar os espíritos. O mingau vermelho também é usado para alcançar a boa sorte no ano novo ao ser enterrado no quintal da casa. Acredita-se que um deus chamado Teoju (터주) habita o altar da casa e por ser conhecido como o Deus Tutelar da Terra que cuida da paz na família e a segurança no terreno, uma tigela de mingau é oferecida a ele durante o Dongji gosa.

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

  • Acredita-se que o Patjuk se tornou uma comida fortemente relacionada com o festival Dongji devido a um antigo conto chinês, em que um homem chamado Gong Gong tinha um filho de má índole que faleceu no dia do solstício de inverno e se tornou um espírito amaldiçoado que propagava doenças. Para espantá-lo, era necessário utilizar o mingau avermelhado no qual ele temia.
    A vila Folclórica Coreana, cenário de diversos eventos do Dongji
  • Também existem registros históricos da Dinastia Joseon, que falam sobre Yeongjo (영조), o 21° rei dessa dinastia, ter distribuído o mingau de feijão vermelho para os idosos na rua após visitar o túmulo de sua falecida mãe, Sukbin Choi (숙빈 최씨), que morreu no dia do solstício de inverno.
O Museu Nacional Folclórico da Coreia, em Seul
  • Além do Patjuk, Bungeoppang (봉어빵) e Hoppang (호빵) são algumas das comidas que podem ser encontradas nos festivais do solstício de inverno.
  • Atualmente, os rituais se tornaram raros, mas o Patjuk ainda é popularmente servido no dia. Todos os anos, o Museu Nacional Folclórico da Coreia faz o ritual dongji gosa aberto ao público, junto de uma reza musical para o deus da terra chamada jisin bapji (지신밟기).
  • Em outros locais, como na Namsangol Hanok Village, acontece a exibição do espetáculo cheoyongmu (처용무), uma dança com máscaras para afastar espíritos malignos, a confecção de amuletos da sorte e a degustação de patjuk. A vila de Minsok, em Yongin, Gyeonggi-do – na área metropolitana de Seul -, também apresenta eventos nessa época do ano, sem agenda fixa.
  • A antiga cerimônia coreana chamada Jesa (제사) costumava acontecer durante o Dongji pelo fato de que o festival tem sua origem na honraria de seus ancestrais. A ocasião ainda é usada para reuniões familiares e para a celebração daqueles que faleceram mas como Jesa pode acontecer em outros momentos do ano, o festival atualmente é mais conhecido pelas comidas. Esse dia costumava ter a mesma importância que o Ano Novo Lunar. No passado, muitos coreanos consideravam-se um ano mais velhos após o Dongji e não no Ano Novo, como é de costume atualmente.

Referências[editar | editar código-fonte]

[2] [3] [4] [5] [6] [7] [8] [9] [10] [11] [12] [13] [14]

  1. https://en.wikipedia.org/wiki/Patjuk
  2. Celebration Day for the Winter Solstice, Dongji . Bukchon Traditional Culture Center. Retrieved July 27, 2021.
  3. A Warm and Sweet Winter Solstice. Retrieved July 27, 2021.
  4. 2019 동지 날짜는? 동지, 낮이 가장 짧고 밤이 가장 길어 - 아시아경제. Retrieved July 27, 2021.
  5. 세시풍속시리즈 10. 동지 - 부적. Retrieved July 27, 2021.
  6. Celebrating winter solstice the traditional Korean way Korea.net : The official website of the Republic of Korea. Retrieved July 30, 2021.
  7. Winter Solstice Sacrificial Rite - Headword - Korean Seasonal Customs - Encyclopedia of Korean Folk Culture. Retrieved July 30, 2021.
  8. Land Tutelary God - Headword - Korean Folk Beliefs - Encyclopedia of Korean Folk Culture. Retrieved July 30, 2021.
  9. Red Bean Porridge - Headword - Korean Folk Beliefs - Encyclopedia of Korean Folk Culture. Retrieved August 16, 2021.
  10. Winter Solstice - Headword - Korean Seasonal Customs - Encyclopedia of Korean Folk Culture. Retrieved August 16, 2021.
  11. Talisman - Headword - Korean Folk Beliefs - Encyclopedia of Korean Folk Culture. Retrieved August 16, 2021.
  12. Patjuk - Wikipedia. Retrieved August 16, 2021.
  13. 처용무 - 표제어 - 한국세시풍속사전 - 한국민속대백과사전. Retrieved August 16, 2021.
  14. Korean Folk Village - Wikipedia. Retrieved August 16, 2021.