Doom (filme)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde agosto de 2018). Ajude a inserir referências. Conteúdo não verificável poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Searchtool.svg
Esta página ou secção foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa. Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo. Pode encontrar ajuda no WikiProjeto Cinema.
Se existir um WikiProjeto mais adequado, por favor corrija esta predefinição. Este artigo está para revisão desde agosto de 2018.
Doom
Doom - Sobrevivência[1][2] (PRT)
Doom: A Porta do Inferno[3], ou
Doom - A Porta do Inferno[4]
 (BRA)
 República Checa
 Estados Unidos

2005 •  cor •  113 min 
Direção Andrzej Bartkowiak
Produção Lorenzo di Bonaventura
John Wells
Coprodução David Minkowski
Matthew Stillman
Produção executiva John D. Schofield
Roteiro Dave Callaham
Wesley Strick
Elenco Dwayne Johnson
Karl Urban
Rosamund Pike
Ben Daniels
Razaaq Adoti
Richard Brake
Al Weaver
Dexter Fletcher
Brian Steele
Deobia Oparei
Gênero filme de ficção científica
filme de terror
filme de ação
Música Clint Mansell
Cinematografia Tony Pierce-Roberts
Direção de arte Peter Francis
Dominic Masters
Efeitos especiais John Evans
Oliver Jarlett
John Kilshaw
Figurino Carlo Poggioli
Edição Derek Brechin
Companhia(s) produtora(s) John Wells Productions
Di Bonaventura Pictures
Doom Productions
Stillking Films
Babelsberg Film
Reaper Productions
Distant Planet Productions
Distribuição Estados Unidos Universal Pictures
Lançamento Grécia 20 de outubro de 2005
Estados UnidosCanadá 21 de outubro de 2005
Brasil 17 de fevereiro de 2006
Portugal 3 de novembro de 2005
Idioma língua inglesa
Orçamento US$ 70 milhões[5]
Receita US$ 55.987.321[6]
Site oficial
Página no IMDb (em inglês)

Doom é um filme tcheco-estadunidense[3][2] de 2005, dos gêneros ficção científica, terror e ação, dirigido por Andrzej Bartkowiak. É uma adaptação cinematográfica do jogo Doom.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

"Algo estranho aconteceu em uma estação espacial localizada em Marte. A tripulação local entrou em estado de quarentena nível cinco, antes da comunicação com a Terra ser bruscamente interrompida. Para investigar o caso é enviada uma equipe especialmente treinada para resolver problemas inesperados, que exijam que seus integrantes entrem em ação o mais rápido possível. Só que desta vez eles não tem a menor ideia de qual é o inimigo que precisam enfrentar."

A equipe do cientista Todd Carmack trabalhava na reprodução de um cromossomo sintético descoberto em fósseis no planeta vermelho. O cromossomo se chamava C-24 e conferia ao seres extintos de Marte uma capacidade física e metabolica 50 vezes maior do que em seres humanos normais. Porém, quando aplicado em um ser que possua algum instinto psicótico ou violento, o ser em questão sofre uma terrível mutação, transformando-o em um monstro assassino. Ao testarem o cromossomo em um assassino condenado a morte, este se torna no monstro que mata os cientistas daquela ala da estação. Um sinal de quarentena é emitido e o laboratório é trancado.

Imediatamente, um esquadrão de elite é destacado para lidar com a situação e investigar o caso. Acompanhados de uma cientista que trabalha para a UAC(Union Aerospace Corp), a proprietaria da estação espacial, eles adentram a ala em quarentena. Pouco a pouco, eles percebem o que está acontecendo, mas mesmo tendo ciência da situação, vários membros do esquadrão são mortos pelas criaturas.

Uma das criaturas consegue escapar pelo aparato de teletransporte que os levou da base militar localizada na Terra para Marte. Ao retornarem para a base terrestre, em perseguição a criatura, encontram a base parcialmente destruida. Um dos integrantes da equipe encontra uma sala com sobreviventes, e recebe a ordem de exterminá-los para evitar que não haja mais infecções. Recusando-se a obedecer seu superior, ele é abatido pelo mesmo. O homem em questão é Sarge, que após um ataque de uma horda de criaturas é infectado. Um outro membro da equipe é morto no combate, e outro gravemente ferido. Na tentativa de se abrigar em um local seguro, o membro restante e a cientista procuram refugio em uma sala. Ao perceber que o soldado está perdendo muito sangue e logo morreria se nada fosse feito, ela resolve aplicar nele uma dose do C-24, acreditando que ele não possua nenhum traço psicótico, o que levaria ele a apenas adquirir as habilidades sobre-humanas. O soldado desmaia.

Quando o soldado acorda, a cientista desapareceu. Porém todos os ferimentos do soldado se curaram. Ele resolve procurar pela cientista. No seu trajeto, ele elimina os monstros que encontra pelo caminho, até que se depara com Sarge. Após uma batalha desarmada, Reaper (o soldado bonzinho e herói do filme) consegue enviar Sarge Monstro de volta para a instalação em Marte, e logo após lança no teletransportador um poderosos dispositivo explosivo, que destrói a base em Marte e mata Sarge.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Recepção da crítica[editar | editar código-fonte]

Doom teve recepção geralmente desfavorável por parte da crítica especializada. Em base de 28 avaliações profissionais, alcançou uma pontuação de 34% no Metacritic. Por votos dos usuários do site, atinge uma nota de 6.1, usada para avaliar a recepção do público.[7]

Premiações[editar | editar código-fonte]

  • Indicado
Framboesa de Ouro
Categoria Pior Ator Dwayne Johnson
Portal A Wikipédia tem os portais:

Referências

  1. Doom - Sobrevivência no SapoMag (Portugal)
  2. a b Doom - Sobrevivência (em português) no CineCartaz (Portugal)
  3. a b Doom: A Porta do Inferno no CinePlayers (Brasil)
  4. Doom - A Porta do Inferno (em português) no AdoroCinema (Brasil)
  5. «Adoro Cinema» 
  6. «Doom (2005)» (em inglês). Box Office Mojo. Consultado em 27 de abril de 2013 
  7. «Doom» (em inglês). Metacritic. Consultado em 11 de agosto de 2014 
Ícone de esboço Este artigo sobre um filme é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.