Double Dragon 3: The Rosetta Stone

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Double Dragon 3: The Rosetta Stone
Desenvolvedora(s) East Technology
Publicadora(s) Technōs Japan
Projetista(s) K. Ichikawa
T. Irisawa
T. Chida
J. Hasepin
H. Nagoshi
U. Hoshino
Programador(es) N. Takioka
E. Ogura
Y. Katsumata
Compositor(es) Akira Inoue
Takaro Nozaki
Série Double Dragon
Plataforma(s) Arcade, Amstrad CPC, Amiga, Atari ST, Commodore 64, ZX Spectrum, DOS, Game Boy, Mega Drive/Genesis, iOS, Android
Lançamento Novembro de 1990
Género(s) Beat 'em up

Double Dragon 3: The Rosetta Stone (ダブルドラゴン3 ザ・ロゼッタストーン Daburu Doragon 3: Za Rozetta Sutōn?) é um jogo de vídeo game do gênero beat 'em up, produzido pela Technōs Japan originalmente lançado para arcade em 1990. É o terceiro jogo da série Double Dragon.

Jogabilidade[editar | editar código-fonte]

Double Dragon 3 pode ser jogado por dois ou três jogadores simultaneamente, da mesma forma que outro título da Technōs The Combatribes. Os dois primeiros jogadores controlam novamente os heróis Billy e Jimmy Lee, enquanto o terceiro jogador controla um novo personagem chamado Sonny (de roupa amarela). O controle consiste de um joystick de oito direções e três botões, mas o sistema de combate foi bastante alterado. O jogo eliminou os ataques com o direcional que existiam em Double Dragon II: The Revenge, retornando para o formato original de Double Dragon. Além disso golpes como cotovelada e puxão de cabelo foram substituídos. O jogador pode agora executar pressionando o direcional para a esquerda ou direita duas vezes e realizar movimentos com um segundo jogador como o furacão back-to-back.

No início de determinadas fases, os jogadores terão acesso a uma loja de itens, onde eles podem comprar "power-ups" como mais velocidade de ataque ou novas jogadas com dinheiro real (através da inserção de mais moedas ou fichas). A seleção de item varia entre as fases e cada um tem um custo.

O item, "Extra Guys", permite que o jogador controle um dos três novos personagens, além dos irmãos Lee. Quando o jogador atual morre, o novo vai substituí-lo. Estes novos lutadores são os Urquidez (campeões de MMA), os irmãos Chin (especialistas em tai chi) e os irmãos Ōyama (mestres de karate). Cada jogador pode ter até três lutadores na reserva.

A versão japonesa do Double Dragon 3 foi produzido depois que o jogo já fora distribuído na América do Norte e Europa e tem drásticas mudanças. Mais notavelmente, o item lojas foi retirado e agora os jogadores podem escolher qual personagem  controlam no início do jogo, o que permite iniciar o jogo como qualquer um dos três novos (Urquidez, Chin e Ōyama), além dos irmãos Lee. O golpe Chute Furacão requer mais precisão na versão japonesa. Uma vez que as armas não são adquiríveis, elas passam a ser encontradas no chão. O jogo também ficou mais fácil, com inimigos fazendo 1/3 a menos de dano do que nas versões estrangeiras.

Enredo[editar | editar código-fonte]

Ao voltar para casa depois de dois anos de treinamento, Billy e Jimmy Lee conhecem uma adivinha chamada Hiruko. A mulher diz que os irmãos Lee devem procurar as três Pedras de Roseta que foram espalhadas por todo o mundo.

O jogo começa nos Estados Unidos, onde os Lee têm de derrotar o resto dos Black Warriors dos jogos anteriores e partem para encontrar as pedras. Depois os heróis viajam para a China, Japão e Itália, onde cada uma das pedras estão sendo vigiadas pelos formidáveis lutadores de cada país (como espadachins no Japão e arqueiros na Itália). Uma vez que as três pedras são adquiridas, a jornada chega ao seu destino final no Egito, onde eles enfrentam todos os tipos de criaturas sobrenaturais e entram no túmulo da Cleópatra para descobrir o mistério que envolve as pedras.

Desenvolvimento[editar | editar código-fonte]

O jogo não foi desenvolvido internamente pela Technōs Japan, porque estavam ocupados trabalhando em outros projetos na época, tais como WWF Superstars e The Combatribes. Em vez deles, uma empresa chamada East Technology, cujo trabalho anterior foi o arcade de tiro Gigandes, de 1989, foi contratada para desenvolver o terceiro jogo da série, resultando em uma jogabilidade e estilo gráfico bem diferentes de seus antecessores. O jogo foi polêmico após seu lançamento, devido à adição de lojas onde os jogadores adquiriam "power-ups" através da inserção de dinheiro real no interior do gabinete, o que foi removido da edição japonesa depois de um feedback negativo dos testadores.[1]

Música[editar | editar código-fonte]

As músicas foram compostas por Akira Inoue e Takaro Nozaki, substituindo o compositor original, Kazunaka Yamane, que estava ocupado compondo para The Combatribes (Yamane mais tarde voltaria para Super Double Dragon). Inoue compôs a música de fundo para os EUA, Itália e Egito (incluindo os temas dos chefes), enquanto Nozaki trabalhou o resto. A trilha sonora foi lançada em 21 de junho de 1991 pela Pony Canyon no Japão como um conjunto de CDs. O álbum incluía também a trilha sonora do The Combatribes. A primeira metade do álbum (faixas 1 a 12) são do Double Dragon 3. O álbum não apresenta o tema da loja.

As versões de demonstração de Inoue mais tarde foram colocadas em seu canal do YouTube e também no canal da Niconico em 2014.[2]

Lançamento[editar | editar código-fonte]

Uma versão para o Nintendo Entertainment System , intitulado Double Dragon III: The Sacred Stones foi lançada em fevereiro de 1991, poucos meses depois da versão arcade. Esta versão não é uma cópia, mas, na verdade um projeto paralelo que foi desenvolvido simultaneamente com o arcade.[3] Embora o enredo das duas versões sejam semelhantes, os gráficos, a jogabilidade e  personagens de destaque na versão NES são muito diferentes em comparação com a versão arcade.

Double Dragon 3 teve versões lançadas para ZX Spectrum, Amstrad CPC, Commodore 64, Amiga e Atari ST , no final de 1991, seguidas de versões em 1992 para IBM PC, Genesis e Game Boy.[4]

Double Dragon 3 foi relançado em 2013 juntamente com os dois primeiros jogos de arcade em uma compilação intitulada Double Dragon Trilogy produzida pela DotEmu, para iOS, Android e Steam.

Referências

  1. «Sakekan interviews Yoshihisa Kishimoto (Part 1)» (em Japanese). Gamer.ne.jp. Consultado em 2 de janeiro de 2015 
  2. «イノウエアキラ's user page». niconico (em Japanese) 
  3. «Inside stories by Yoshihisa Kishimoto» (em Japanese). Star.ap.teacup.com. Consultado em 2 de janeiro de 2015 
  4. Double Dragon 3: The Arcade Game is a trademark of Technōs Japan Corporation. © 1990 Technōs Japan Corp.