Douglas Shearer

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Douglas Shearer
Nome completo Douglas G. Shearer
Nascimento 17 de novembro de 1899
Westmount, Quebec
Morte 5 de janeiro de 1971 (71 anos)
Culver City, Califórnia
Nacionalidade Canadá canadense
Ocupação Sonoplasta, diretor de som

Douglas G. Shearer (Westmount, Canadá, 17 de novembro de 1899 - Culver City, Califórnia, Estados Unidos, 5 de janeiro de 1971) foi um sonoplasta e diretor de som canadense que desempenhou um papel fundamental no avanço da tecnologia de som para o cinema.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Shearer nasceu em Montreal, Quebec, em uma proeminente família de classe alta, mas sua família passou por tempos difíceis após o negócio do seu pai falir, o que levou à separação de seus pais. Douglas ficou com o pai, em Montreal, enquanto suas duas irmãs mais novas, as atrizes Norma Shearer e Athole Shearer, mudaram-se para Nova Iorque com sua mãe.

Incapaz de pagar a universidade, Douglas Shearer abandonou os estudos, teve várias ocupações até que ele visitou suas irmãs, que haviam se mudado para Hollywood, Califórnia, no início de 1920. Ele decidiu permanecer lá, e conseguiu um emprego no MGM Studios, na época, sua irmã, Norma, estava sob contrato com a MGM, e Douglas passou a ter interesse na criação do som no cinema.[1] Esse interesse o levou a uma associação de quarenta anos com a indústria cinematográfica, na qual ele foi um importante inovador no desenvolvimento e aperfeiçoamento da tecnologia de som no cinema. Uma de suas muitas contribuições inclui o desenvolvimento de um sofisticado sistema de gravação que eliminou o indesejado ruído de fundo durante a gravação de som.[1] Durante sua longa carreira, Douglas Shearer foi nomeado 21 vezes para um Óscar, vencendo sete vezes por Efeitos especiais e Som. Ele é creditado como diretor de som da MGM em muitos filmes entre 1930 e 1953. Em 1955, foi nomeado diretor de pesquisa técnica da MGM e aposentou-se em 1968, ele havia vencido sete Academy Scientific and Technical Award.[1]

Douglas Shearer morreu em Culver City, Califórnia.

Em 2008 foi homenageado com uma estrela na Calçada da Fama do Canadá. [2]

Referências

  1. a b c Douglas Shearer - Writer - Films as sound Technician filmreference.com. Visitado em 2 de outubro de 2010.
  2. Canada's Walk of Fame celebrating Inductee Douglas Shearer canadaswalkoffame.com. Visitado em 2 de outubro de 2010.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.