Douglas X-3 Stiletto

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Under construction icon-yellow.svg
Este artigo carece de caixa informativa ou a usada não é a mais adequada. Foi sugerido que adicionasse esta.
Wiki letter w.svg
Por favor melhore este artigo, expandindo-o. Mais informação pode ser encontrada no artigo «Douglas X-3 Stiletto» na Wikipédia em inglês e também na página de discussão. (agosto de 2017)
O X-3 durante um voo.

O Douglas X-3 Stiletto foi uma aeronave protótipo dos anos 50 produzida nos Estados Unidos. Alimentada por um motor a jacto, tinha uma fuselagem esguia e um nariz comprido. Criada por Schuyler Kleinhans, Baily Oswald e Francis Clauser[1] e desenvolvida pela Douglas Aircraft Company[2], a sua missão primária consistia em investigar o design para velocidades supersónicas, que incluía o uso de titânio[3] na armação da aeronave e seus componentes. Estava assim previsto que atingisse uma velocidade de 3000 km/h[4] porém, sem o motor necessário para levar a aeronave a uma tal velocidade, o X-3 nunca passou a barreira do mach 1.

Embora a aeronave tenha sido considerada uma desilusão e apenas um exemplar tenha sido construído[5], a Lockheed usou os dados recolhidos pelo X-3 para os testes do Lockheed F-104 Starfighter, um caça que continha asas com um design semelhante e atingiu com sucesso a velocidade de mach 2.

Referências