Downton Abbey (filme)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Downton Abbey
Downton Abbey (filme)
Pôster original do filme
No Brasil Downton Abbey - O Filme
Em Portugal Downton Abbey
 Reino Unido  Estados Unidos
2019 •  cor •  122 min 
Gênero drama histórico
Direção Michael Engler
Produção Julian Fellowes
Gareth Neame
Liz Trubridge
Roteiro Julian Fellowes
Baseado em Downton Abbey, de Julian Fellowes
Elenco Hugh Bonneville
Jim Carter
Michelle Dockery
Elizabeth McGovern
Maggie Smith
Imelda Staunton
Penelope Wilton
Música John Lunn
Cinematografia Ben Smithard
Edição Mark Day
Companhia(s) produtora(s) Perfect World Pictures
Carnival Films[1]
Distribuição Focus Features
Lançamento Reino Unido 13 de setembro de 2019
Estados Unidos 20 de setembro de 2019
Idioma inglês
Orçamento US$ 13–20 milhões[2][3]
Receita US$ 190 954 135[4][5]
Cronologia
Downton Abbey: A New Era

Downton Abbey é um filme anglo-estadunidense de 2019, do gênero drama histórico, escrito por Julian Fellowes, criador e produtor executivo da série televisiva de mesmo nome,[6] e dirigido por Michael Engler. O filme continua o enredo da série, e conta com o retorno de grande parte do elenco original.[7] O filme é ambientado em 1927, e mostra uma visita oficial feita pelo Rei e pela Rainha da Inglaterra à casa da família Crawley, na zona rural do condado de Yorkshire, Inglaterra. Quando a equipe real desce até Downton, um assassino também chega, e tenta matar o monarca. A família e os empregados são confrontados com a comitiva real, incluindo com a dama de honra da Rainha, que houvera se desentendido com os Crawley, especialmente a Condessa Viúva, por uma questão de herança.

Gareth Neame e Fellowes começaram a planejar uma adaptação para o cinema em 2016, pouco depois do término da série. O filme foi oficialmente confirmado em julho de 2018, e as filmagens começaram no final daquele mês, durando até novembro. O filme foi lançado no Reino Unido em 13 de setembro de 2019, e nos Estados Unidos em 20 de setembro de 2019. Em geral, o filme recebeu críticas positivas dos críticos e já arrecadou 113 milhões de dólares em todo o mundo.

Enredo[editar | editar código-fonte]

O filme começa em 1927. Robert Crawley (Hugh Bonneville), Conde de Grantham, recebe uma carta do Palácio de Buckingham anunciando que o Rei Jorge (Simon Jones) e a Rainha Maria (Geraldine James) virão à Downton Abbey como parte de uma excursão real pelo país. Robert primeiro informa sua filha, Lady Mary Talbot (Michelle Dockery), e genro, Tom Branson (Allen Leech). Quando Violet Crawley (Maggie Smith), Condessa Viúva de Grantham, ouve a notícia, fica preocupada que a dama de companhia da Rainha Maria, Maud (Imelda Staunton ), Lady Bagshaw, também venha à Downton. Lady Bagshaw é prima-tia de Robert, e as duas famílias se desentenderam por causa de uma questão de herança.

Quando a equipe real chega, incluindo o Pajem Real da Equipe, a Camareira Real da Rainha, e Richard Ellis, o Camareiro Real do Rei, a equipe de Downton fica afrontada com sua arrogância. Lady Mary acredita que Thomas Barrow (Robert James-Collier), mordomo de Downton Abbey, ficará aquém da ocasião real. Ela pede que Carson (Jim Carter), o mordomo aposentado de Downton, retome temporariamente seus antigos deveres, chateando Barrow. Em um momento de rara sinceridade, Barrow protesta fortemente a Lord Grantham, que fica impressionado com a integridade de Barrow. Ele diz a Lady Mary que Barrow não será despedido. No andar de baixo, o encanador que chega para consertar a caldeira quebrada flerta com Daisy (Sophie McShera), perturbando seu noivo, o lacaio Andy Parker (Michael C. Fox).

Um homem, que diz se chamar Major Chetwode (Stephen Campbell Moore), chega ao vilarejo de Downton. Ele procura Tom, que suspeita que ele seja um detetive real envolvido com a segurança para a visita real. Lady Mary vê Tom e Major Chetwode deixando um pub juntos e os segue. Antes que o desfile real pelo vilarejo de Downton comece, Chetwode encontra o Rei em seu cavalo, aguardando a Artilharia Real. Quando ele aponta uma pistola para o Rei, Tom derruba-o no chão, desarmando-o. Chetwode é posteriormente preso. Enquanto isso, Tom conhece e desenvolve uma atração mútua com a empregada de Lady Bagshaw, Lucy Smith (Tuppence Middleton).

A casa fica completamente tomada pelos visitantes reais e sua comitiva. O Rei informa o marido de Edith (Laura Carmichael), Bertie Pelham (Harry Hadden-Paton), Marquês de Hexham, que ele deve acompanhar o Príncipe de Gales em uma turnê de três meses pela África. Edith fica feliz por Bertie, mas também chateada, pois está grávida e deve dar à luz bem na época em que Bertie partirá com o Príncipe. No jardim, Tom encontra uma mulher chorando. Sem saber que ela é a Princesa Maria (Kate Phillips), ele inicia uma conversa que a inspira a permanecer com seu intolerável marido por causa dos filhos. Enquanto isso, Anna (Joanne Froggatt), descobre que Miss Lawton tem roubado objetos de Downton Abbey. Ela concorda em não dizer nada, desde que Lawton devolva os itens e altere um vestido de baile para Lady Edith depois que a peça errada fora entregue a Downton.

No andar de baixo, Anna e John Bates têm um plano para retomar a casa e restaurar a honra de Downton. A equipe concorda, embora Sr. Carson tenha preocupações. Barrow e o Sr. Ellis implementam o plano, levando a maioria da equipe real a retornar a Londres. Os dois homens então vão a Iorque para tomar uma bebida. Enquanto espera o Sr. Ellis voltar de uma visita a seus pais, que moram em uma localidade próxima, Barrow conhece Chris Webster, que o convida a um clube. Webster leva Barrow a uma boate secreta, onde os clientes são principalmente homens dançando juntos. A polícia invade o clube, prendendo todo mundo. O Sr. Ellis descobre o que aconteceu e usa sua posição na Casa Real para libertar Barrow. Posteriormente, os dois confidenciam serem homossexuais, e Ellis, mais tarde, dá a Barrow um medalhão de prata como lembrança até que eles se encontrem novamente.

No jantar, o Rei fica impressionado com o cardápio e elogia as habilidades culinárias de seu chef. O Sr.Molesley (Kevin Doyle), rápido em defender Downton, responde que a Sra. Patmore (Lesley Nicol) preparou o jantar e que a equipe de Downton o está servindo. Todos ficam chocados com Molesley falando com o Rei sem permissão. Robert pede desculpas pela explosão de Molesley, mas a Rainha elogia a comida da Sra. Patmore e diz a Cora (Elizabeth McGovern) que eles estão acostumados a pessoas se comportando de forma estranha perto deles.

Violet está chateada que Maud tenha escolhido Lucy como sua herdeira e não Robert. No entanto, Isobel supõe corretamente que Lucy seja filha ilegítima de Maud, o que Maud confirma; ela nomeou Lucy como sua herdeira por amor. Violet é compreensiva quando informada dos fatos. Henry Talbot (Matthew Goode), marido de Lady Mary, chega em casa a tempo de acompanhar a família a Harewood. A Princesa Maria diz aos pais que Tom influenciou sua decisão de permanecer com seu marido. O Rei diz a Tom que tem mais de uma razão para agradecê-lo.

Lady Mary pergunta à avó sobre sua recente viagem a Londres. Violet revela que os exames médicos mostram que ela tem pouco tempo de vida. Violet tranquiliza Lady Mary de que o legado de Downton estará seguro em suas mãos. O Rei e a Rainha parabenizam Edith e Bertie pelo futuro filho e anunciam que Bertie não fará a turnê. Durante as festividades, Lucy entra no salão de festas para levar um lenço a Lady Maud, usando-o como desculpa para assistir à dança. Tom deseja que eles pudessem dançar juntos, então eles deixam o salão e dançam no terraço. De volta à Downton Abbey, o Sr. Carson e sua esposa, a Sra. Hughes, (Elsie Hughes Carson) discutem o futuro de Downton Abbey. Carson afirma que a propriedade permanecerá por mais cem anos com a família Crawley ainda vivendo nela.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Produção[editar | editar código-fonte]

Castelo de Highclere, local usado como a propriedade fictícia de Downton Abbey.

Desenvolvimento[editar | editar código-fonte]

A série de televisão original, Downton Abbey, terminou em março de 2016, após 52 episódios[8][9][10] com seu episódio final passando-se na véspera de Ano Novo de 1925.[11] Em abril de 2016, foi revelado que uma adaptação cinematográfica estava sendo pensada,[12] com Julian Fellowes trabalhando no esboço de um enredo.[13] Um roteiro foi distribuído aos membros do elenco original no início de 2017.[14][15]

Em 13 de julho de 2018, os produtores confirmaram que um filme de longa-metragem seria produzido,[16] com a produção começando em meados de 2018.[17][10] O roteiro foi escrito por Fellowes, com Brian Percival como provável diretor; os produtores incluem Fellowes, Gareth Neame e Liz Trubridge.[18] O filme será distribuído pela Focus Features e pela Universal Pictures International.[19]

No final de agosto de 2018, foi relatado que Percival havia deixado o cargo de diretor e que Michael Engler assumira o cargo. Percival, além de Nigel Marchant, viria a ser um produtor executivo.[20][21]

O enredo do filme é baseado em uma verdadeira viagem feita pela realeza britânica a Wentworth Woodhouse em 1912, a fim de demonstrar a importância da monarquia. A propriedade em si foi usada como parte dos locais de filmagem por causa das histórias relacionadas a essa história.[22]

Escolha do elenco[editar | editar código-fonte]

Foi confirmado que membros do elenco original, incluindo Hugh Bonneville, Elizabeth McGovern, Michelle Dockery, Laura Carmichael e Maggie Smith, retornariam em seus papéis originais da série,[18][23] com Joanne Froggatt confirmando sua participação em um anúncio separado.[24] A atriz Lily James, que interpretara Lady Rose MacClare, afirmou que não reprisaria seu papel no filme,[25][26] assim como fez Ed Speleers, que fazia o papel do lacaio James Kent.[27]

Um anúncio de agosto de 2018 indicou que os atores Imelda Staunton, Geraldine James, Tuppence Middleton, Simon Jones, David Haig, Kate Phillips e Stephen Campbell Moore também comporiam o elenco do filme.[21] Embora não apareçam no trailer, os produtores disseram à imprensa que Simon Jones e Geraldine James interpretam o Rei e a Rainha, respectivamente, enquanto David Haig apareceria como o mordomo do Rei.[28]

Em setembro de 2018, foi confirmado que Matthew Goode, que interpretara o marido de Lady Mary, Henry Talbot, na temporada final, apareceria apenas brevemente devido a outros compromissos,[29] enquanto Jim Carter, Brendan Coyle, Kevin Doyle, Harry Hadden-Paton, Rob James-Collier, Allen Leech, Phyllis Logan, Sophie McShera, Lesley Nicol e Penelope Wilton reviveriam seus respectivos papéis, com Max Brown se juntando ao elenco, em um novo papel não revelado.[30][31]

Figurinos[editar | editar código-fonte]

Os figurinos foram desenhados por Anna Mary Scott Robbins, trabalhando com John Bright, da companhia de figurinos COSPROP, em Londres, especializada em figurinos históricos, de época.[32] A empresa possui algumas roupas originais da Rainha Maria, que foram estudadas para obter detalhes da construção.[32] O traje da Rainha Maria, feito por Geraldine James, foi construído usando material de um dos vestidos originais da Rainha.[32] Para a cena do baile, Michelle Dockery e Elizabeth McGovern usaram vestidos vintage aos quais foram adicionados outros trabalhos e enfeites. O vestido de gala francês com miçangas de Dockery teve que ter todas as miçangas medidas à mão até o chão. Enquanto Michelle Dockery usa cristais Swarovski em sua tiara, a personagem de Dama Maggie Smith, a Condessa Viúva, está usando uma tiara de platina do século XIX, com 16,5 quilates de diamantes reais da Bentley & Skinner de Piccadilly,[32] joalheiros por nomeação Real.[33] O vestido de baile de Smith foi encontrado em uma loja vintage em Paris, e tingido de turquesa à lilás.[32]

Filmagens[editar | editar código-fonte]

A fotografia principal começou em Londres no final de agosto de 2018.[34][21] Em 20 de setembro, algumas filmagens estavam em andamento no Castelo de Highclere, Hampshire, Inglaterra, o qual havia sido o principal local de gravação da série de televisão.[35][36] Também em setembro, filmagens estavam em andamento em Lacock, Wiltshire, na Inglaterra, com Dame Maggie Smith, Hugh Bonneville, Elizabeth McGovern e Michelle Dockery, bem como dois novos membros do elenco, Imelda Staunton (esposa de Jim Carter) e Geraldine James; as cenas filmadas em Lacock incluíram uma celebração com cavalos da Artilharia Real Britânica.[37] As filmagens foram concluídas em novembro de 2018.[38]

Trilha sonora[editar | editar código-fonte]

Downton Abbey: Original Motion Picture Soundtrack
Downton Abbey (filme)
Trilha sonora de John Lunn
Lançamento 13 de setembro de 2019 (2019-09-13)
Gravação 2019
Duração 53:07
Formato(s)
Gravadora(s)
Produção John Lunn

Downton Abbey: Original Motion Picture Soundtrack é o álbum da trilha sonora do filme de mesmo nome, lançado em 13 de setembro de 2019, em CD, download digital e LP, pela Decca Gold, Decca Records e Universal Music Canada.

A trilha foi composta por John Lunn, conduzida e orquestrada por Alastair King, editada por Mark Willsher, e executada pela Orquestra de Câmara de Londres, com música adicional composta por Chris Egan e preparada por Tristan Noon, enquanto a música para o trailer do filme foi composta por David James Rosen.

Todas as músicas compostas por John Lunn.

N.º Título Duração
1. "A Royal Command"   4:49
2. "Pillar of the Establishment"   1:48
3. "Gleam and Sparkle"   2:48
4. "God Is a Monarchist"   3:02
5. "Two Households"   5:00
6. "Incident at a Parade"   2:57
7. "Sabotage"   3:33
8. "Maud"   1:28
9. "Honour Restored"   2:39
10. "Never Seen Anything Like It"   2:27
11. "Not Entirely a Bad Night"   2:59
12. "May I?"   3:08
13. "Taking Leave"   2:26
14. "Resolution"   2:15
15. "You Are the Best of Me"   2:44
16. "Sunset Waltz"   3:51
17. "One Hundred Years of Downton"   5:13
Duração total:
53:07

Lançamento[editar | editar código-fonte]

Um livro e guia complementar para o longa-metragem foi disponibilizado para pré-venda em agosto de 2019, a ser lançados em 17 de setembro,[39] o qual apresenta uma visão dos bastidores da produção do filme.[40][41] O filme foi lançado na Austrália em 12 de setembro de 2019, no Reino Unido em 13 de setembro de 2019, e nos Estados Unidos em 20 de setembro de 2019,[42] tendo estreado na Leicester Square, em Londres, Inglaterra, em 9 de setembro de 2019.[43]

Recepção[editar | editar código-fonte]

Bilheteria[editar | editar código-fonte]

Até 22 de setembro de 2019, Downton Abbey havia faturado 64,1 milhões de dólares nos Estados Unidos e Canadá, e 49,3 milhões de dólares em outros territórios, totalizando um faturamento mundial de 113,4 milhões de dólares.[4]

Várias semanas antes de seu lançamento nos Estados Unidos, a Fandango anunciou que as vendas antecipadas de ingressos do primeiro dia de Downton Abbey estavam à frente de todos os outros dramas adultos de 2019, incluindo Once Upon a Time in Hollywood (estreia de 41,1 milhões de dólares em julho).[44][45] Uma semana antes de seu lançamento, o filme realizou exibições antecipadas, onde faturou 2,2 milhões de dólares.[46] No geral, foi originalmente projetado que ele arrecadaria 16–25 milhões de dólares de 3076 cinemas em seu fim de semana de estreia.[2] Após faturar 13,8 milhões de dólares em seu primeiro dia, incluindo 2,1 milhões nas pré-estreias de quinta à noite, as estimativas foram aumentadas para 31 milhões de dólares. O filme estreou com um faturamento de 31 milhões de dólares, liderando as bilheterias e tornando-se a maior estreia na história da Focus Features.[3] O filme faturou 14,5 milhões de dólares em seu segundo final de semana, ficando em segundo lugar nas bilheterias, atrás do estreante Abominable.[47]

Crítica[editar | editar código-fonte]

No agregador de críticas Rotten Tomatoes, o filme possui uma taxa de aprovação de 85%, com base em 169 críticas, com uma pontuação média de 6,83/10. O consenso dos críticos do site diz: "Downton Abbey destila muitos dos ingredientes que tornaram o programa um favorito duradouro, recebendo de volta os fãs para uma recepção adequadamente resplandente".[48] O Metacritic, que usa uma média ponderada, atribuiu ao filme uma pontuação de 64 de 100, com base em 38 críticos, indicando "no geral, críticas favoráveis".[49] O público consultado pela CinemaScore, uma empresa de pesquisa cinematográfica, atribuiu ao filme uma nota média de "A" numa escala de A+ a F, enquanto os consultados pela PostTrak atribuíram uma média de 4,5 de 5 estrelas e 72% de "com certeza recomendaria".[3]

June Thomas, escrevendo para a revista eletrônica Slate, elogiou o filme, escrevendo: "O enredo do filme Downton Abbey é brilhante, não tanto porque ser surpreendente, mas porque permite que todos os membros do elenco façam o que esperamos deles".[50] Em uma reação mais morna, Peter Bradshaw, escrevendo para o The Guardian, disse: "O filme Downton Abbey não é tão espetacularmente repleto de estrelas quanto Gosford Park, mas tem sua parcela de talentos de primeira categoria: Maggie Smith, claro, como a Condessa Viúva de Grantham, Hugh Bonneville como Lorde Grantham (distraidamente acariciando sua retriever no café da manhã) - há também Imelda Staunton em um novo papel e Jim Carter como o ex-mordomo de largas sobrancelhas Sr. Carson. Todos são muito subutilizados".[51]

Cultura popular[editar | editar código-fonte]

O elenco e a equipe foram incluídos em um pequeno segmento de entrevista na televisão pública PBS, em 20 de setembro de 2019, em reconhecimento à influência que o filme e a série tiveram na cultura popular americana. [52]

Sequência[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Downton Abbey 2

Após o lançamento do filme, o criador Julian Fellowes e o elenco declararam que já tinham ideias para fazer uma sequência.[53]

Em 19 de abril de 2021, foi anunciado que a sequência, intitulada Downton Abbey 2, já estava em produção, contando com o retorno de todo o elenco original, além dos recém-chegados Hugh Dancy, Laura Haddock, Nathalie Baye, e Dominic West. Engler não retornará como diretor, com Simon Curtis substituindo-o. O filme será lançado em 22 de dezembro de 2021.[54]

Referências

  1. Stewart Clarke (13 de julho de 2018). «'Downton Abbey' Movie Officially a Go With Series Cast Returning». Variety (em inglês). Variety Media, LLC. Consultado em 23 de junho de 2019 
  2. a b Jeremy Fuster (17 de setembro de 2019). «'Ad Astra,' 'Downton Abbey' and 'Rambo' to Bring Box Office Back to Full Speed». TheWrap (em inglês). The Wrap News Inc. Consultado em 21 de setembro de 2019 
  3. a b c Anthony D'Alessandro (21 de setembro de 2019). «'Downton Abbey' $31M+ Opening Reps Record For Focus Features – Saturday Update». Deadline Hollywood (em inglês). Penske Media Corporation. Consultado em 21 de setembro de 2019 
  4. a b «Downton Abbey (2019)». Box Office Mojo (em inglês). IMDb. Consultado em 21 de setembro de 2019 
  5. «Downton Abbey (2019)». The Numbers (em inglês). Bruce Nash / Nash Information Services, LLC[. Consultado em 21 de setembro de 2019 
  6. «Julian Fellowes - Credits». TV Guide (em inglês). NTVB Media. Consultado em 21 de setembro de 2019 
  7. Huw Fullerton (23 de dezembro de 2018). «Downton Abbey bosses reveal why they didn't bring back Lily James for the movie». Radio Times (em inglês). Immediate Media Company. Consultado em 21 de setembro de 2019 
  8. Douglas L. Howard; David Bianculli (2018). Television Finales: From Howdy Doody to Girls (em inglês) ilustrada ed. E.U.A.: Syracuse University Press. p. 105-110. ISBN 9780815654476 
  9. Debra Birnbaum (16 de março de 2016). «'Downton Abbey' Series Finale: The End of an Era (SPOILERS)». Variety (em inglês). Variety Media, LLC. Consultado em 21 de setembro de 2019 
  10. a b Cecilia Rodriguez (15 de julho de 2018). «Downton Abbey Is Returning, With The Original Cast, To The Movies». Forbes (em inglês). Forbes Media, LLC. Consultado em 23 de junho de 2019 
  11. Adam Smith (26 de abril de 2019). «Coming Soon Adam Smith introduces some upcoming key releases.». Picturehouse Cinemas (em inglês). Picturehouse Cinemas Ltd. Consultado em 21 de setembro de 2019 
  12. Elizabeth Grice (10 de abril de 2016). «Downton creator Julian Fellowes: 'Why the personal attacks hurt so much'». The Daily Telegraph (em inglês). Telegraph Media Group. Consultado em 23 de junho de 2019 
  13. «Julian Fellowes: I'm plotting Downton Abbey film». BBC News (em inglês). BBC. 14 de abril de 2016. Consultado em 23 de junho de 2019 
  14. «Downton Abbey movie 'could be filmed this year'». BBC News (em inglês). BBC. 20 de março de 2017. Consultado em 23 de junho de 2019 
  15. Eleanor Bley Griffiths (12 de agosto de 2018). «Downton Abbey's Phyllis Logan reveals production on the movie begins "any minute now"». Radio Times (em inglês). Immediate Media Company. Consultado em 23 de junho de 2019 
  16. «Downton Abbey film (finally) confirmed». BBC News (em inglês). BBC. 13 de julho de 2018. Consultado em 23 de junho de 2019 
  17. Catherine Shoard (13 de julho de 2018). «Downton Abbey film confirmed to shoot this summer with series cast returning». The Guardian (em inglês). Guardian Media Group. Consultado em 23 de junho de 2019 
  18. a b Yohana Desta (13 de julho de 2018). «It's Happening: Downton Abbey's Original Cast Is Reuniting for a Movie». Vanity Fair (em inglês). Variety Media, LLC. Consultado em 23 de junho de 2019 
  19. Amanda Svachula (13 de julho de 2018). «'Downton Abbey' Movie Is on the Way». The New York Times (em inglês). The New York Times Company. Consultado em 23 de junho de 2019 
  20. Adam Chitwood (31 de agosto de 2018). «'Downton Abbey' Movie Due to Begin Filming as Cast Grows, Director Replaced». Collider (em inglês). Consultado em 23 de junho de 2019 
  21. a b c Dave McNary (30 de agosto de 2018). «Imelda Staunton, Geraldine James Join 'Downton Abbey' Movie». Variety (em inglês). Variety Media, LLC. Consultado em 23 de junho de 2019 
  22. Jasmine Ting (16 de setembro de 2019). «When Does The 'Downton Abbey' Movie Take Place? It's A New Era For The Household». Bustle (em inglês). Bustle Digital Group. Consultado em 21 de setembro de 2019 
  23. Ale Russian (16 de julho de 2018). «Maggie Smith, 83, to Return for Downton Abbey Big Screen Movie Alongside TV Show's Main Cast». People (em inglês). Meredith Corporation. Consultado em 23 de junho de 2019 
  24. «A 'Downton Abbey' Movie Is Coming and Joanne Froggatt and Michelle Dockery Are Beyond Excited About It». Access (em inglês). KNBC. 13 de julho de 2018. Consultado em 23 de junho de 2019 
  25. Dan Wakeford, Natalie Stone (18 de julho de 2018). «Lily James Reveals Why There's 'No Space' for Her in Downton Abbey Movie». People (em inglês). Meredith Corporation. Consultado em 23 de junho de 2019 
  26. Corrine Corrodus (16 de julho de 2018). «Lily James will not be returning for the Downton Abbey movie». The Daily Telegraph (em inglês). Telegraph Media Group. Consultado em 23 de junho de 2019 
  27. Megan Davies (11 de novembro de 2018). «Downton Abbey star Ed Speleers won't be returning for the film». Digital Spy (em inglês). Hearst Magazines UK. Consultado em 23 de junho de 2019 
  28. Hermeen Shahid (24 de maio de 2019). «'Downton Abbey' is back with an all-new movie trailer». Journal Post (em inglês). Consultado em 23 de junho de 2019 
  29. Eleanor Bley Griffiths (3 de setembro de 2018). «Matthew Goode confirmed for Downton Abbey movie – but he says he will only be "popping in at the end"». Radio Times (em inglês). Immediate Media Company. Consultado em 23 de junho de 2019 
  30. Anthony D'Alessandro (19 de setembro de 2018). «'Downton Abbey' Movie Sets Fall 2019 Opening». Deadline Hollywood (em inglês). Penske Media Corporation. Consultado em 23 de junho de 2019 
  31. Anthony D'Alessandro (27 de setembro de 2018). «'Downton Abbey' Movie Adds 'The Royals' Max Brown». Deadline Hollywood (em inglês). Penske Media Corporation. Consultado em 23 de junho de 2019 
  32. a b c d e Rosy Cordero (13 de setembro de 2019). «Diamonds! Vintage gowns! Inside the Downton Abbey movie costumes fit for a queen». Entertainment Weekly (em inglês). Meredith Corporation. Consultado em 21 de setembro de 2019 
  33. «Welcome to Bentley & Skinner». Bentley & Skinner (em inglês). Bond Street Jewellers Ltd. Consultado em 21 de setembro de 2019 
  34. Sarah El-Mahmou (1 de setembro de 2018). «The Downton Abbey Movie Has Officially Started Filming». Cinemablend (em inglês). Gateway Blend. Consultado em 23 de junho de 2019 
  35. Roxy Simons (20 de setembro de 2018). «Downton Abbey movie: FIRST images of the lavish country set are unveiled as filming on the eagerly anticipated film gets underway at Highclere Castle». MSN Entertainment (em inglês). MSN. Consultado em 23 de junho de 2019 
  36. «Downton Abbey Movie Confirmed». Castelo de Highclere (em inglês). 5 de agosto de 2018. Consultado em 23 de junho de 2019 
  37. Joanne Moore (1 de outubro de 2018). «Lacock transformed for Downton movie filming». Gazette and Herald (em inglês). Newsquest Media Group. Consultado em 23 de junho de 2019 
  38. Steve 'Frosty' Weintraub (8 de novembro de 2018). «Allen Leech on Making 'Bohemian Rhapsody' and the 'Downton Abbey' Movie». Collider (em inglês). Consultado em 23 de junho de 2019 
  39. «New book reveals behind the scenes secrets of the 'Downton Abbey' movie». British Period Dramas (em inglês). 14 de agosto de 2019. Consultado em 21 de setembro de 2019 
  40. Caroline Hallemann (20 de junho de 2019). «A Downton Abbey Movie Companion Book Will Offer a Behind-the-Scenes Look at the Film». Town & Country (em inglês). Hearst Corporation. Consultado em 21 de setembro de 2019 
  41. George Simpson (9 de setembro de 2019). «Downton Abbey movie: Cast's HUGE scene problem exposed in behind-the-scenes revelation». Daily Express (em inglês). Reach plc. Consultado em 21 de setembro de 2019 
  42. Megan Sutton (13 de setembro de 2019). «Everything you need to know about the Downton Abbey movie». Good Housekeeping (em inglês). Hearst Corporation. Consultado em 21 de setembro de 2019 
  43. Matthew Robinson (9 de setembro de 2019). «'Downton Abbey' stars arrive for world premiere of movie spin-off». CNN (em inglês). WarnerMedia. Consultado em 21 de setembro de 2019 
  44. Anthony D'Alessandro (21 de agosto de 2019). «'Downton Abbey' First Day Fandango Presales Bigger Than 'Mamma Mia! Here We Go Again'». Deadline Hollywood (em inglês). Penske Media Corporation. Consultado em 22 de setembro de 2019 
  45. Chris Kornelis (15 de setembro de 2019). «Writer Julian Fellowes Prepares 'Downton Abbey' for the Big Screen». The Wall Street Journal (em inglês). Dow Jones & Company. Consultado em 22 de setembro de 2019 
  46. Anthony D'Alessandro (18 de setembro de 2019). «Will The 'Downton Abbey' Gang Take Out 'Rambo'? – Weekend Box Office Preview». Deadline Hollywood (em inglês). Penske Media Corporation. Consultado em 22 de setembro de 2019 
  47. Anthony D'Alessandro (29 de setembro de 2019). «DreamWorks Animation & Pearl Studio's 'Abominable' Bigfoots B.O. With Near-$21M Opening Weekend». Deadline Hollywood (em inglês). Penske Media Corporation. Consultado em 4 de outubro de 2019 
  48. «Downton Abbey (2019)». Rotten Tomatoes (em inglês). Fandango. Consultado em 22 de setembro de 2019 
  49. «Downton Abbey (2019)». Metacritic (em inglês). CBS Interactive. Consultado em 22 de setembro de 2019 
  50. June Thomas (9 de setembro de 2019). «Downton Abbey: the Movie - The review». Slate (em inglês). The Slate Group. Consultado em 22 de setembro de 2019 
  51. Peter Bradshaw (10 de setembro de 2019). «Downton Abbey review – ridiculous, vanilla-flavoured fun». The Guardian (em inglês). Guardian Media Group. Consultado em 22 de setembro de 2019 
  52. Judy Woodruff (20 de setembro de 2019). «How 'Downton Abbey' film brings beloved characters back together». PBS (em inglês). Consultado em 22 de setembro de 2019 
  53. Maureen Lee Lenker (24 de setembro de 2019). «Downton Abbey team says they already have ideas for a potential sequel». Entertainment Weekly (em inglês). Meredith Corporation. Consultado em 29 de setembro de 2019 
  54. Andreas Wiseman (19 de abril de 2021). «'Downton Abbey 2' Sets Release Date As Production Gets Underway With Original Cast Back & Dominic West Among New Additions». Deadline Hollywood (em inglês). Penske Media Corporation. Consultado em 26 de abril de 2021 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]