Dr. Mabuse, der Spieler

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Dr. Mabuse, der Spieler
Dr. Mabuse, o Jogador (PT/BR)
 Alemanha
1922 •  p&b •  270 min 
Direção Fritz Lang
Produção Erich Pommer
Roteiro Thea von Harbou
Fritz Lang
Norbert Jacques
Elenco Rudolf Klein-Rogge
Aud Egede-Nissen
Gertrude Welcker
Alfred Abel
Bernhard Goetzke
Gênero Policial
Cinematografia Carl Hoffmann
Companhia(s) produtora(s) UFA
Lançamento 26 de maio de 1933 (Alemanha)
Idioma Alemão (intertítulos)
Cronologia
O Testamento do Dr. Mabuse (1933)
Página no IMDb (em inglês)

Dr. Mabuse, der Spieler (em português: Dr. Mabuse, o Jogador) é um filme policial alemão de 1922 dirigido por Fritz Lang. Trata-se do primeiro filme baseado no personagem Dr. Mabuse, criado pelo escritor luxemburguês Norbert Jacques. É um filme mudo, filmado em 16 quadros por segundo. Seria sucedido por O Testamento do Dr. Mabuse (1933) e Os Mil Olhos do Dr. Mabuse (1960).

O filme tem cerca de quatro horas e é dividido em duas partes, intituladas Der große Spieler: Ein Bild der Zeit (O Grande Jogador: Uma Imagem do Tempo) e Inferno: Ein Spiel von Menschen unserer Zeit (Inferno: Um Jogo para as Pessoas de Nosso Tempo). O título do filme é ambíguo. Der Spieler significa "o jogador" em alemão, mas também pode ser traduzido como "o apostador", "o ator" ou "o marionetista". O personagem-título, que dissimula, brinca com as emoções e engana as pessoas, é provavelmente tudo isso de alguma forma.

O filme foi incluído no livro 1001 Filmes para Ver antes de Morrer, sendo o primeiro de cinco filmes de Lang a ser incluído na compilação.[1]

Elenco[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Schneider, Stephen Jay (April 10, 2010). 1001 Movies You Must See Before You Die. Octopus Publishing Group, London. p. 37. ISBN 9781844036905. Consultado em 23 de setembro de 2012  Verifique data em: |date= (ajuda)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]