Dragunov

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Broom icon.svg
As referências deste artigo necessitam de formatação (desde junho de 2015). Por favor, utilize fontes apropriadas contendo referência ao título, autor, data e fonte de publicação do trabalho para que o artigo permaneça verificável no futuro.
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde Dezembro de 2008). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Dragunov
SVD Dragunov.jpg

SVD Dragunov
Tipo fuzil semi-automático
Local de origem União Soviética
Histórico de produção
Criador Evgeny Dragunov
Data de criação 1963
Período de
produção
1964 até hoje
Especificações
Peso 4.31kg vazia com mira optica acoplada[1]
Comprimento 1225 mm
Comprimento 
do cano
620 mm
Calibre 7,62 x 54R
Ação a gás
Cadência de tiro Semi-automática
Alcance efetivo 800m alcançe efetivo

1.200 alcançe max. sem luneta 1.300 alcançe max. com luneta

Sistema de suprimento carregador destacavel com 10 cartuchos
Mira luneta PSO-1 e mira de ferro ajustável
Um militar americano testando um Dragunov.

Dragunov ou rifle SVD (do russo: Снайперская винтовка Драгунова, Snayperskaya Vintovka Dragunova) é um fuzil semi-automático para atiradores de elite produzido na antiga União Soviética e desenvolvido por Evgeny Dragunov.

É uma arma importante para os atiradores do antigo "Bloco Comunista". Sendo hoje em dia fabricado principalmente na Rússia e China e exportado para dezenas de países, como a Venezuela, que recentemente (08/2007) anunciou a compra de cinco mil destes fuzis.[2] Projetado por E. F. Dragunov, utiliza o sistema semi-automático e munição 7,62 x 54R (a mesma do antigo fuzil Mosin-Nagant). Pesa cerca de 4,80 kg municiado e tem 1,22 m de comprimento. Seu sistema de disparo é semelhante ao da série AK. No bloco ocidental existem fuzis de desempenho superior como o PSG1 e fuzis customizados para forças especiais ou policiais.

Histórico[editar | editar código-fonte]

O Dragunov SVD não foi concebido como um rifle de sniper tradicional, no significado tradicional do termo, de fato sua função principal é aumentar o alcance de combate dos grupos de combate(em inglês squad) para cerca de 600 metros e prestar apoio de fogo de precisão. O SVD é um rifle leve e muito preciso para um rifle semi-automático. O primeiro pedido para um novo fuzil sniper foi emitido em 1958. Em 1963 o SVD, acrônimo de Snaiperskaya Vintovka Dragunova ou Rifle Sniper Dragunov, foi aceito pelos militares soviéticos. Ele pode usar qualquer cartucho do tipo 7,62x54R, mas um cartucho com núcleo de aço foi feito especialmente para ele, sendo que cada grupo de combate de infantaria do exército vermelho possui um homem equipado com essa arma.

Ficha técnica[editar | editar código-fonte]

O SVD é extremamente confiável em todas as condições, tem uma mira de ferro como backup das miras ópticas assim como um encaixe para baioneta no padrão da AK-47 (kalashnikov).

A ultima modernização incorpora um guarda-mato em polímero, alem disso há uma versão com coronha rebatível e cano reduzido (590mm)para as tropas aerotransportadas a mais um focinho freio instalado.

O Dragunov é operado a gás e funciona somente em modo semi-automático. O fuzil usa um pistão com recuo curto, possui um regulador de gases com duas posições, O ferrolho se tranca por rotação com 3 ressaltos de trancamento e o transportador do ferrolho é usinado a partir de um bloco de aço. A aparência do SVD é muito similar aos fuzis kalashnikov’s, contudo o design interno é um pouco diferente, em especial o gatilho, pois não há posição para fogo automático.

Versões[editar | editar código-fonte]

Copias desse fuzil foram e ainda são produzidas pelo mundo, fuzis que usam o mesmo desenho interno, versões como Iraqui Al Kadesih versão iraquiana, os chineses Type 85 em calibre 7,62x54R e NDM-86 em calibre 7,62x51 OTAN. Versão como o romeno Romak FPK ou o Iugoslavo Zastava M76, possui o design um pouco diferente, geralmente baseado nos fuzis kalashnikov. A Rússia também produz um versão civil, conhecido como “Tiger”, em calibre 7,62x54R e 7,62x51 OTAN, Normalmente em canos mais curtos. Há ainda uma versão de caça conhecida como Medved que não é mais produzida.

Acessórios[editar | editar código-fonte]

Todos os rifles SVD são equipados com miras ajustáveis, e também com um trilho que pode ser equipado com uma mira infravermelha para disparos a noite. A mira óptica padrão e de 4x de ampliação (OSP-1) e os são fornecidos com um kit de limpeza e outros acessórios.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Dragunov