Dravida Munnetra Kazhagam

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Disambig grey.svg Nota: Não confundir com All India Anna Dravida Munnetra Kazhagam.

Dravida Munnetra Kazhagam (Federação Progressiva dos Drávidas) é um partido político da Índia, particularmente nos estados de Tâmil Nadu e nos territórios Puducherry. A sede do partido é situada em Chennai.[1]

É um partido identitário Drávida, de ideologia social-democrata e princípios da Justiça social de C. N. Annadurai e Periyar E. V. Ramasamy. Foi fundado em 1949 por C. N. Annadurai após romper com o Dravidar Kazhagam (atual Partido da Justiça, desde 1944) liderado por Periyar E. V. Ramasamy.

DMK foi fundado e liderado por C. N. Annadurai (como secretário-geral) de 1949 até a sua morte em 3 de fevereiro de 1969, quem serviu como Ministro-Chefe de Tâmil Nadu de 1967 a 1969.

Sob Annadurai, o DMK se tornou o primeiro partido com exceção do Congresso Nacional Indiano a ganhar eleições estaduais com grande vantagem, em 1967. M. Karunanidhi deu sequência como primeiro presidente do DMK de 1969 até a sua morte em 7 de agosto de 2018. Ele também foi Ministro-Chefe por cinco mandatos não consecutivos.

Atualmente, o DMK é liderado por M. Karunanidhi's filho de M. K. Stalin, que foram Ministros-Chefes de Tâmil Nadu de 2009 a 2011. Stalin foi eleito Líder Executivo do partido em 2017 e então foi unanimemente eleito Presidente do partido pelo corpo geral do DMK em 2018, após a morte de Karunanidi.

Após as Eleições gerais na Índia em 2019, o DMK emergiu como o terceiro maior partido no Lok Sabha com 24 cadeiras. Atualmente o Dravida Munnetra Kazhagam tem pouco mais de 10 milhões de filiados.[2]

Referências

  1. «DMK's Official Homepage-Chennai-Tamilnadu-India» (em inglês). Library of Congress. Consultado em 19 de abril de 2020 
  2. «Dravida Munnetra Kazhagam» (em tâmil). DMK. Consultado em 19 de abril de 2020 
Ícone de esboço Este artigo sobre um partido político ou coligação partidária é um esboço relacionado ao Projeto Ciências Sociais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.