Drax, o Destruidor

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Drax - o Destruidor
Outro(s) nome(s) Arthur Sampson Douglas
Espécie Humano biologicamente reforçados HQS. No cinema ele é um alienígena.
Ocupação Caçador de recompensas, Agente de Kronos, ex-Gerente Imobilionário, ex-Saxofonista, ex UEFS
Afiliações Legião da Indivindade
Frente Unida
Guarda do Infinito
Guardiões da Galáxia
Família Yvette Steckley Douglas (esposa morta), Heather Douglas (filha), Camille Benally (filha adotiva), Pamela Douglas (neta)
Terra Natal Burbank, Califórnia
Criado por Mike Friedrich
Jim Starlin
Primeira aparição Iron Man #55
(Fevereiro de 1973)
Editora(s) Marvel Comics
Base de operações Móvel, C.I.T.T., Ilha Monstro, Lua Titã
Situação presente Ativo
Codinomes conhecidos Art Douglas, Drax o Guerreiro, Destruidor, Drax o Guardião Galático, Venom.

Drax, o Destruidor é um personagem fictício que aparece nas histórias em quadrinhos publicadas pela Marvel Comics e também no seu universo cinematográfico. Criado pelo escritor Mike Friedrich e pelo escritor/cartunista Jim Starlin, o personagem apareceu pela primeira vez em Iron Man #55 (Fevereiro de 1973).

Arthur Douglas era um ser humano cuja família foi atacada e morta pelo vilão Thanos. Precisando de um campeão para combater Thanos, o ser conhecido como Kronos tomou o espírito de Arthur e o colocou em um novo e poderoso corpo e então Drax, o Destruidor nasceu. Os poderes de Drax incluíam maior resistência, vôo, e a capacidade de projetar rajadas de energia de suas mãos. O personagem por muitas vezes lutou contra Thanos, e se aliou muitas vezes aos heróis Capitão Marvel e Adam Warlock. Ele também era um membro do grupo conhecido como "Guarda do Infinito".[1]

Em 2004, o personagem perdeu a capacidade voo e explosões de energia, e uma parte de sua força e resistência. Esta versão do personagem interpreta um papel na passagem dos eventos da saga "Aniquilação" e "Aniquilação: A Conquista", e tornou-se membro dos novos Guardiões da Galáxia.[1]

Ele já foi apresentado em uma variedade de produtos da Marvel, incluindo séries animadas de televisão, brinquedos e jogos de eletrônicos. Drax apareceu nos filmes Guardiões da Galáxia, Guardiões da Galáxia Vol. 2 e Avengers: Infinity War da Marvel Studios, interpretado por Dave Bautista.

Biografia ficcional do personagem[editar | editar código-fonte]

Durante uma viagem de carro com sua esposa e filha, Arthur Douglas foi atacado por uma nave espacial pilotada por Thanos. Sua filha, Heather sobrevive ao acidente e é adotada pelo pai de Thanos, Mentor e cresce no planeta Titã. Mais tarde, ela se tornaria a Serpente da Lua.

Precisando de um campeão para combater a ameaça de Thanos, Mentor captura o espírito de Douglas a pedido do Titã Kronos e o coloca em um novo e poderoso corpo. Ele então foi rebatizado como "Drax, o Destruidor", e seu único objetivo era matar Thanos. Com o Homem de Ferro, Drax batalhou contra Thanos diversas vezes, mas o Titã sempre conseguia escapar. Ao tentar impedir Thanos de obter o Cubo Cósmico, Drax tem parte de suas lembranças restauradas. Depois de ver a derrota de Capitão Marvel para Thanos, Drax ataca o Capitão Marvel, pois este interferia nos seus planos de matar o Titã. Depois disso, Drax vagou pelo espaço sob uma contemplação sombria, em busca de um Thanos ressuscitado. Mas no momento em que ele descobre que Thanos conseguiu se materializar, Thanos é mais uma vez destruído numa batalha com o Capitão Marvel, os Vingadores e Adam Warlock. Com Capitão Marvel, Drax lutou ao lado de ISAAC, Stellarax, Lord Gaea, Elysius e Caos.

Algum tempo depois, Drax, possuído por uma entidade alienígena, batalhou contra sua filha Serpente da Lua e super-herói o Thor. Após Drax se recuperar, ele e a Serpente da Lua viajaram através do espaço em busca de conhecimento. Eventualmente, eles se deparam com o planeta Ba-Banis, um mundo de alienígenas humanóides que estava em uma intensa guerra civil. A Serpente da Lua usou seus poderes mentais para acabar com o conflito e decidiu se colocar como deusa neste mundo. Drax reconheceu que suas ambições eram desprezíveis e enviou sua nave para a Terra com uma mensagem holográfica de socorro. Os Vingadores responderam e descobriram que o mundo de tranquilidade da Serpente da Lua era forçada mentalmente. Libertado pelos Vingadores da dominação mental de sua filha, Drax avançou em sua direção, buscando acabar com a ameaça. A fim de detê-lo, a Serpente da Lua força mentalmente a essência da vida de Drax a desocupar o corpo artificial e o destrói parcialmente.

Guarda do Infinito[editar | editar código-fonte]

Quando Thanos é ressuscitado pela Senhora Morte, Kronos reanima o Destruidor e lhe concede ainda maior poder físico. No entanto, Kronos não considera os efeitos da morte de Drax, e a mente do Destruidor mantém os danos causados ​​pela Serpente da Lua. Ao lado de uma infinidade de outros heróis, Drax ajuda a combater Thanos e Nebulosa pela posse da Manopla do Infinito. Drax é escolhido por Adam Warlock para salvar/guardar a Gema do poder e se unir a Guarda do Infinito.

Depois que o ladrão de energia Rune rouba as jóias, os membros da Guarda do Infinito seguem por caminhos separados. Drax retorna a lua Titã com a Serpente da Lua, e tem seu pedido de restaurar sua mente atendido por Kronos à um custo de parte do seu poder físico. Assim, Drax é restaurado ao seu estado original, é acusado do assassinato de Elysius e vários outros, mas é inocentado quando descoberto que a criatura "Syphon" estava o manipulando. Enquanto buscava pela Serpente da Lua, Drax entra em uma briga com Genis-Vell. No curso dessa luta, Drax é transportado para o Microverse com Genis, onde durante algum tempo, ele encontra aceitação e felicidade no planeta "K'ai".

Renascimento[editar | editar código-fonte]

Mais tarde, Drax é visto em uma nave "Prisão" com Paibok, Lunatik, e os Irmãos de Sangue. Em um ponto a nave se colide no Alasca, e Drax ataca os outros para proteger vidas inocentes. Ele vê uma lembrança de sua filha em uma jovem chamada Cammi e a protege como se fosse sua filha de Paibok. Drax parece estar morto depois do ataque de Paibok, mas do corpo morto emerge um Drax magro e mais inteligente. Enquanto isso Paibok foge, uma segunda nave-prisão chega para recapturar os prisioneiros e tanto Drax quanto Cammi são presos.

Sobrevivendo ao ataque Annihilus na prisão intergaláctica conhecida como o Kyln, Drax e Cammi se juntam com o último membro da Tropa Nova, Richard Rider. Juntos, eles lutam contra o avanço da onda da Aniquilação e Drax treina Nova para ser tornar um poderoso guerreiro. Drax descobre que Thanos tomou a Serpente da Lua como refém, e que ela seria morta se Drax continuasse o perseguindo. Durante a batalha entre os condenados e da "Frente Unida", Drax ficou para trás para lutar contra os invasores enquanto Nova e o resto do grupo (incluindo Cammi) terminam a evacuação. Drax luta e abrindo caminho até a nave mãe, ele encontra Thanos e o mata. Drax ajuda a libertar Galactus de um cativeiro, ele teletransporta a Serpente da Lua e Drax para um planeta distante para poupá-los das batalhas e da destruição. Depois, Serpente da Lua diz a Drax apenas que os outros "desapareceram". Cammi é vista mais tarde, viva, aliada a um dos poderosos assistentes de Thanos.

Quando Phalanx invade o planeta dos Kree, Drax é controlado mentalmente por Phalanx, e depois despachado junto com Gamora. Ele também havia capturado Nova, que havia fugido do planeta. Após estes acontecimentos, os dois escapam de Phalanx pelo "Technarch Tyro". Juntos, eles retornam para "Hala" onde ajudam a derrotar Ultron.

Guardiões da Galáxia[editar | editar código-fonte]

O Senhor das Estrelas recruta Drax para os novos Guardiões da Galáxia. Os Guardiões são forçados a se aliar a Thanos (que havia ressurgido), e viajam para uma realidade alternativa conhecida como "Cancerverso". Em um momento Drax tem um ataque loucura, ataca Thanos e é morto. Drax depois é ressuscitado e reaparece com os Guardiões na Terra, sem referências à sua morte.

Poderes e habilidades[editar | editar código-fonte]

Drax possui uma série de atributos físicos sobre-humanos melhorados com sede de vingança para derrotar o forte Titã Louco, Thanos. Ele é muito forte e é um grande lutador.

Habilidades: Super Força, Fator de Cura, Reflexos Velozes, Combate mão-a-mão, Par de Facas.

Referências

  1. a b «Drax no Marvel.com». Consultado em 27 de Maio de 2016