Dregs

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Os dregs são um resíduo da indústria de pasta e papel, formados na recuperação dos químicos inorgânicos do licor, na fase de clarificação do licor verde. Os dregs são compostos essencialmente por precipitados de carbonato, hidróxido e sulfuretos de sódio e cálcio, assim como partículas de carbono e alguns metais pesados provenientes do processo de combustão na caldeira de recuperação.

Formação[editar | editar código-fonte]

No processo de fabricação de pasta Kraft (ou pasta ao sulfato), o licor negro formado durante o cozimento da madeira é evaporado desde uma concentração de sólidos de 13-17% até 65-75% para permitir a sua queima na caldeira de recuperação. Na caldeira, os componentes orgânicos são queimados para geração de vapor de alta pressão e os componentes inorgânicos são recuperados na forma de Na2S (sulfeto ou sulfureto de sódio) e Na2CO3 (carbonato de sódio), que constituem o smelt (fundido) [1].

O licor verde, gerado pela dissolução do smelt no licor branco fraco proveniente da lavagem das lamas de cal é clarificado, geralmente por um processo de sedimentação, que remove as impurezas sólidas designadas como dregs.

A separação dos dregs evita problemas processuais como ineficiências na queima da cal. A lavagens dos dregs antes da deposição em aterro permite reduzir as perdas de sódio do sistema[2].


Referências

  1. Assumpção, R.M.V.; Pinho, M.R.R.; Cahen, R.; Phillip, P. (1981). "Capítulo VI - Polpação Química" in "Celulose e papel - Tecnologia de fabricação de pasta celulósica". São Paulo: [s.n.] ISBN 85-09-00040-9 
  2. Grace, T. M. (1989). "Preparation of white liquor” in “Pulp and paper Manufacturing – Volume 5: Alkaline pulping". [S.l.]: Joint Textbook Committee of the Paper Industry. ISBN 0919893716