Drible

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde novembro de 2012). Ajude a inserir referências. Conteúdo não verificável poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Em esportes tais como futebol, basquete, ou polo aquático, drible é a ação de desvencilhar-se do adversário gingando o corpo enquanto se controla a bola com os pés (futebol), mãos (basquete) ou braços (polo aquático).

Futebol[editar | editar código-fonte]

No futebol, o drible é uma ação dominada pelos jogadores bastante técnicos, especialmente os atacantes. Entre os tipos de drible, os mais populares são a pedalada, o Drible da Vaca, a caneta, o elástico, o chapéu, o drible da pizza e a lambreta. Alguns dribles levam o nome de seu criador como o "Zidane Roulette", "Maradona Turn" e o "Corte elástico do Romário". Mas a cada dia novas jogadas surgem, dependendo apenas da criatividade dos jogadores, em especial os atacantes.

Principais dribles[editar | editar código-fonte]

  • Drible da vaca - Também conhecido como meia-lua. É um drible onde o jogador de frente para o oponente, toca ou chuta a bola para um lado, e corre para o lado oposto, buscando a bola novamente.[1][2] O mais famoso drible da vaca da história foi o "Drible do Pelé", executado na Copa do Mundo de 1970.
  • Chapéu - Também conhecido como lençol. É quando o jogador joga a bola por cima da cabeça do marcador e corre pelo lado em busca da bola.
  • Pedalada - É quando o jogador, indo em direção ao seu marcador, passa diversas vezes o pé sobre a bola, com o intuito de enganar o adversário em relação ao lado para onde ele prosseguirá com a jogada. Ficou famosa por causa de jogadores brasileiros como Robinho, Ronaldo e Denilson. Mas o inventor do drible da pedalada foi o ilustre jogador Didi, com registro na partida entre Botafogo e Fluminense pelo campeonato carioca de 1957.
  • Caneta - Também conhecido como "rolinho", "ovinho", "janelinha" ou "sainha", este drible é quando o jogador esta marcando o outro frente a frente e um deles rola a bola por debaixo das pernas do outro e corre pelo outro lado para buscar a bola.
  • Elástico - É quando o jogador, parado na frente de quem o está marcando, toca duas vezes com o mesmo pé na bola, mudando o movimento dela, enganando assim o adversário. Este drible foi "inventado" por Rivellino, no entanto, o craque revelou que aprendeu o drible com um amigo dos tempos de escola que se chamava Sérgio Echigo. Durante os anos 90 e anos 2000 esse tipo de drible foi popularizado por grandes jogadores como Ronaldo, Romário e Ronaldinho.
  • Lambreta - Muito popular como um drible difícil de fazer. Lambreta é o ato de puxar a bola com um calcanhar e levantá-la com o outro calcanhar a ponto de fazer a bola passar por cima do oponente e dominá-la do outro lado, dando sequência à partida. Esse drible também é conhecido como "carretilha" ou "chapéu mexicano", tendo como inventor e magistralmente aplicado pelo ex-jogador Kaneco (Santos) no campeonato Paulista de 1968.
  • Corte - É um drible popular, em que o jogador corre com a bola e a puxa para outra direção, fazendo com que o adversário caia no chão.
  • Corte elástico- É um drible que o jogador puxa a bola com o lado interno do pé pela frente e lado oposto do adversário dando a impressão que vai para um lado porém vai para o outro, quem inventou esse drible foi o jogador Romário no final dos anos 80.
  • Drible do chinelo - É um drible que o jogador dá de letra mas não com muita força que pega com o outro pé mudando o sentido da bola confundindo o adversário.
  • Drible do parafuso - É quando o jogador bate de calcanhar na bola, gira e dá mais um toque nela. Assim mudando a direção da bola e enganando o adversário.
  • Drible da foca - Inventado pelo meio-campista Kerlon, o drible consiste em fazer embaixadinhas, só que com a cabeça.
  • Roleta / 360 / Girosflin - conhecido também como "Roulette do Zidane" ou "Roleta marselhesa", consiste em parar a bola com o pé e bater com o outro de calcanhar.
  • Remate de letra falso- O drible consiste em um falso chute de letra passando-se o pé por cima da bola.
  • Elástico de letra- É quando o jogador puxa a bola para o lado e em seguida toca rapidamente para o outro lado, enganando o oponente.

Referências

  1. Blinkx
  2. «Flo Soccer» (PDF). Consultado em 14 de agosto de 2011. Arquivado do original (PDF) em 24 de outubro de 2009 
Ícone de esboço Este artigo sobre esporte/desporto é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.