Dromaeosaurinae

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Dromaeosaurinae
Intervalo temporal:
Cretáceo InferiorCretáceo Superior
~139–66 Ma
Registro provável e linhagem fantasma no Jurássico Superior
Classificação científica e
Domínio: Eukaryota
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Clado: Dinosauria
Clado: Saurischia
Clado: Theropoda
Família: Dromaeosauridae
Clado: Eudromaeosauria
Subfamília: Dromaeosaurinae
Matthew & Brown 1922
Espécie-tipo
Dromaeosaurus albertensis
Matthew & Brown 1922
Gêneros
Wikispecies
Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Dromaeosaurinae

Dromaeosaurinae é uma subfamília de Dromaeosauridae. A maioria dos Dromaeosaurinae viveram no que hoje é os Estados Unidos e Canadá com os Dromaeosaurus e Utahraptor, na Mongólia com os Achillobator e Adasaurus e, possivelmente, a Dinamarca com o Dromaeosauroides. Dentes isolados que podem pertencer a Dromaeosaurinae africanos também foram descobertos na Etiópia. Estes dentes datam do estágio Tithoniano, do período Jurássico Superior.[1]

Todos os dinossauros Dromaeosaurinae norte-americanos e asiáticos a partir do final do Cretáceo eram geralmente pequenos, não mais do que 1.8 metros de comprimento, em Dromaeosaurus e Adasaurus. No entanto, entre os Dromaeosaurinae tinha os maiores dromaeossaurídeos sempre; Achillobator tinha 6 metros de comprimento e Utahraptor tinha até 7.

Classificação e filogenia[editar | editar código-fonte]

Dromaeosaurinae distinguem-se de outros dromaeossaurídeos em ter mais robustos, crânios em forma de caixa, ao contrário das outras subfamílias, os quais geralmente têm focinhos estreitos. Além disso, Dromaeosaurinae são geralmente mais fortemente construído, do que os outros membros da sua família, com, pernas grossas, que foram projetadas mais para a força, em vez de para a velocidade.

Além disso, Dromaeosaurinae se distinguem dos Velociraptorinae, em ter uma baixa relação DSDI; ou seja, os dentes têm serrilhas de tamanho igual, tanto a parte posterior e nas bordas anteriores. Por outro lado, muitas vezes os Velociraptorinae tem serrilhas maiores na parte posterior do dente, do que a anterior, ou sem serrilhas no lado anterior.

A maioria dos Dromaeosaurinae viveram durante o período Cretáceo, nos estágios Barremiano e Maastrichtiano. No entanto, como afirmado anteriormente, pelo menos, um táxon deve ter vivido muito mais cedo, durante o período Jurássico.

O cladograma abaixo segue uma análise de 2012 pelos paleontologistas Phil Senter, James I. Kirkland, Donald D. DeBlieux, Scott Madsen e Natalie Toth.[2]

Eudromaeosauria

Bambiraptor

Velociraptorinae

Adasaurus

Tsaagan

Velociraptor

Dromaeosaurinae

Deinonychus

Achillobator

Dromaeosaurus

Utahraptor

Yurgovuchia

Referências

  1. Goodwin, Clemens, Hutchinson, Wood, Zavada, Kemp, Duffin and Schaff (1999). "Mesozoic continental vertebrates with associated palynostratigraphic dates from the northwestern Ethiopian Plateau." Journal of Vertebrate Paleontology, 19(4): 728-741.
  2. Senter, Phil; James I. (15 de maio de 2012). «New Dromaeosaurids (Dinosauria: Theropoda) from the Lower Cretaceous of Utah, and the Evolution of the Dromaeosaurid Tail». PLoS ONE. 7 (5): e36790. PMID 22615813. doi:10.1371/journal.pone.0036790 
Ícone de esboço Este artigo sobre dinossauros é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.