Drop D

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde março de 2010).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.

A afinação drop D, também conhecida como dropped D ou drop-D, é uma afinação de guitarra e baixo onde a corda mais grave (mi) é afinada um tom abaixo da afinação padrão (EADGBE), em . Ela pode ser representada, da corda mais grave para a mais aguda, como DADGBE ou no baixo como DADG.

Como resultado da alteração, as três cordas mais graves formam um Power chord de ré. Esse powerchord pode ser transposto para qualquer outro, de forma rápida e fácil, utilizando-se apenas um dedo ao longo da escala.

A drop-D é utilizada em vários estilos musicais, um exemplo bem claro é o heavy metal, por causa de sua sonoridade mais grave. Entretanto, essa afinação também é usada para tocar blues, country e muitos outros gêneros musicais, bem como em algumas peças de violão clássico.

Os acordes em drop-D são feitos da mesma forma que na afinação padrão, com exceção da corda mais grave, que é omitida ou digitada duas casas (dois semitons) acima.

Exemplos de acordes em drop-D[editar | editar código-fonte]

A     x02220
Am    x02210
B     x24442
Bm    x24432
C     x32010
D     000232
Dm    000231
E     x22100
Em    222000
F     xx3211
F#    xx4322
F#m   xx4222
G     5x0003

Variação[editar | editar código-fonte]

Pode-se afinar todas as guitarras meio tom abaixo, e abaixar a última corda um tom abaixo, formando assim o Drop C# ou Drop Db.

Também pode-se afinar todas as cordas da guitarra 1 tom abaixo (DGCFAD), e descer a 6ª corda ainda mais um tom, resultando na afinação CGCFAD, chamada de drop C. Para afinar em drop D, você precisa afinar todas as suas cordas em afinação padrão e depois afinar um tom abaixo, e logo em seguida, afinar a 6º corda um tom abaixo e pronto.

Artistas e Bandas que usam Afinação Drop-D, C#, C, B, A#.[editar | editar código-fonte]

The Faceless (Drop C) Em Todas as Músicas

Ícone de esboço Este artigo sobre música é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.