Duatlo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Se procura o esporte que envolve duas competições distintas em esportes de inverno, veja Biatlo.
A área de transição dentre a corrida e o ciclismo durante uma prova de duatlo.
Prova de duatlo, 2014

Duatlo é um evento atlético que consiste de uma parte inicial de corrida, seguida por um parte de ciclismo e novamente outra parte de corrida, num formato assemelhado ao triatlo. A União Internacional de Triatlo organiza internacionalmente as regras e as determinações do esporte[1]

As competições de duatlo são realizadas em distâncias curtas, médias e longas. De acordo com a União Internacional de Triatlo (ITU, International Triathlon Union), as distâncias são as seguintes[2]:

Distância parte 1: corrida parte 2: ciclismo parte 3: corrida
Curta (Sprint) 5 km 20 km 2,5 km
Média (Standard) 10 km 40 km 5 km
Longa (Long distance) 10 km 150 km 30 km

Relações com outros esportes[editar | editar código-fonte]

O duatlo tem como semelhança com o biatlo apenas o fato de envolver dois esportes, diferenciando-se deste por não ser um esporte de inverno. A sua maior semelhança é com o triatlo, por possuir também três provas, substituindo a parte de natação por uma nova prova com corrida. Outros esportes também derivados do triatlo são o aquatlo, que combina natação e corrida sem a parte que envolve a prova de ciclismo e o aquabike, que envolve natação e ciclismo, sem corrida.

A prova mais duradoura de duatlo é organizada pelo NY Triathlon Club[3] na região da cidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos.

Referências

  1. «International Triathlon Union: Duathlon». ITU. Consultado em 19 de fevereiro de 2009 
  2. LUZ, Gustavo (30 de dezembro de 2013). «Duatlo é grande oportunidade para quem gosta de correr e pedalar». Eu, Atleta (Globo Esporte). Consultado em 19 de junho de 2017 
  3. «Archived copy». Consultado em 1 de julho de 2012. Arquivado do original em 20 de junho de 2012 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]