Dubbilex

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Dubbilex
Dubbilex large.jpg
Espécie DNAlien
Afiliações Projeto Cadmus
Terra Natal Terra
Criado por Jack Kirby (história e arte)
Primeira aparição Superman´s Pal Jimmy Olsen vol. 1 #136 (Março de 1971)
Editora(s) DC Comics
Espécie DNAlien
Terra natal Terra
Afiliações Projeto Cadmus
Situação presente Falecido (Superman´s Pal, Jimmy Olsen vol.2 #1)
Habilidades telepatia, telecinésia e rajadas psiônicas.

Dubbilex é um personagem fictício do universo DC Comics dos quadrinhos. Sua primeira aparição se deu na revista Superman's Pal Jimmy Olsen #136 (março de 1971), na história The Saga of DNAliens e foi criado por Jack Kirby.[1][2]

Biografia[editar | editar código-fonte]

Origem Pré-Crise[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Pré-Crise

Dubbilex nasceu como uma criação do vilão Dabney Donovan na revista Superman´s Pal Jimmy Olsen vol.1 #136 em março de 1971. Ele é um DNAlien - um humano que teve seu DNA alterado para assumir uma aparência alienígena com poderes paranormais, no caso de Dubbilex suas habilidades consistem em telepatia e telecinésia.

Origem Pós-Crise[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Pós-Crise

A primeira aparição, pós-Crise, de Dubbilex se dá na revista Superman Annual vol.2 #2 de julho de 1987, na história "The Cadmus Project".[3] Neste novo recomeço as origens de Dubbilex se mantém inalteradas, ele ainda é um DNAlien criado por Dabney Donovan, mas desta vez ele se torna um agente do Projeto Cadmus e cresce ao lado de Superboy.[4] Quando Kon-El abandona as instalações do Cadmus para se mudar ao Havaí, Dubbilex é designado para acompanhá-lo e reportar suas ações ao Projeto.[5][6]

Durante sua estadia no Havaí Dubbilex faz muitos amigos como o agente Rex Leech; Roxy, a filha de Rex; a repórter de TV, Tana Moon e o filhote de cachorro de Bibbo Bibbowski, chamado Krypto.[5] Dubbilex ajudou, também, a descobrir a verdadeira natureza de Nocaute, que nesta época mantinha um romance com Superboy. Nocaute lutou inúmeras vezes ao lado de Superboy no combate de super-vilões, mas quando as Fúrias Femininas de Apokolips chegaram ao Havaí para reclamar Nocaute uma batalha se iniciou entre Superboy, Nocaute e um pequeno contingente de policiais contra as Fúrias Femininas. Durante esta luta um policial foi morto e as Fúrias só se retiraram quando Dubbilex, usando seus poderes mentais, as convenceu de que Nocaute, também, tinha morrido em batalha. Dubbilex investigou o assassinato do policial, usando seus poderes para sondar as memórias da maioria dos sobreviventes.[7] Após a sondagem mental ficou concluído que Nocaute matou o policial simplesmente por este estar em seu caminho. A polícia tentou prendê-la, mas Superboy se recusou em acreditar que ela era culpada, forçando os dois a fugirem e viverem como foras da lei.[7][8][9][10][11]

Posteriormente, Superboy retornou ao Cadmus e Dubbilex retornou com ele, foi quando assumiu a chefia dos laboratórios de genética.[12]

Dubbilex e o restante do Projeto Cadmus retornaram durante Countdown to Final Crisis - Semana 32 (setembro de 2007), na tentativa de ajudar Jimmy Olsen com seus novos superpoderes.

Dubbilex morreu devido aos ferimentos causados durante a batalha com Codinome: Assassino em "Superman's Pal, Jimmy Olsen" (vol. 2) #1 (dezembro de 2008).

Poderes e Habilidades[editar | editar código-fonte]

Dubbilex possui poderosas habilidades psíquicas, sendo um telepata e um telecinético. Ele é, também, capaz de gerar rajadas psiônicas que podem causar uma extrema onda de dor na mente de seus inimigos.

Referências

  1. Superman´s Pal Jimmy Olsen vol.1 #136 - The Saga of the DNAliens (22 páginas), março de 1971.
  2. Guia dos, Quadrinhos (sem data). «Jack Kirby - Biografia». Guia dos Quadrinhos. Consultado em 10 de julho de 2010  Verifique data em: |data= (ajuda)
  3. Superman Annual vol.2 #2 - The Cadmus Project (40 páginas), julho de 1987.
  4. Guide, DCU (sem data). «Superman Annual Vol.2 – #2». DCUGuide. Consultado em 10 de julho de 2010  Verifique data em: |data= (ajuda)
  5. a b Superboy vol.3 #1 - Trouble in Paradise (22 páginas), fevereiro de 1994.
  6. Guide, DCU (1994). «Superboy Vol.3 #1». DCUGuide. Consultado em 3 de maio de 2010 
  7. a b Superboy vol.3 #26 – Losin'It! Part 2: Strange Bedfellows (22 páginas), abril de 1996.
  8. Superboy vol.3 #27 – Losin'It! Part 3: Ensnared (22 páginas), maio de 1996.
  9. Superboy vol.3 #28 – Losin'It! Part 4: Tough Love (22 páginas), junho de 1996.
  10. Superboy vol.3 #29 – Losin'It! Part 5: Imminent Eruption (22 páginas), julho de 1996.
  11. Superboy vol.3 #30 – Losin'It! Part 6: Lost & Found (22 páginas), agosto de 1996.
  12. Superboy vol.3 #57 – Dangerous Curves - Demolition Run Part 1 (22 páginas), dezembro de 1998.
Ícone de esboço Este artigo sobre Banda desenhada da DC Comics é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.