Saltar para o conteúdo

Ducado do Palatinado-Mosbach-Neumarkt

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.



Herzogtum Pfalz-Mosbach-Neumarkt
Ducado do Palatinado-Mosbach-Neumarkt

 

1448 – 1499
Continente Europa
Capital Mosbach
Língua oficial Alemão (Austro-Bávaro)
Governo Monarquia
Conde Palatino e Duque do Palatinado-Mosbach-Neumarkt
 • 1448-1561 Otão I
 • 1461-1499 Otão II
História
 • 1448 União do Paltinado-Mosbach com o Palatinado-Neumarkt
 • 1499 Integrado no Eleitorado do Palatinado
Membro de: Sacro-Império

O Ducado do Palatinado-Mosbach-Neumarkt (em alemão: Herzogtum Pfalz-Mosbach-Neumarkt) ou simplesmente Palatinado-Mosbach-Neumarkt (em alemão: Pfalz-Mosbach-Neumarkt) era um estado do Sacro Império Romano-Germânico que incluía as cidades de Mosbach e Eberbach (no atual Estado de Baden-Württemberg), e a de Neumarkt (na atual Baviera).

O Palatinado-Mosbach-Neumarkt foi criado em 1448 quando Otão I, que detinha o Palatinado-Mosbach, adquiriu o Palatinado-Neumarkt e integrou os dois estados.

Sucedeu-lhe o seu filho Otão II que encerrou a longa disputa da Casa de Wittelsbach com a Casa de Wolfstein com a aquisição do castelo de Wolfstein. Como não tinha sucessão, os territórios acabaram por ser integrados no Eleitorado do Palatinado quando Otão II faleceu, em 1499, sem herdeiros.

Soberanos do Palatinado-Mosbach-Neumarkt

[editar | editar código-fonte]

O título dos soberanos era Conde palatino no Reno e Duque de Mosbach-Neumarkt (em alemão: Pfalzgraf bei Rhein und Herzog von Mosbach-Neumarkt). Na sua qualidade de membros de um ramo colateral da família do Príncipe-Eleitor do Palatinado, os soberanos usavam o título Conde Palatino (no Reno[1]).

Lista de Duques

[editar | editar código-fonte]
  1. onde se localizava o Eleitorado do Palatinado
  • (em alemão) Orlop, Nikolaus - Von Garibald bis Ludwig III. - Verlag Heinrich Hugeldubel, Munique, 1979. ISBN 3-88034-032-3