Dumbela Pato

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Dumbela Pato
Personagem fictícia de Tio Patinhas
Dumbela.jpg
Dumbela Pato
Nome original (em inglês) Della Duck
Nascimento 07 de agosto de 1952 (66 anos)
Sexo Feminino
Família Huguinho, Zezinho e Luisinho (filhos)

Pato Donald (irmão gêmeo)
Pato Patoso (pai)
Hortência McPato (mãe)
Vovó Donalda (avó paterna)
Tomás Reco (avô paterno)
Donilda O'Pato (avó materna)
Fergus McPato (avô materno)
Patinhas McPato, Éder Patolfo e Gustavo Ganso (tios)
Matilda McPato, Dora Patina e Patrícia Pato (tias)
Gastão Ganso, Peninha Pato e Éder Patolfo (primos)

Criado por Al Taliaferro
Voz Estados Unidos Paget Brewster (Reboot de Ducktales)
Portugal Sofia Brito (Reboot de Ducktales)
Brasil Priscila Amorim (Reboot de Ducktales)
Série(s) Tio Patinhas
Primeira aparição Os Sobrinhos do Donald (1938)

Dumbela Pato[1](nome original Della Thelma Duck) é filha de Hortênsia Mac Patinhas e Patoso, irmã gêmea do Pato Donald e mãe de Huguinho, Zezinho e Luisinho, ela deixou os três sob os cuidados do tio e nunca mais voltou para buscá-los. Desde então, os trigêmeos vivem com Donald como se fossem filhos deste. A identidade de seu marido é desconhecida, mas sempre houve suspeitas de que fosse um filho de Patinhas com Dora Cintilante, ou de Matilda com o Professor Ludovico von Pato.

Biografia[editar | editar código-fonte]

O curta Os Sobrinhos do Donald, de 1938, começa com Donald lendo um cartão postal de Dumbela avisando que seus filhos Huguinho, Zezinho e Luisinho iriam visitar o tio. No ano anterior, a tirinha de Donald introduzia os trigêmeos com o pato recebendo uma carta de Dumbela, que nessa versão era sua prima, declarando que os garotos iriam visitar Donald após seu pai ser hospitalizado (por um rojão instalado pelo trio sob sua cadeira). Porém a inconsistência foi corrigida por Carl Barks, que fez sua árvore genealógica da Família Pato com Dumbela como irmã de Donald.

Quando Don Rosa escreveu A Saga do Tio Patinhas, Dumbela é apresentada como irmã gêmea de Donald, usando inclusive uma roupa de marinheiro. Desde então a personagem nunca mais apareceu. O marido de Dumbela nunca foi apresentado ou sequer nomeado, e assim Donald é a figura paterna dos trigêmeos, seguindo a tradição de Disney de focar em laços familiares pouco tradicionais - avós e tios tem mais contato com crianças que seus pais.[2] Uma rara aparição contemporânea de Dumbela ocorreu numa história holandesa feita para o octagésimo aniversário de Donald em 2014, onde se implica que ela é astronauta e deixou os sobrinhos antes de uma missão espacial.[3]

Outras mídias[editar | editar código-fonte]

Na série animada DuckTales (2017), seu filho Zezinho descobre que Dumbela foi a companheira de Tio Patinhas e Pato Donald em suas aventuras e começa a investigar seu paradeiro com Patrícia Vanderquack. Mais tarde, eles descobrem que Tio Patinhas fez de tudo para esconder informações sobre ela, juntamente com uma carta para o Tio Patinhas que implica que ela o traiu, roubando algo chamado a Lança de Selene. Mais tarde, é revelado que a Lança de Selene era um foguete cujo Patinhas ia dar de presente para Dumbella e fazer uma surpresa. É revelado que a carta na verdade pedia desculpas por Dumbella descobrir a surpresa, e fazer um teste. Durante o teste, uma tempestade cósmica cortou contato com a Terra e Dumbella desapareceu no espaço. Culpando Patinhas por seu desaparecimento, Donald cortou todos os laços com ele e criou os filhos de Dumbela por conta própria. Mais tarde, Dumbela é mostrada vivendo na lua nos restos de sua espaçonave acidentada e incapaz de entrar em contato com a Terra. Dumbela tem a voz de Paget Brewster no original, Sofia Brito em Portugal, e Priscila Amorim no Brasil.

Na serie de histórias em quadrinhos contemporânea da IDW Publishing, algumas aventuras do trio (Patinhas, Dumbela e Donald) são mostradas.

Nomes em outros idiomas[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]