Duque de Devonshire

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Coat of arms of the duke of Devonshire.png
Duque de Devonshire
Pariato  Inglaterra
Criação Guilherme III de Inglaterra
1694
Ordem Nobreza Titulada
Tipo Hereditário
1.º Titular William Cavendish, 1.º Duque de Devonshire
Linhagem Casa de Stuart
Actual Titular Peregrine Cavendish, 12.º Duque de Devonshire
Títulos Subsidiários Marquês de Hartington
Conde de Devonshire
Conde de Burlington
Barão Cavendish de Hardwick
Barão Cavendish de Keighley
Herdeiro William Cavendish, Conde de Burlington
Solar Chatsworth House
O brasão dos Duques de Devonshire

Os Duques de Devonshire são membros da família aristocrática Cavendish, do Reino Unido. Foram relacionados aos Duques de Newcastle durante o século XVII, com quem compartilharam o sobrenome Cavendish. Embora no uso moderno o condado de Devon seja chamado raramente de "Devonshire", o título remanesceu. Também, o título não deve ser confundido com o Conde de Devon. A família Cavendish é uma das famílias aristocráticas mais ricas e mais influentes na Inglaterra desde o século XVI. Os títulos subsidiários do duque são:

O filho mais velho e herdeiro do Duque de Devonshire pode usar o título de cortesia Marquês de Hartington, enquanto que o filho mais velho do marquês pode usar o título Conde de Burlington; qualquer filho que ele possa ter usaria o título de Lorde Cavendish. O Marquesado de Hartington, o Condado de Devonshire e a Baronia de Cavendish de Hardwick estão no pariato da Inglaterra. O Condado de Burlington e a Baronia de Cavendish de Keighley estão no pariato do Reino Unido.

O sobrenome da família deriva do vilarejo de Cavendish, em Suffolk, Inglaterra. Sir John Cavendish, que possuiu a propriedade no século XIV, morreu na revolta camponesa de 1381. Seus dois bisnetos foram William Cavendish, o segundo marido de Bess de Hardwick, e George Cavendish, o irmão mais velho de William e o biógrafo de Thomas Cardinal Wolsey. Os descendentes de William Cavendish são os Condes de Devonshire, em primeiro lugar. O ducado começou quando William Cavendish, o quarto Conde de Devonshire, foi titulado 1° Duque de Devonshire em 1694.

Muitos dos duques foram políticos, e dentre eles, estão um primeiro-ministro, um líder do Partido Liberal e um Governador Geral do Canadá. Na família, está também o famoso físico Henry Cavendish.

Apesar do título, as propriedades da família estão localizadas em Derbyshire. Chatsworth House e Bolton Abbey pertencem aos Cavendish, bem como o Castelo de Lismore, no Condado de Waterford, na República da Irlanda.

Condes de Devonshire, primeira criação (1603)[editar | editar código-fonte]

Condes de Devonshire, segunda criação (1618)[editar | editar código-fonte]

Duques de Devonshire (1694)[editar | editar código-fonte]

Herdeiro aparente: William Cavendish, Conde de Burlington (n. 1969)