Duty-free shop

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Duty-free shop no Aeroporto Ben Gurion, Israel.

Duty-free shops ou free shops são lojas localizadas no interior de salas de embarque e desembarque de aeroportos onde produtos são vendidos com isenção ou redução de impostos.

Em alguns países, embora existam aeroportos internacionais, há duty-free shops espalhadas pela cidade. O Uruguai e a Argentina são um exemplo disto.

Duty-free shops existem também na zona internacional de portos e em navios de passageiros e balsas com destino internacional.

Nas lojas de duty-free vendem-se produtos que por vezes não podem passar conosco, tal como água.

No Brasil, os duty-frees são negócios permitidos como forma de concessão pelas administradoras de portos e aeroportos de todo o país, e devem seguir à risca as regras previstas pela portaria 204, lei que regulamenta o funcionamento de lojas francas em portos e aeroportos do país.

Durante mais de 20 anos a principal empresa no Brasil a explorar esse serviço foi a Brasif, que em 2006 foi vendida a um grupo internacional chamado Dufry, que é uma gigante multi-nacional do ramo de varejo de viagens.

A partir de então essa empresa controla 95% do negócio em todo o país, além das operações em mais de 35 países ao redor do mundo.

Outros links de lojas Duty Free no Brasil[editar | editar código-fonte]


Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Duty-free shop