EFootball Pro Evolution Soccer 2020

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
eFootball Pro Evolution Soccer 2020
Desenvolvedora(s) PES Productions
Publicadora(s) Konami
Motor Fox Engine
Plataforma(s) Microsoft Windows
PlayStation 4
Xbox One
Série Pro Evolution Soccer
Data(s) de lançamento INT: 10 de setembro de 2019
AS: 12 de setembro de 2019
Género(s) Esporte
Modos de jogo Single-player
Multiplayer
On-line

eFootball Pro Evolution Soccer 2020 (popularmente conhecido pela sua abreviação eFootball PES2020, PES 2020 e eFootball Winning Eleven 2020 no Japão), é um jogo de futebol desenvolvido pela PES Production e publicado pela Konami para Microsoft Windows, PlayStation 4 e Xbox One e que pertence à série Pro Evolution Soccer. O jogo foi anunciado na E3 2019 em 11 de Junho de 2019[1]. A demo do jogo foi lançada no dia 30 de julho com 13 times, com partidas online e offline e o modo editar com 6 ligas genéricas para serem editadas antes do lançamento do jogo. O jogo será o 19° lançamento da série Pro Evolution Soccer e será lançado para Microsoft Windows, PlayStation 4, e Xbox One no dia 10 de Setembro (e dois dias depois no Japão).

É o primeiro com a mudança do nome da franquia com a adição de 'eFootball' no título, simbolizando um foco nos E-Sports, com os torneios da PESLeague e eFootball.Pro. É o retorno de Lionel Messi à capa do jogo, na versão padrão, desde sua aparição na capa de Pro Evolution Soccer 2011, Ronaldinho está na capa da edição lendária[2].

Novidades[editar | editar código-fonte]

Visual[3][editar | editar código-fonte]

"Experiencie os estádios recriados com uma fidelidade extraordinária utilizando uma tecnologia de escaneamento 3D de alta performance. Testemunhe as reações espantosamente realistas dos espectadores aos acontecimentos do jogo. Observe a forma como os sistemas de iluminação dinâmica afetam o ângulo das sombras projetado no campo à medida que o tempo decorre durante o jogo. Vê cada passada, avanço, passe e chute a ser animado continuamente à medida que os jogadores percorrem o relvado brilhantemente reproduzido. Uma interface do utilizador completamente renovada à medida que navegas intuitivamente em menus concebidos tendo em conta a facilidade de utilização."

Motor de iluminação melhorado: "Quer jogues sob o sol quente do meio-dia ou sob o brilho intenso dos holofotes à noite, as condições de iluminação do PES nunca antes pareceram tão vibrantes. As amplas melhorias efetuadas no motor de iluminação asseguram um maior nível de imersão uma vez que o estádio, as bancadas e os jogadores são apresentados sob luz natural e artificial."

Modelos de jogadores melhorados: "Foram feitos scans em 3D dos corpos de vários jogadores para acrescentar uma nova camada de fotorrealismo aos modelos de jogadores do PES 2020. Os jogadores foram recriados com uma excepcional atenção aos detalhes, com cada um dos seus movimentos calculado e apresentado no jogo com uma precisão extraordinária."

Reprodução da grama melhorada: "No PES 2020, serão vistas melhorias significativas na reprodução do relvado, acrescentando mais profundidade e personalidade a cada folha de grama."

Liga Master [4][editar | editar código-fonte]

"A Liga Master sempre te colocou no lugar do treinador, mas enormes mudanças, que te permitem guiar o progresso no jogo através de um novo sistema de diálogos interativos, irão permitir gerir o desenvolvimento do clube com mais autoridade do que nunca.

Experiencie os altos e baixos de cada época através de interações dinâmicas que refletem o resultado de cada vitória, derrota e negociação de contrato. Além disso, não terás de usar a tua imaginação para preencher os espaços quando navegas no sistema de transferências de jogadores. A integração melhorada de dados reais foi agora incorporada para assegurar que cada faceta do mercado de transferências da Master League esteja alinhada com o mundo real do futebol."

Cutscenes e repetições realistas: "Este ano, poderás sentar e viver uma experiência cinematográfica com as cutscenes da Liga Master habilmente interligadas com o novo sistema de diálogo do modo."

Sistema de diálogo interativo: "Novo no PES 2020, o poderoso sistema de diálogo interativo da Master League coloca as rédeas firmemente nas tuas mãos no que diz respeito ao controle da progressão da história. Escolha reações que se adaptem à tua personalidade para orientar o modo de progressão e criar a sua história pessoal na Liga Master."

Transferências mais realistas: "O mercado de transferências do PES 2020 irá utilizar um algoritmo completamente novo baseado numa ampla biblioteca de dados reais do mundo do futebol para assegurar que as transferências, as taxas de transferência, os salários e vários outros elementos estão intimamente alinhados com a realidade. O novo sistema de transferências será mais personalizável do que nos anos anteriores, COM a capacidade de configurar o número de transferências dos jogadores, a regularidade do pagamento dos teus jogadores e se no primeiro ano haverá uma janela de transferências de pré-temporada."

Modelos de treinadores melhorados: "O PES 2020 oferece uma grande variedade de modelos de técnico para escolher, graças ao uso da tecnologia de escaneamento em 3D de alto desempenho para capturar imagens de indivíduos com diversas formas físicas. Também será possível jogar na Liga Master utilizando um dos vários treinadores mundialmente conhecidos como teu avatar, incluindo Zico, Cruyff e Maradona." Há 18 modelos de treinador no total, dos quais 8 são jogadores lendários: além dos três mencionados, o jogador também poderá utilizar avatares digitais de Romário, Bebeto, Roberto Carlos, Lothar Matthäus e Ruud Gullit.

Logotipos de patrocionadores personalizáveis: "Crie e personalize os teus logotipos de patrocinadores, que podem ser mostrados nos painéis colocados nas zonas de entrevistas assim como na tela do menu principal da Liga Master."

Matchday [5][editar | editar código-fonte]

Neste modo o usuário deve escolher um dos times no início de cada evento, cada passe perfeitamente colocado e gol deslumbrante que fizeres atribuem pontos à vitória da tua equipe. Coloca-te ao lado de jogadores principiantes ou veteranos do PES para trabalharem em conjunto e gradualmente elaborarem uma vantagem para a tua equipe antes da grande final de cada evento.

Jogos de Grupo: "Quando tiveres escolhido um lado, irás enfrentar membros adversários em Jogos de Grupos para ganhares Pontos de evento. O lado com mais Pontos de evento no final desta fase irá entrar na Grande Final com uma vantagem. Irás obter pontos mesmo se não ganhares, por isso certifica-te que jogas o maior número possível de jogos para assegurares que o teu lado esteja numa boa posição antes da Grande Final."

Grande Final: "Quando o evento estiver chegando ao fim, os resultados de todos os Jogos de Grupos jogados durante o evento serão analisados para encontrar o utilizador com a melhor performance em cada lado. Estes utilizadores são selecionados como Representantes, obtendo desta forma o direito de competir na Grande Final em nome do lado que escolheram. Ganhem ou percam, todos os participantes do Matchday irão receber recompensas pelos seus esforços quando terminar a Grande Final; no entanto, os prêmios mais extraordinários serão do vencedor. A Grande Final poderá também ser vista através de livestream no modo Matchday."

Jogabilidade [6][editar | editar código-fonte]

A equipa de produção trabalhou estreitamente com Andrés Iniesta para traduzir a sua capacidade inata de ler o espaço em volta dele e de conseguir penetrar nas linhas de defesa mais fortes numa nova técnica dinâmica de drible. De acordo com esta filosofia, o PES 2020 irá apresentar um retrato realista dos erros dos jogadores, criando mais oportunidades para tirares proveito dos erros imprudentes dos adversários, encorajando-te ao mesmo tempo a viver e a respirar cada momento da competição para assegurar que o teu próprio jogo está em forma. Foram adicionadas várias técnicas novas de primeiro-toque, o que te permite controlar a bola de uma forma que se adequa ao teu estilo de jogo pessoal.

Nova Técnica de Drible: Drible Finesse: "Novo no PES 2020, o Drible Finesse é uma técnica avançada que irá permitir aos jogadores adeptos da antecipação de movimentos dos seus adversários serpentear entre os defesas com uma agilidade excepcional. Desenvolvido em estreita colaboração com Andrés Iniesta, o Drible Finesse dá aos jogadores uma afinidade para talento técnico e consciência espacial para driblar os adversários."

Mecânica de trapping melhorada: "A equipa de produção empenhou-se bastante para concretizar este conceito no PES 2020, introduzindo enormes melhorias na forma como o controle da bola funciona no jogo. Os jogadores irão agora apresentar uma inteligência melhorada quando interagirem com uma bola próxima deles, escolhendo uma técnica de controle que não só represente o seu estilo de jogo mas também uma que se adeque a cada situação de jogo. Uma grande quantidade de novas habilidades de controle também estarão disponíveis, incluindo a No Touch Control, que te permite correr ao lado de uma bola sem ter contato com ela, e a Trick Trap, uma habilidade que te permite simular numa direção antes de habilmente ir por uma outra para ultrapassares um adversário."

Precisão de chute sensível ao contexto: "Para os puristas do futebol, poucas coisas são mais gratificantes do que ver um passe longo ir em direção ao alvo com uma extraordinária precisão, mas tal como tudo no futebol, a precisão tem de ser conquistada. O PES 2020 concretiza esta ideia no jogo trazendo um nível adicional de realismo ao campo com uma melhorada sensibilidade ao contexto no remate. Isto significa que a precisão de cada chute e de cada passe que fazes alterará de acordo com a tua postura, a tua posiçao no campo e a pressão que sentires, proporcionando-te uma experiência de futebol mais profunda e autêntica. Agora, mais do que nunca, serás recompensado pela sincronização, paciência e leitura de jogo."

Defesa mais realista: "No PES 2020, as melhorias significativas foram feitas para recriar com precisão cada momento tenso do jogo que ocorre dentro do campo quando os defensores sobem para anularem um ataque bem executado. Estes melhoramentos incluem animações de carrinhos laterais adicionais, mais animações realistas nos cabeceamentos, assim como a opção de cometer uma Falta intencional como esforço derradeiro para evitar uma situação dramática."

Física de bola melhorada: "As melhorias significativas na física de bola irão permitir-te reagir com a bola de diversas formas novas, contribuindo para uma experiência de jogo mais profunda. As interações ao primeiro-toque serão agora apresentadas com um maior realismo, permitindo que os jogadores perspicazes antecipem melhor o caminho da bola. Os fãs de futebol que gostam de técnica poderão também tirar proveito de um sistema de controle de bola aperfeiçoado que lhes permitirá manipular a bola com várias partes do pé e controlá-la com um maior nível de destreza."

Interação de jogador adaptativa: Inspire: "Com a inclusão de um sistema de interação de jogador adaptativo elaborado com a nova característica Inspire, os fãs poderão ver as personalidades dos jogadores espelhadas no campo com um realismo sem precedentes. No PES 2020, o estilo de jogo de cada jogador não só afeta a maneira como ele interage com a bola, como também tem um impacto significativo no comportamento dos jogadores à sua volta. Por exemplo, quando um jogador conhecido pela sua capacidade de drible toma posse da bola, os seus colegas de equipa irão espalhar-se pelo campo para lhe darem espaço suficiente para fazer uma penetração. Do mesmo modo, quando um construtor de jogadas tem a bola, os seus colegas de equipa irão posicionar-se com mais agressividade para tirar proveito da sua extraordinária capacidade de passe. Isto traz um novo nível de profundidade à composição da equipa, uma vez que terás de pensar na forma como os diferentes estilos de jogo se complementam para obteres a melhor performance possível dos teus jogadores."

Novas capacidades e habilidades: "Agressividade - Tal como o nome sugere, os jogadores com esta capacidade irão carregar num jogador com posse de bola com uma agressividade considerável. Posse apertada - Os jogadores com esta capacidade poderão utilizar uma subtileza e técnica superiores para ultrapassar os adversários em espaços apertados. Bola em profundidade - Os jogadores com esta capacidade irão receber um estímulo de precisão quando chutarem bolas em profundidade."

Jogue como Ronaldinho: "Conhecido em todo o mundo como um dos jogadores de futebol mais interessantes, o excepcional estilo de futebol de Ronaldinho chega ao PES 2020 em grande forma. A introdução de vários novos sets de animação inspirados em Ronaldinho significa que poderás finalmente movimentares-te como ele, utilizando um talento técnico e uma movimentação fluida sem precedentes para derrotar os defensores com impunidade. Poderás também utilizar algumas das suas belas técnicas de primeiro-toque, incluindo o domínio da bola com o peito ou com as costas."

Licenças[editar | editar código-fonte]

Parcerias[editar | editar código-fonte]

O contrato de parceria entre Konami e Barcelona foi renovado, e junto com o anúncio foi confirmado o lançamento de uma versão especial do clube. [7]. O estádio Camp Nou será exclusivo do jogo. [8]

Em Julho de 2019, foram anunciados Manchester United (substituindo o Liverpool, agora parceiro do FIFA 20)[9], Juventus (exclusivo do PES)[10] e Bayern München (estádio exclusivo do PES)[11] como novos parceiros oficiais do jogo, assim como a renovação da parceria com o Arsenal, além de parcerias com clubes sul-americanos em Agosto do mesmo ano.

A seguir a lista de clubes parceiros do eFootball PES 2020:

País Equipe Notas
Flag of Spain.svg Espanha FC Barcelona Continua, estádio exclusivo
 Inglaterra Arsenal FC Continua
Manchester United Retorna
 Itália AC Milan Continua
Internazionale Continua
Juventus Retorna, clube e estádio exclusivos
 França AS Monaco Continua
 Alemanha Bayern de Munique Retorna, estádio exclusivo
FC Schalke 04 Continua
Escócia Celtic FC Continua
Rangers FC Continua
 Argentina Boca Juniors Continua, estádio exclusivo
River Plate Continua, estádio exclusivo
 Brasil Atlético Mineiro Novo
SC Corinthians Continua, clube e estádio exclusivos
Flamengo Continua, clube exclusivo
Palmeiras Continua, clube exclusivo
São Paulo FC Continua, clube exclusivo
Sport Recife Novo, clube exclusivo
Vasco da Gama Continua, clube e estádio exclusivos e patrocinado pelo jogo
 Chile Colo-Colo Continua, clube e estádio exclusivos
Universidad de Chile Novo, clube exclusivo
 Peru Alianza Lima Continua, clube exclusivo
Sport Boys Novo, clube exclusivo e patrocinado pelo jogo
Sporting Cristal Continua, clube exclusivo e patrocinado pelo jogo
Universitario Novo, clube exclusivo e patrocinado pelo jogo

Ligas[12][editar | editar código-fonte]

Adam Bhatti, gerente da marca PES, confirmou o retorno das segundas divisões de Espanha e Itália. Sobre os clubes, Adam revelou que estariam da mesma forma que eles estavam no PES 2018, ou seja, genéricos.[13].

A tabela a seguir mostra as ligas confirmadas no jogo até o momento:

Região Competição Licença Notas
 Argentina Superliga Argentina 1 Continua
 Bélgica Jupiler Pro League 1 Continua
 Brasil Brasileirão Série A 6 Continua(93% dos jogadores licenciados)
Brasileirão Série B 6 Novo
 Chile Campeonato AFP PlanVital 1 Continua
 Colômbia Liga Águila 1 Continua
 China CFA Super League 1 Continua
 Dinamarca 3F Superliga 1 Continua
Escócia Scottish Premiership 1 Continua
Flag of Spain.svg Espanha Liga Espanhola 3 Somente o Barcelona está licenciado
Liga Espanhola 2 4 Retorna
 França
Mónaco
Ligue 1 Conforama 1 Continua
Domino's Ligue 2 1 Continua
 Inglaterra
 País de Gales
Liga Inglesa 3 Apenas (Arsenal e Manchester United licenciados)
Liga Inglesa 2 4 Continua
 Países Baixos Eredivisie 1 Continua
 Itália Serie A Tim 1 Continua, Brescia será licenciado via DLC
Serie BKT 1 Retorna, será licenciada via DLC
Portugal Portugal Liga NOS 1 Continua
 Rússia Russian Premier League 1 Continua
Suíça Raiffeisen Super League 1 Continua
 Tailândia TOYOTA Thai League 1 Continua
 Turquia SporToto Super Lig 1 Continua
Europa Europa PEU League 4 Continua (liga fictícia)
Asia (orthographic projection).svg Ásia PAS League 4 Continua (liga fictícia)
Flags of the Union of South American Nations.gif América Latina PLA League 4 Continua (liga fictícia)

1: Competição licenciada por completo.

2: Logo, nome e troféu da competição não estão licenciados, mas o nome, escudo e uniformes de todos os clubes, além de todos os jogadores, estão licenciados.

3: Logo, nome e troféu da competição não estão licenciados, mas o nome, escudo e uniformes de alguns clubes, além de todos os jogadores, estão licenciados.

4: Liga fictícia ou totalmente genérica. Logo, nome e troféu da competição não estão licenciados, e nem o nome, escudo e uniformes de quaisquer clubes. No caso de liga existente, todos os jogadores estão licenciados.

5: Logo, nome e troféu da competição estão licenciados, mas o nome, escudo e uniformes de alguns clubes não estão licenciados, porém todos os jogadores estão licenciados.

6: Logo, nome e troféu da competição estão licenciados, mas o nome e aparência de alguns jogadores não estão/podem não estar licenciados.

Outros Times da Europa[editar | editar código-fonte]

1: Equipes genéricas com jogadores fictícios

Outros da América Latina[editar | editar código-fonte]

AFC Champions League[editar | editar código-fonte]

A licença da AFC Champions League traz a possibilidade de jogar com todos os clubes que participam da fase de grupos da edição de 2019.

AFC Champions League
País Clube
Arábia Saudita Al-Ahli
Al-Hilal
Al-Ittihad
Al-Nassr
 Austrália Melbourne Victory
Sydney FC
 Catar Al-Duhail
Al-Rayyan
Al-Sadd
 China Beijing Guoan
Guangzhou Evergrande
Shandong Luneng
Shanghai SIPG
 Coreia do Sul Daegu FC
Gyeongnam FC
Jeonbuk Hyundai Motors
Ulsan Hyundai
 Emirados Árabes Unidos Al Ain
Al-Wahda
Al-Wasl
 Irão Esteghlal
Persepolis
Zob Ahan
 Iraque Al-Zawraa
 Japão Kashima Antlers
Kawasaki Frontale
Sanfrecce Hiroshima
Urawa Red Diamonds
 Malásia Johor Darul Takzim
 Tailândia Buriram United
 Uzbequistão Lokomotiv
Pakhtakor

Seleções nacionais[editar | editar código-fonte]

A grande novidade é a presença de todas as seleções filiadas à UEFA, somando mais 22 ao jogo em relação à Pro Evolution Soccer 2019. No total, mais de 100 seleções nacionais estão disponíveis:

Região Seleção Licença Notas
Europa Europa Albânia 1
Alemanha 1
Andorra 1 Nova
Armênia 1 Nova
Áustria 1
Azerbaijão 1 Nova
Bélgica 1
Bielorrússia 1 Nova
Bosnia-Herzegovina 1
Bulgária 1
Cazaquistão 1 Nova
Chipre 1 Nova
Croácia 1
Dinamarca 1
Escócia 1
Eslováquia 1
Eslovênia 1
Espanha 1
Estônia 1 Nova
Finlândia 1 Retorna
França 1
Geórgia 1 Nova
Gibraltar 1 Nova
Grécia 1
Holanda 1
Hungria 2
Ilhas Faroe 1 Nova
Inglaterra 1
Irlanda 2
Irlanda do Norte 1
Islândia 1
Israel 1
Itália 1
Kosovo 1 Nova
Letônia 1 Retorna
Liechtenstein 1 Nova
Lituânia 1 Nova
Luxemburgo 3 Nova
Macedônia do Norte 1 Nova
Malta 1 Nova
Moldávia 1 Nova
Montenegro 2 Retorna
Noruega 1
País de Gales 1
Polônia 1
Portugal 1
República Tcheca 1
Romênia 1
Rússia 1
San Marino 1 Nova
Sérvia 1
Suécia 1
Suíça 1
Turquia 1
Ucrânia 1
Africa (orthographic projection).svg África Argélia 3
Burkina Faso 3
Camarões 2
Costa do Marfim 2
Egito 2
Gana 2
Guiné 3
Mali 3
Marrocos 2
Nigéria 3
Senegal 3
África do Sul 2
Tunísia 3
Zâmbia 3
North America (orthographic projection).svg Central America (orthographic projection).svg Américas do Norte e Central Costa Rica 2
Estados Unidos 3
Honduras 2
Jamaica 3
México 3
Panamá 2
Flags of the Union of South American Nations.gif América do Sul Argentina 1
Bolívia 2
Brasil 1
Chile 1
Colômbia 2
Equador 3
Paraguai 2
Peru 1
Uruguai 3
Venezuela 2
Asia (orthographic projection).svg/Oceania (orthographic projection).svg Asia/Oceania Arábia Saudita 3
Austrália 2
China 3
Coreia do Norte 3
Coreia do Sul 3
Emirados Árabes Unidos 3
Iraque 3
Irã 3
Japão 1
Jordânia 3
Kuwait 3
Líbano 3
Nova Zelândia 2
Omã 3
Catar 3
Tailândia 1
Uzbequistão 3

1: Licença completa.

2: Apenas jogadores estão licenciados.

3: Sem licença.

Competições Internacionais de seleções[editar | editar código-fonte]

Competições Internacionais de clubes[editar | editar código-fonte]

Estádios[editar | editar código-fonte]

PES 2020 contará com cerca de 50 estádios na época do lançamento, e mais outros serão adicionados em pacotes de dados futuros. Essa é uma lista dos estádios confirmados no jogo, note que ela poderá aumentar após o lançamento do jogo:

  1. Alemanha Allianz Arena *
  2. Alemanha Veltins-Arena
  3. Escócia Celtic Park
  4. Escócia Ibrox Stadium
  5. Espanha Camp Nou *
  6. Países Baixos Amsterdam Arena
  7. Países Baixos De Kuip
  8. Inglaterra Emirates Stadium
  9. Inglaterra Old Trafford
  10. Itália Estádio Giuseppe Meazza, em duas versões diferentes: San Siro (representando o Milan) e Giuseppe Meazza (representando a Inter)
  11. Itália Juventus Stadium *
  12. Itália Stadio Olimpico
  13. Mónaco Stade Louis II
  14. Portugal Estádio José Alvalade
  15. Suíça St. Jakob-Park
  16. Turquia Estádio Şükrü Saracoğlu
  17. Argentina La Bombonera *
  18. Argentina Monumental de Núñez *
  19. Brasil Allianz Parque *
  20. Brasil Arena Corinthians *
  21. Brasil Estádio Beira-Rio
  22. Brasil Estádio do Maracanã *
  23. Brasil Estádio do Morumbi *
  24. Brasil Mineirão
  25. Brasil Palestra Itália *
  26. Brasil São Januário *
  27. Brasil Vila Belmiro(remodelado)
  28. Chile Estadio Monumental David Arellano *
  29. Peru Estádio Alberto Gallardo * via DLC
  30. Peru Estádio Alejandro Villanueva *
  31. Japão Saitama Stadium
  • exclusivos do PES

Estádios genéricos[editar | editar código-fonte]

  1. KONAMI Stadium
  2. Neu Sonne Arena
  3. Metropole Arena
  4. Hoofdstad Stadion
  5. Estadio Campeones
  6. Estadio de Escorpião
  7. Estadio del Nuevo Triunfo
  8. Stade de Sagittaire
  9. Stadio Orione
  10. Burg Stadion
  11. Estadio del Martingal
  12. Rose Park Stadium
  13. Coliseo de los Deportes
  14. Sports Park
  15. Village Road
  16. Stadio Nazionale
  17. Estadio del Tauro
  18. eFootball Stadium
  19. eFootball.Pro Arena

Trilha sonora[editar | editar código-fonte]

Música Artista Origem da Música
Dinners Gettin' Cold Biig Piig  Irlanda
Snake Skin Boots Blimes & Redinho  Estados Unidos
 Reino Unido
MPTS Branko & Pedro Portugal Portugal
Forgotten Graves The Brian Jonestown Massacre  Estados Unidos
Boys Got Go Broncho  Estados Unidos
Double Denim Hop Buzzard Buzzard Buzzard  Reino Unido
Anything I Do CLiQ feat. Ms. Banks & Alika  Reino Unido
Luvin U Dirty Nice feat. Desta French  Reino Unido
Higher Dylan Cartlidge  Reino Unido
When I'm with Him Empress Of  Estados Unidos
Heavenly Maybe Gengahr  Reino Unido
Started Out Georgia  Reino Unido
Armatopia Johnny Marr  Reino Unido
Say Something Jordan Rakei  Nova Zelândia
Bounce Leo Justi feat. Empara Mi  Brasil
 Reino Unido
In Person Low Island  Reino Unido
In Your Head Nilüfer Yanya  Reino Unido
Frens Obongjayar Nigéria
Wide Awake Parquet Courts  Estados Unidos
Circle Up Party Favor feat. Bipolar Sunshine  Estados Unidos
 Reino Unido
Heaven Pumarosa  Reino Unido
The Revolution Ross from Friends  Reino Unido
Comeback Kid Sharon Van Etten  Estados Unidos
Intercontinental Tasha the Amazon  Canadá
Afrika Te'Amir  Estados Unidos

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. «eFootball PES 2020 Release Date set for 10th September!». PRO EVOLUTION SOCCER 2019 (em inglês) 
  2. https://sportv.globo.com/site/e-sportv/pes/noticia/pes-2020-e-anunciado-com-messi-na-capa-ronaldinho-gaucho-protagoniza-legends-edition.ghtml
  3. https://www.konami.com/wepes/2020/us/pt-br/all/topic/visual
  4. https://www.konami.com/wepes/2020/us/pt-br/all/topic/master_league
  5. https://www.konami.com/wepes/2020/us/pt-br/all/topic/matchday
  6. https://www.konami.com/wepes/2020/us/pt-br/all/topic/gameplay
  7. «FC Barcelona renews agreement with KONAMI, with Messi to appear on the cover of the new edition of eFootball PES 2020». Site oficial do FC Barcelona (em inglês) 
  8. «FC Barcelona and KONAMI celebrate renewal of agreement with event at Ciutat Esportiva». Site oficial do FC Barcelona (em inglês) 
  9. Bhatti, Adam (2 de julho de 2019). «At this moment, I want to say a huge thanks to @LFC for an incredible partnership. The club is a special one, and the people we worked with a credit to a wonderful football club. Now it's time to start something special with @ManUtd, a long term deal at an exciting time for PES». @Adam_Bhatti (em inglês). Consultado em 16 de julho de 2019  line feed character character in |titulo= at position 180 (ajuda)
  10. Bhatti, Adam (16 de julho de 2019). «Exclusive license. Juventus only in PES. I told everyone UCL never gave us licenses, we changed direction, and finally we showed you. 3 big partnerships announced, but Juventus has the biggest impact in-game. The journey is complete, time to start a new story together https://twitter.com/officialpes/status/1151053877212602375 …». @Adam_Bhatti (em inglês). Consultado em 16 de julho de 2019  line feed character character in |titulo= at position 135 (ajuda); Ligação externa em |titulo= (ajuda)
  11. Bhatti, Adam (11 de julho de 2019). «I'm telling you, the scanning tech this year is insane welcome to the partners club @FCBayern, incredibly pleased to have the German champions back in PES https://twitter.com/pesuniverse_es/status/1149347814499147776 …». @Adam_Bhatti (em inglês). Consultado em 16 de julho de 2019  Ligação externa em |titulo= (ajuda)
  12. https://www.konami.com/wepes/2020/us/pt-br/all/page/license
  13. https://twitter.com/Adam_Bhatti/status/1139096619872268289