ETEC Conselheiro Antonio Prado

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
ETECAP
Escola Técnica Estadual Conselheiro Antônio Prado
Fundação 24 de junho de 1964 (55 anos)
Tipo de instituição Público
Total de estudantes 764 (Ensino Médio, ano de 2018) [1]
Diretor(a) Paula Cristina da Silva Lima Fernandes
Cidade Campinas
Estado  São Paulo
Cursos técnicos Biotecnologia, Meio Ambiente e Química
Cores      Azul
     Branco
Site http://www.etecap.com.br/

A Escola Técnica Estadual Conselheiro Antonio Prado (ETECAP), antigo COTICAP, é um colégio técnico da área de química, meio ambiente, a partir do ano de 2013, biotecnologia situado em Campinas, São Paulo, cujo nome foi escolhido em homenagem a Antônio da Silva Prado, importante político da então província de São Paulo. A escola oferece também vagas para o Ensino Médio. E é considerada uma das melhores escolas técnicas do país.

História[editar | editar código-fonte]

Vista frontal da entrada da escola.

No dia 24 de junho de 1964, foi fundada a "Escola de Química", oficialmente batizada de Colégio Técnico Industrial "Conselheiro Antonio Prado" - COTICAP, numa homenagem ao ilustre conselheiro do Império e mais tarde se tornou ETECAP, Escola Técnica Estadual "Conselheiro Antônio Prado".

Em 2004, quando a escola completou seus 40 anos, uma série de homenagens foram realizadas por alunos, professores, direção, e todo o colégio no mês de junho. Exemplo deste, foi o teatro realizado por grupo de alunos que homenageou Dr. Lucien Genevois, fundador do colégio, contando um pouco da história do colégio e suas tradições.

Curiosidade, o auditório da escola é chamado de Lucien Genevois em homenagem ao fundador.

A ETECAP oferece hoje os cursos de Técnico em Química, Técnico em Biotecnologia, Técnico em Meio Ambiente mas também já ofereceu o curso de Petroquímica, no período integral e noturno. O curso foi descontinuado em 1997.

Acesso[editar | editar código-fonte]

Como a ETECAP faz parte do núcleo de escolas do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, para entrar no colégio é preciso ser aprovado no chamado "vestibulinho", realizado semestralmente.[2].

Eventos tradicionais[editar | editar código-fonte]

FIMPOP[editar | editar código-fonte]

Banda de alunos se apresentando no FIMPOP 2014.

Tradicionalmente organizado pelo Grêmio, o Festival Interno de Música Popular, FIMPOP, é uma tradição da ETECAP. O evento costuma fechar a Semana de Esporte e Cultura (SEMEC) com apresentações de bandas integradas por alunos da escola.

SEMEC[editar | editar código-fonte]

Antiga Semana da Pátria, que passou a ser chamada de SEMTEC (Semana Técnica), é atualmente chamada de SEMEC (Semana de Esporte e Cultura). Tradicionalmente ocorre na semana da Independência do Brasil, onde são realizados competições esportivas e gincanas, além de oficinas culturais e mostra de projetos desenvolvidos por alunos.

MAAPE[editar | editar código-fonte]

A Maratona Acadêmica de Alunos e Professores da ETECAP foi criada por alunos do ensino médio no ano de 2011 através da disciplina de 'Projetos Técnico-Científicos' e teve sua primeira edição realizada no dia 8 de outubro de 2011. O evento é dividido em duas partes, nas semanas que antecedem o dia do evento, alunos do Ensino Médio são divididos em equipes que realizam diversos tipos de provas, como arrecadação de materiais de primeira necessidade para doação e preparações para o dia do evento; já no dia da maratona, os alunos realizam atividades competitivas relacionadas tanto ao conteúdo de disciplinas vistas em sala de aula quanto atividades físicas e artísticas, no fim do evento a equipe vencedora é premiada. Após sua primeira edição, a maratona acadêmica foi incorporada ao calendário oficial da ETECAP.

Referências

  1. «Matrículas e infraestrutura da Antonio Prado Conselheiro Etec». QEdu. Consultado em 28 de junho de 2019 
  2. «ETECAP - Cursos Oferecidos». www.etecap.com.br 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]