Earl Sweatshirt

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Earl Sweatshirt
Earl Sweatshirt em 2013
Informação geral
Nome completo Thebe Neruda Kgositsile
Nascimento 24 de fevereiro de 1994
Origem Los Angeles, Califórnia
País  Estados Unidos
Gênero(s) Hip hop
Período em atividade 2008 - atualmente
Gravadora(s) Tan Cressida, Columbia Records
Página oficial earlsweatshirt.com

Thebe Neruda Kgositsile (Los Angeles, 24 de fevereiro de 1994), mais conhecido por seu nome artístico Earl Sweatshirt, é um rapper norte-americano membro do grupo de hip hop alternativo OFWGKTA ou somente Odd Future. Ele canta na sua propria gravadora a Tan Cressida e Columbia Records.

Primeiros anos de vida[editar | editar código-fonte]

Earl Sweatshirt nasceu e foi criado em Los Angeles,Califórnia, ele é filho de Cheryl Harris uma professora de direito na Universidade da Califórnia e filho do Keorapetse Kgositsile um politico e poeta que abandonou a familia quando Earl tinha 6 anos. Ele se formou na New Roads High School em Santa Monica.

Inicío da Carreira 2009 - 2010[editar | editar código-fonte]

Em 2009, Tyler, the Creator conheceu Earl, até então conhecido como Sly Tendencies, no MySpace onde ele gravou faixas para sua mixtape chamada de Kitchen Cutlery,embora a mixtape nunca tenha sido terminada ou liberada ele se tornou amigo do Tyler e entrou para o Odd Future.

Earl e seu novo grupo, foram destaques em revistas como Spin, Billboard e The Fader. Seu primeiro álbum, intitulado de Earl, foi auto-lançado 31 de março de 2010 como um download digital gratuito no site Odd Future. A maioria das faixas do álbum foram produzidas pelo Tyler e foi nomeado o 24° melhor álbum de 2010 pela Complex.

Apesar das críticas positivas, várias fontes estavam indicando que Earl tinha parado de fazer músicas com Odd Future. Mensagens de Tyler, no Twitter e no Formspring diziam que a mãe de Earl não estava dando mais permissão para liberar toda a música dele. Sua mãe o mandou para Samoa por causa da letras que eram desrespeitosas e agressivas e também para ficar longe dos integrantes do grupo, embora Earl havia expressado em uma entrevista, que não era por causa da sua musica e conteúdo lirico e sim para não se meter em problemas.

Earl foi para a Coral Reef Academy, uma escola terapêutica para meninos em situação de risco, localizada fora da capital de Samoa e Apia. Enquanto estava lá, ele leu a biografia de Manning Marable, Malcolm X e a ficção contracultura de Richard Fariña. Ele também escreveu rimas, incluindo a maioria de seus versos em "Oldie", sua única contribuição na música e no álbum The OF Tape Vol.2

Em 1 º de dezembro de 2011, três músicas inéditas de Earl foram liberadas através do OddFutureTalk "Odd Future Unreleased" mixtape. Em dezembro de 2011, Earl foi anunciado como candidato para 2012 Freshmen, Lista da XXL.

2012 - Presente[editar | editar código-fonte]

Em 8 de fevereiro de 2012, os rumores espalhados pela internet que Earl havia retornado, foi quando um vídeo dele apareceu no YouTube com uma prévia de uma nova música dizendo que se os espectadores queriam "a coisa completa" eles teriam que dar-lhe 50 mil seguidores no Twitter. Ele também confirmou mais tarde em sua nova conta, que ele tinha retornado para sua casa em Los Angeles. Três horas se passaram e Earl atingiu 50.000 seguidores e liberou uma nova música em seu site, intitulado "Home", em que ele termina a canção com " eu estou de volta. Bye". Earl posteriormente confirmou via Twitter que todas as faixas lançadas antes do Oldie, era coisas que ele gravou antes de ir para o estrangeiro. No mesmo dia, Earl lançou o seu website Terttlefer.com, que mais tarde foi alterado para Earlxsweat.com (depois de seu nome de usuário do Twitter) e, finalmente Earlsweatshirt.com.

Em 15 de março de 2012, foi confirmado que Earl apareceria na canção "Oldie" do The OF Tape Vol.2. Esta foi a sua primeira aparição com o seu grupo depois do seu retorno.

Depois de uma longa ausência do Odd Future, Earl teve sua primeira aparição com o grupo no Hammerstein Ballroom, em Nova York em 20 de março de 2012. Em 9 de abril de 2012, o rapper Casey Veggies lançou uma mixtape intitulada Greatly 3, que inclui uma canção com Earl Sweatshirt, Tyler, the Creator, Domo Genesis, e Hodgy Beats intitulado "PNCINTLOFWGKTA". Durante esse mês Earl, assinou documentos para criar seu próprio selo chamado Tan Cressida que será distribuído pela Columbia Records. Ele recusou várias outras propostas de gravadoras, devido a sua prioridade de permanecer perto do Odd Future. Seus novos registros ainda contará com o logotipo com o grupo e trabalhos com Tyler e Matt marcians.

Earl é destaque na faixa "Rich Kids Super" do álbum de estréia de Frank Ocean Channel ORANGE lançado digitalmente 10 de julho de 2012. Em 16 de julho, Domo Genesis e The Alchemist lançou o primeiro single oficial, "Elimination Chamber", de seu álbum de colaboração No Idols, que contou com Earl, Vince Staples, e Action Bronson, e produzido por The Alchemist. Ele também foi mais tarde incluído no álbum novamente na faixa "Daily News" (também com SpaceGhostPurrp & Action Bronson) & "Gamebreaker". Em 23 de julho 2012, Flying Lotus lançou uma canção intitulada "Between Friends" no Adult Swim série que apresenta Earl Sweatshirt e o Capitão Murphy. Earl é destaque no terceiro álbum de estúdio do MellowHype.

Em 2 de novembro, Earl lançou seu primeiro single solo desde seu retorno de Samoa, intitulado "Chum". Em 12 de novembro, ele anunciou em um tweet que o segundo e terceiro álbum de estúdio será intitulado, respectivamente, Doris e Gnossos. Em 4 de dezembro, Earl lançou o vídeo oficial da música "Chum". Há rumores de aparecer Doris, que está atualmente sem uma data de lançamento. Doris foi relatado para os vocais de recursos ou de produção de Tyler, The Creator, Frank Ocean, Ommas Keith, Thundercat, Domo Genesis, The Neptunes, Christian Rich, Vince Staples, BBNG, Pharrell Williams, Samiyam, The Alchemist, Casey Veggies, The Internet e RZA. Em janeiro de 2013, foi anunciado que o grupo iria se apresentar no Coachella Valley Music and Arts Festival, e em fevereiro de 2013, foi anunciado que ele também iria se apresentar no Bonnaroo Music 2013 and Arts Festival.

Em março de 2013 durante a realização de Flying Lotus e Mac Miller, Earl estreou três novas canções off Doris, "Burgundy", produzido por Pharrell Williams, "Hive", com Casey Veggies e Vince Staples e "Guild" com Mac Miller. Earl também confirmou o próximo single a ser intitulado "Whoa", com Tyler, The Creator. A canção foi lançada no iTunes em março 12, 2013, juntamente com o vídeo da música que está sendo lançado, que foi dirigido por Tyler.

Discografia[editar | editar código-fonte]

Álbuns de estúdio[editar | editar código-fonte]

  • Earl (2010)
  • Doris (2013)
  • I Don't Like Shit, I Don't Go Outside: An Album by Earl Sweatshirt (2015)

Com o Odd Future[editar | editar código-fonte]

  • Radical (2010)
  • The OF Tape Vol. 2 (2012)

Singles[editar | editar código-fonte]

  • Earl (2010) [Incluso no album "Earl"]
  • Chum (2012) [Incluso no album "Doris"]
  • Whoa (2013) [Incluso no album "Doris"]
  • Hive (2013) [Incluso no album "Doris"]
  • Grief (2015) [Incluso no album "I Don't Like Shit, I Don't Go Outside: An Album by Earl Sweatshirt"]