Easy listening

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Easy listening
Origens estilísticas Música erudita, jazz, swing
Contexto cultural década de 1930 e 1940
Instrumentos típicos Orquestra, piano, flauta, violino, teclado
Popularidade década de 1970 e década de 1980
Formas regionais
 Estados Unidos
 França

Easy listening é o nome inglês para um formato de rádio e estilo de música orquestral que surgiu na década de 1950 e que teve como precursores Ray Conniff, Burt Bacharach, Paul Mauriat, Percy Faith, Henry Mancini, Mantovani, Franck Pourcel, Bradley Joseph, entre outros. Frequentemente confunde-se com lounge music, sendo geralmente considerada pelos críticos como mera simplificação ou diluição de outros estilos, de maneira a se tornar "facilmente audível" (easy listening).

Suas raízes estão nas Big Bands dos anos 1930 e 1940, de onde se originou a maioria de seus intérpretes, instrumentistas e arranjadores.[1] Fez sucesso junto ao grande público, na década de 1960, vendendo milhões de discos, e suas apresentações públicas chegavam a lotar as casas de espetáculos, além de influenciar o desenvolvimento de outros estilos musicais.

A partir da década de 1970, várias orquestras e solistas, antes obscuros, como o flautista romeno Gheorghe Zamfir e o pianista francês Richard Clayderman, alcançaram grande sucesso, dentro do estilo, assim como Kenny G, nos anos 1980.

Notas e Referências

  1. «about easy listening». allmusic.com (em inglês). Consultado em 19 de maio de 2013 
Ícone de esboço Este artigo sobre música é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.