Economia da Abecásia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Economia da Abecásia
Economia da Abecásia
Lago Ritsa, em região turística da Abecásia.
Moeda utiliza o rublo russo e o apsar abecase
Estatísticas
PIB N/D
Variação do PIB N/D
PIB per capita N/D
Inflação (IPC) N/D
Força de trabalho total N/D
Desemprego N/D
Exterior
Exportações N/D
Principais parceiros de exportação Rússia (principal)
Importações N/D
Principais parceiros de importação Rússia (principal)
Finanças públicas
Receitas N/D
Despesas N/D
Salvo indicação contrária, os valores estão em US$

Tradicionalmente, a agricultura tem sido a atividade econômica mais importante da Abecásia, tendo como produtos mais representativos: frutas cítricas, tabaco, chá e uva. Não obstante, a limitada área de terras aptas para trabalhos agrícolas impôs um limite proibitivo ao desenvolvimento do setor. A produção industrial se concentra na carne, e o ramo das madeireiras. Em tempos de paz, a área de serviços dinamiza a economia com os ingressos derivados do turismo, destacando-se as atividades de empreendimentos recreativos instalados na costa. A Abecásia se comunica com a Rússia e com o resto da Caucásia por rodovias e ferrovias, e a capital tem um importante aeroporto.

A economia desta república se encontra em uma difícil situação. Nos últimos anos, com o apoio da Rússia, melhorou a qualidade de vida de seus habitantes. Durante seus anos de independência de facto, a Abecásia teve que enfrentar o caos econômico deixado pelo colapso da União Soviética e, mais tarde, da guerra contra a Geórgia, e a crise humanitária posterior. A isto se soma o embargo que está submetida, e que é quebrado apenas pela Federação Russa. Como forma de superar a crise, o governo tem tratado de fomentar a inversão estrangeira, promovendo o neoliberalismo e solicitando diversos empréstimos a bancos russos. De acordo com um informe do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, realizado em abril de 2004, o produto interno bruto da Abecásia havia caído entre 80% e 90% nos últimos quinze anos, e a taxa de desemprego alcançava 90%.[1]

Bichvinta é um dos principais centros turísticos do país.

A moeda utilizada é o rublo. O dólar americano pode ser trocado nos bancos de Sujumi, Gagra, Gali e Gudauta. O lari, moeda da Geórgia, está proibido.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências