Ed Roth

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ed Roth
Nome completo Ed Roth
Nascimento 3 de abril de 1932
Local Beverly Hills, California
Morte 4 de abril de 2001 (69 anos)
Local Manti, Utah
Nacionalidade estadunidense
Área(s) de atuação cartunista
desenhista
Hot Rod
pinstriping
Gênero(s) Kultura Kustom
Pseudônimo(s) Big Daddy
Trabalhos de destaque Rat Fink

Ed "Big Daddy" Roth (4 de março de 1932 - 4 de abril de 2001) foi um artista, cartunista, pinstriper e designer e construtor de carros personalizados, notório por criar o Rat Fink, ícone do hot rod e outros personagens. Roth foi uma figura chave na Kustom Kulture e o movimento hot-rod do final dos anos 1950 e 1960.

Início[editar | editar código-fonte]

Roth nasceu em Beverly Hills, Califórnia. Filho de Marie (Bauer) e Roth Henry.[1] Cresceu em Bell (Califórnia), cursou o primário na Bell High School, onde suas aulas incluia automobilismo e artes.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Beatnik Bandit no National Automobile Museum.

Roth é caracterizado por suas caricaturas grotescas - tipificado pelo Rat Fink - representando imaginativos, fora do tamanho, e com representações monstruosas dos hot rods que ele e seus contemporâneos construídas. Roth começou na aerografia e vendendo revistas no estilo Weirdo, além de camisetas em feiras automóveis e nas páginas da Craft Car, revista publicada a partir de 1958. Em 1959, seus produtos tornaram-se uma mania, explodindo com Roth na vanguarda do movimento. Roth foi o pioneiro do movimento Kustom Kulture juntamente com os colegas Dean Jeffries e Pete Millar.

Em 1959, Roth criou o The Outlaw. Um hot rod construido em fibra de vidro, que foi destaque na edição de janeiro de 1960 da Craft Car. Outros hot rods incluem o Bandit Beatnik de 1961, O Mysterion Ford bimotor (1963), A Orbitron (1964), e Road Agent (1965), entre outros.[2] Em 1965, sua criação foi destaque no filme Beach Blanket Bingo, estrelado por Frankie Avalon e Annette Funicello.

Em 1962, a Revell empresa de modelismo começou a vender modelos de plástico de carros de Roth. A Revell continuou a re-edição de Roth Monsters e kits de carro Kustom.[3]

Em 1970 um roubo em seu estúdio fez com que ele desistisse da atividade de construtor de hot rods. A pedido de fãs, ele voltou a construir suas obras para colecionadores e eventos nas quais ele era convidado. Ele morreu aos 69 anos vitima de um infarto enquanto ele trabalhava na construção de um hot rod.

Galleri[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Obituary: Edward Roth». Deseret News. 7 de abril de 2001  (em inglês)
  2. Ed "Big Daddy" Roth, His Life, Times, Cars, and Art by Pat Ganahl, CarTech Books, consultado em 19 de abril de 2011  (em inglês)
  3. Remembering Revell Model Kits by Thomas Graham-2nd Edition-Shiffer Books, consultado em 19 de abril de 2011  (em inglês)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]