Ed McIlvenny

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ed McIlvenny
Informações pessoais
Nome completo Edward "Ed" John McIlvenny
Data de nasc. 21 de outubro de 1924
Local de nasc. Greenock, Reino Unido
Falecido em 18 de maio de 1989 (64 anos)
Informações profissionais
Posição Defensor
Clubes profissionais
Anos Clubes Jogos e gol(o)s
Estados Unidos Philadelphia Nationals
Seleção nacional
1950 Flag of the United States.svg Estados Unidos 3 (0)

Edward "Ed" John McIlvenny (Greenock, 21 de outubro de 1924 - Eastbourne, 18 de maio de 1989) foi um futebolista escocês que defendeu a Seleção de Futebol dos Estados Unidos.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Começou a jogar profissionalmente em 1947, no Wrexham, do País de Gales, à época na terceira divisão inglesa. Jogou apenas sete vezes na equipe quando mudou-se em 1949 para a Filadélfia. Junto com o colega de equipe Walter Bahr, foi chamado para a Copa do Mundo de 1950 (o que faz dele provavelmente o primeiro escocês a jogar uma Copa - a Escócia só estrearia em mundiais na edição de 1954), onde foi escolhido para ser o capitão da equipe na lendária vitória sobre a Inglaterra por ser britânico.[1]

Após a Copa, chegou a jogar no Manchester United, convidado pelo próprio Matt Busby, mas só defendeu duas vezes os Red Devils. Encerrou a carreira no Headington United.

Trívia[editar | editar código-fonte]

  • No filme Duelo de Campeões, que retrata a vitória dos EUA sobre os ingleses em 1950, a produção erroneamente preferiu dar o posto de capitão para Walter Bahr (que fora capitão apenas no jogo seguinte, contra o Chile, além de dar pouco espaço para McIlvenny na história.

Referências

  1. «Elenco na Copa de 50». Consultado em 13 de fevereiro de 2016. 

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]