Eddie Jordan

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Eddie Jordan
Nascimento 30 de março de 1948 (70 anos)
Dublin
Cidadania República da Irlanda
Ocupação empresário, comentarista, escritor, piloto de automóvel, jornalista, comerciante, apresentador
Prêmios Prêmios James Joyce, Comandante da Ordem do Império Britânico
Empregador BBC Sport, BBC
Página oficial
http://www.eddiejordan.com/

Edmund "Eddie" Jordan, também conhecido como EJ (Dublin, 30 de Março de 1948), é um ex-chefe de equipe de automobilismo irlandês, empresário e personalidade de televisão.[1]

Biografia[editar | editar código-fonte]

Nascido na capital da Irlanda, Jordan trabalhou primeiro no Bank of Ireland. Ele ganhou o Irish Kart Championship em 1971 e se mudou para a Fórmula Ford em 1974. Ele foi também o fundador e proprietário da Jordan Grand Prix, uma equipe de Fórmula 1 que ficou em ativa de 1991 a 2005 (atualmente esta se chama Force India Formula One Team Limited, vendida em 2005). Ainda foi o analista-chefe da cobertura da Fórmula 1 na BBC entre 2009 e 2015 antes de ingressar no Canal 4 depois que a BBC se retirou em 2016. Em fevereiro de 2016, foi anunciado que a Jordan se uniria a Top Gear como apresentador.

Além do automobilismo, tem várias outras empresas ainda pertencentes em parte ou totalmente por si incluindo a marca de vodca V10, a marca de bebidas energéticas EJ-10 e a empresa de propriedade búlgara Madara Capital, que desenvolvem investimentos na praia de Karadere, onde ele também era diretor. Jordan é um patrono da caridade de câncer infantil Clic Sargent.

Vida pessoal[editar | editar código-fonte]

Ele é casado com Marie McCarthy, ex-jogadora de basquete da Irlanda, e casados desde 1979 tendo quatro filhos: Zoe, Miki, Zak e Kyle. Sua base principal é na Irlanda, onde Jordan mantém seu helicóptero pessoal. Ele tem casas ainda em Wentworth, South Kensington, Londres e Mônaco, onde ele mantém seu iate.

Ele foi o tema de This Is Your Life em 2000, quando ele foi surpreendido por Michael Aspel.

Outros interesses[editar | editar código-fonte]

Jordan adora rock and roll, toca bateria e até 2007 o nome de sua banda era V10. Uma versão reduzida da banda está atualmente tocando em vários locais ao redor do mundo sob o nome de "Eddie & The Robbers".

Jordan é fã do Celtic, Coventry City e Chelsea e tem sido associado a ofertas públicas de aquisição para Coventry. Jordan é também um acionista celta. Outros interesses esportivos da Jordânia incluem golfe e corridas de cavalos; ele tem cavalos treinando com o Mouse Morris.

Na política é um defensor do Partido Conservador e um membro do Royal Dublin Golf Club e do Royal Cork Yacht Club . Jordan já publicou uma autobiografia chamada "Um homem independente", lançada em maio de 2007.

Referências

  1. «Perfil na ESPN». Consultado em 17 de nov de 2016. 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Automobilismo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.