Eddie Jordan

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Eddie Jordan
Nascimento 30 de março de 1948
Dublin
Cidadania República da Irlanda
Alma mater
  • Synge Street CBS
Ocupação empresário, comentador, escritor, piloto, jornalista, mercador, apresentador, empreendedor
Prêmios
  • Prêmios James Joyce
  • Comandante da Ordem do Império Britânico
  • Honorary Officer of the Order of the British Empire
Empregador BBC Sport, BBC
Página oficial
http://www.eddiejordan.com/

Edmund "Eddie" Jordan, também conhecido como EJ (Dublin, 30 de Março de 1948), é um ex-chefe de equipe de automobilismo irlandês, empresário e personalidade de televisão.[1]

Biografia[editar | editar código-fonte]

Nascido na capital da Irlanda, Jordan trabalhou primeiro no Bank of Ireland. Ele ganhou o Irish Kart Championship em 1971 e se mudou para a Fórmula Ford em 1974. Ele foi também o fundador e proprietário da Jordan Grand Prix, uma equipe de Fórmula 1 que ficou em ativa de 1991 a 2005 (atualmente esta se chama Aston Martin). Ainda foi o analista-chefe da cobertura da Fórmula 1 na BBC entre 2009 e 2015 antes de ingressar no Canal 4 depois que a BBC se retirou em 2016. Em fevereiro de 2016, foi anunciado que a Jordan se uniria a Top Gear como apresentador.

Além do automobilismo, tem várias outras empresas ainda pertencentes em parte ou totalmente por si incluindo a marca de vodca V10, a marca de bebidas energéticas EJ-10 e a empresa de propriedade búlgara Madara Capital, que desenvolvem investimentos na praia de Karadere, onde ele também era diretor. Jordan é um patrono da caridade de câncer infantil Clic Sargent.

Vida pessoal[editar | editar código-fonte]

Ele é casado com Marie McCarthy, ex-jogadora de basquete da Irlanda, desde 1979 tendo quatro filhos: Zoe, Miki, Zak e Kyle. Sua base principal é na Irlanda, onde Jordan mantém seu helicóptero pessoal. Ele tem casas ainda em Wentworth, South Kensington, Londres e Mônaco, onde ele mantém seu iate.

Ele foi o tema de This Is Your Life em 2000, quando ele foi surpreendido por Michael Aspel.

Outros interesses[editar | editar código-fonte]

Jordan adora rock and roll, toca bateria e até 2007 o nome de sua banda era V10. Uma versão reduzida da banda está atualmente tocando em vários locais ao redor do mundo sob o nome de "Eddie & The Robbers".

Jordan é fã do Celtic, Coventry City e Chelsea e tem sido associado a ofertas públicas de aquisição para Coventry. Jordan é também um acionista celta. Outros interesses esportivos da Jordânia incluem golfe e corridas de cavalos; ele tem cavalos treinando com o Mouse Morris.

Na política é um defensor do Partido Conservador e um membro do Royal Dublin Golf Club e do Royal Cork Yacht Club . Jordan já publicou uma autobiografia chamada "Um homem independente", lançada em maio de 2007.

Referências

  1. «Perfil na ESPN». Consultado em 17 de nov de 2016 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre automobilismo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.