Eddie Vedder

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta biografia de uma pessoa viva cita fontes confiáveis e independentes, mas elas não cobrem todo o texto. Ajude a melhorar esta biografia providenciando mais fontes confiáveis e independentes. Material controverso sobre pessoas vivas sem apoio de fontes confiáveis e verificáveis deve ser imediatamente removido, especialmente se for de natureza difamatória.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Eddie Vedder
Eddie Vedder 01.jpg
Eddie Vedder em 2007
Informação geral
Nome completo Edward Louis Severson III[1]
Nascimento 23 de dezembro de 1964 (51 anos),[1]
Origem Evanston, Illinois[1]
País  Estados Unidos[1]
Gênero(s) Rock
Rock Alternativo
Grunge
Folk
Instrumento(s) vocal, violão, guitarra, ukulele
Período em atividade 1986 - atualmente
Gravadora(s) J Records, A&M Records, Epic Records
Afiliação(ões) Pearl Jam, Surf and Destroy, The Butts, Indian Style, Bad Radio, Temple of the Dog, The Doors, Hovercraft, The What, C Average, Neil Finn e Friends

Eddie Vedder (nascido Edward Louis Severson III, Evanston, 23 de dezembro de 1964),[1] é um cantor, compositor e músico americano, mais conhecido por ser o vocalista e um dos guitarristas da banda Pearl Jam.

Vedder também criou música para álbuns de outros artistas para além de ter uma carreira a solo começando em 2007, quando lançou o seu primeiro álbum como banda sonora do filme Into the Wild (2007). O seu segundo álbum Ukulele Songs e um DVD Water on the Road foram lançados em 2011.

Início de vida[editar | editar código-fonte]

Nascido em 23 de dezembro de 1964 em Chicago, Illinois, com o nome Edward Louis Severson III, é filho de Karen Lee Vedder e Edward Louis Severson, Jr.[2] Seus pais se divorciaram em 1965, e sua mãe casou-se com um homem chamado Peter Mueller, que o criou. Ele cresceu pensando que Mueller fosse seu pai biológico e usava o nome Edward Mueller.[3] Ele é de ascendência alemã e dinamarquesa.[2]

Enquanto vivendo em Evanston, um bairro do subúrbio de Chicago, a família Vedder cuidava de sete crianças adotivas em uma casa de grupo..[4] Em meados da década de 1970, a família, incluindo os três meio-irmãos de Vedder, mudou-se para San Diego, Califórnia. Foi naquela época, aos 12 anos, que Eddie ganhou da mãe uma guitarra de presente de aniversário. Ele passou a usar a música e o surfe como fontes de conforto. Um álbum em especial que teve um grande impacto na sua vida foi Quadrophenia, do The Who. Ele mais tarde disse: "quando eu tinha uns 15 ou 16 anos... eu me sentia completamente só. Eu estava só - exceto pela música".[5] [6] Sua mãe e seu padrasto se divorciaram quando ele era adolescente, e sua mãe e seus irmãos voltaram para Chicago, mas ele continuou na Califórnia para concluir o ensino médio.

Após o divórcio, Vedder descobriu que Peter Mueller era na verdade seu padrasto, e não pai biológico, como havia crescido pensando. Ele havia conhecido seu pai verdadeiro quando criança, mas pensou que o mesmo era um amigo de sua mãe. Ao descobrir a verdade, seu pai já havia morrido, de esclerose múltipla. Durante seu último ano no ensino médio, Vedder estava morando sozinho e se sustentado com um emprego em uma farmácia.[6] Ele acabou tendo que largar os estudos por não conseguir conciliá-los com o emprego. Ele voltou para Chicago e mudou o nome para Eddie Vedder; sendo Vedder o sobrenome de solteira de sua mãe.

Na década de 1980, trabalhando como garçom, ele fez o supletivo e conseguiu o diploma de ensino médio, e brevemente estudou em uma faculdade por um semestre em Chicago.[3][7] Em 1984, ele voltou para San Diego com sua namorada na época, Beth Liebling. Ele gravava fitas demo e alternatava empregos, entre eles como segurança em um hotel.[8] Ele participou de diversas bandas, como Surf and Destroy e The Butts.[4][9] Uma dessas bandas, chamada Indian Style, contava com Brad Wilk, que mais tarde seria baterista das bandas Rage Against the Machine e Audioslave.[10] Em 1988, Vedder tornou-se vocalista de uma banda de funk rock chamada Bad Radio. O som da banda era inspirado por Duran Duran, e depois que Vedder juntou-se ao grupo, mudou para um som influenciado pelo Red Hot Chili Peppers.[11]

Carreira[editar | editar código-fonte]

Em 1991, participou do álbum homônimo da banda Temple Of The Dog (banda em homenagem ao vocalista da banda Mother Love Bone, que tinha morrido recentemente de overdose). Depois do álbum, juntou-se a Mike McCready, Stone Gossard, Dave Krusen e a Jeff Ament formando assim, no início dos anos 90, a banda Mookie Blaylock, que no mesmo ano viria a se chamar Pearl Jam.

Eddie fez ainda a voz de um concerto de The Doors (em memória de Jim Morrison) em 1993 quando a banda foi introduzida ao Rock and Roll Hall of Fame.

Ao longo dos anos a banda tornou-se mais coesa, seguindo sempre os seus ideais, quase sempre polêmicos. As suas atitudes em defesa dos fãs, tais como um processo movido contra a empresa Ticketmaster tornaram-se marcos do panorama musical. No processo contra a distribuidora de bilhetes, a banda exigiu através dos tribunais que a empresa reduzisse os seus lucros, a fim de diminuir o preço dos bilhetes para os seus concertos, para que os fãs fossem beneficiados.

Somando-se isso ao ativismo político como em 2004 quando a banda realizou, com outras bandas de renome, uma digressão pelos Estados Unidos, numa tentativa de boicotar o voto no então presidente George Bush; chegando mesmo a ser criticado por ter queimado em palco uma máscara do mesmo.

Em defesa de causas humanitárias, sociais e ambientais, Pearl Jam tornaram-se uma das mais idolatradas e respeitadas bandas da história do rock, vendendo até à data cerca de 30 milhões de discos nos Estados Unidos e 60 milhões em todo o mundo, sendo a banda recordista de álbuns ao vivo. Em 2006, a revista Rolling Stone descreveu a banda como tendo "passado grande parte da década passada deliberadamente destruir sua própria fama."

Até o momento, a banda já lançou dez álbuns de estúdio: Ten (1991), Vs. (1993), Vitalogy (1994), No Code (1996), Yield (1998), Binaural (2000), Riot Act (2002), Pearl Jam (2006), Backspacer (2009) e Lightning Bolt (2013).

Vida pessoal[editar | editar código-fonte]

Teve uma relação de 17 anos com Beth Liebling, baixista da banda Hovercraft, que se iniciou durante a adolescência, em 1983. Casaram-se em 1994, em Roma, e divorciaram-se em 2000.

Em 2001, começou uma relação com a ex-modelo Jill McCormick, com quem tem duas filhas: Olivia, nascida em 2004, e Harper, nascida em 2008. Os dois ficaram noivos em 2009[12] e casaram-se em 18 de setembro de 2010.

Vedder é ateu.[13]

Discografia[editar | editar código-fonte]

Ano Grupo Título Gravadora Músicas
1991 Temple of the Dog Temple of the Dog A&M "Hunger Strike", "Pushin Forward Back", "Your Saviour", e "Four Walled World"
Pearl Jam Ten Epic Todas
1992 Pearl Jam Stanley, Son of Theodore: Yet Another Alternative Music Sampler Epic/Columbia "Alive" (Live)
Pearl Jam Singles: Original Motion Picture Soundtrack Epic "Breath" e "State of Love and Trust"
1993 Pearl Jam Sweet Relief: A Benefit for Victoria Williams Thirsty Ear "Crazy Mary" (com Victoria Williams)
Eddie Vedder e Mike McCready The 30th Anniversary Concert Celebration: Bob Dylan Tribute Sony "Masters of War" (Live)
Bad Religion Recipe for Hate Epitaph/Atlantic "American Jesus" and Watch It Die
Pearl Jam In Defense of Animals Restless "Porch"
Pearl Jam Vs. Epic Todas
1994 Pearl Jam Vitalogy Epic Todas
1995 Mike Watt Ball-Hog or Tugboat? Columbia Records "Big Train" e "Against The 70's"
Pearl Jam The Basketball Diaries: Original Motion Picture Soundtrack Island "Catholic Boy" (com Jim Carroll and Chris Friel)
Neil Young Mirror Ball Reprise Records "Peace & Love"
Pearl Jam Merkin Ball Epic Records Todas
1996 Eddie Vedder w/ Nusrat Fateh Ali Khan Dead Man Walking: Music From And Inspired By The Motion Picture Sony "Face Of Love" e "Long Road"
Pearl Jam Home Alive: The Art of Self Defense Epic "Leaving Here"
Eddie Vedder w/ Nusrat Fateh Ali Khan Dead Man Walking: The Score Sony "Face Of Love" and "Long Road"
Fastbacks New Mansions in Sound Sub Pop "Girl's Eyes"
Pearl Jam M.O.M., Vol. 1: Music for Our Mother Ocean Interscope "Gremmie Out of Control"
Gary Heffern Painful Days Y-records "Passin' Thru'"
Pearl Jam No Code Epic Todas
Pearl Jam Hype!: The Motion Picture Soundtrack Sub Pop "Not For You" (Live from Self-Pollution Radio)
1997 Eddie Vedder com Hovercraft Kerouac - kicks joy darkness Rykodisc "Hymn"
Eddie Vedder e Mike McCready Tibetan Freedom Concert Capitol "Yellow Ledbetter" (Live)
Pearl Jam The Bridge School Concerts, Vol. 1 Reprise "Nothingman" (Live)
Ramones We're Outta Here! MCA "Any Way You Want It"
1998 Pearl Jam Yield Epic Todas excepto ""
Pearl Jam Chicago Cab: Soundtrack Loose Groove "Who You Are" e "Hard to Imagine"
Pearl Jam Live on Two Legs Epic Todas
1999 Pearl Jam No Boundaries: A Benefit for the Kosovar Refugees Epic "Last Kiss" e "Soldier of Love" (observação: "Last Kiss" pertence a Wayne Cochran e "Soldier of Love" pertence a Buzz Cason and Tony Moon
Pearl Jam M.O.M., Vol. 3: Music for Our Mother Ocean Hollywood "Whale Song"
Pete Townshend Pete Townshend Live: A Benefit for Maryville Academy Intersound Records "Magic Bus" (Live) e "Heart To Hang Onto" (Live)
Pearl Jam Movie Music: The Definitive Performances (Also part of the box set, Sony Music 100 Years: Soundtrack for a Century.) Columbia/Epic/Legacy "State of Love and Trust"
Pearl Jam Rock: Train Kept a Rollin' (Also part of the box set, Sony Music 100 Years: Soundtrack for a Century.) Sony "Black"
Eddie Vedder and Susan Sarandon Cradle Will Rock: Soundtrack RCA "Croon Spoon"
2000 Pearl Jam Wild and Wooly: The Northwest Rock Collection Sub Pop "Even Flow" (Live)
Pearl Jam Binaural Epic Todas
Pearl Jam European Bootlegs Epic Todas
The Supersuckers w/ Eddie Vedder Free the West Memphis 3 Koch Records "Poor Girl"
2001 Pearl Jam North American Bootlegs, Volume 1 Epic Todas
Pearl Jam North American Bootlegs, Volume 2 Epic Todas
Wellwater Conspiracy The Scroll And Its Combinations TVT "Felicity's Surprise"
Pearl Jam Substitute: Songs from the Who Edel America "The Kids Are Alright" (Live)
Eddie Vedder and Mike McCready w/ Neil Young America: A Tribute to Heroes Interscope Records "Long Road" (Live)
2002 Eddie Vedder I Am Sam: Soundtrack V2 Ada "You've Got to Hide Your Love Away"
Neil Finn 7 Worlds Collide Nettwerk "Take A Walk" (Live), "Stuff And Nonsense" (Live), "I See Red" (Live), and "Parting Ways" (Live)
Pearl Jam Riot Act Epic Todas
2003 Eddie Vedder & Zeke We're a Happy Family - A Tribute to Ramones Columbia "I Believe in Miracles" and "Daytime Dilemma (Dangers of Love)"
Cat Power You Are Free Matador "Good Woman" and "Evolution"
Pearl Jam 2003 Bootlegs (Australia, Japan, and North America) Epic Todas
The Who Live at the Royal Albert Hall Steamhammer US "I'm One" (Live), "Gettin' in Tune" (Live), "Let's See Action" (Live), and "See Me, Feel Me" (Live) (com Bryan Adams)
Pearl Jam Lost Dogs Epic Todas excepto "Sweet Lew" and "Brother"
Pearl Jam Big Fish: Music from the Motion Picture Sony "Man of the Hour"
2004 Pearl Jam Hot Stove, Cool Music, Vol. 1 Fenway Recordings "Bu$hleaguer" (Live)
Pete Townshend Magic Bus/Live in Chicago Compendia "Magic Bus" (Live) and "Heart To Hang Onto" (Live)
Pearl Jam Riding Giants: Soundtrack Milan "Go"
Pearl Jam Live at Benaroya Hall BMG Todas
Jack Irons Attention Dimension Breaching Whale "Shine On You Crazy Diamond"
Pearl Jam Songs and Artists that Inspired Fahrenheit 9/11 Epic/Sony Music Soundtrax "Masters of War" (Live)
Pearl Jam For the Lady Rhino/WEA "Better Man" (Live)
Pearl Jam Rearviewmirror: Greatest Hits 1991-2003 Epic Todas
2005 Eddie Vedder and the Walmer High School Choir The Molo Sessions Ten Club "Long Road", "Love Boat Captain", and "Better Man"
2006 Pearl Jam Pearl Jam J Records Todas
Eddie Vedder Dead Man Walking: Music From And Inspired By The Motion Picture: Legacy Edition Sony "Face Of Love" (w/ Nusrat Fateh Ali Khan), "Long Road" (w/ Nusrat Fateh Ali Khan), and "Dead Man"
Pearl Jam Live at Easy Street J Records Todas
Eddie Vedder A Brokedown Melody: Original Soundtrack Brushfire Records "Goodbye"
2007 Pearl Jam Surf's Up: Music from the Motion Picture Sony "Big Wave"
Pearl Jam Live at the Gorge 05/06 Monkey Wrench Todas
Eddie Vedder Into the Wild J Records Todas
Eddie Vedder & The Million Dollar Bashers I'm Not There: Original Soundtrack Columbia "All Along the Watchtower"
2009 Pearl Jam Backspacer Independente Todas
Jack Johnson & Eddie Vedder En Concert Universal Records Constellations
2011 Eddie Vedder Ukulele Songs Universal Music Todas
2013 Pearl Jam Lightning Bolt Monkeywrench, Republic Todas

Referências

  1. a b c d e «Biography - Eddie Vedder» (em inglês). allmusic. Consultado em 15 de Março de 2011. 
  2. a b «Ancestry of Eddie Vedder». Wargs.com. Consultado em 2011-12-08. 
  3. a b Hinckley, David. "Eddie Vedder on the Record: Pearl Jam's Private Front Man Opens Up About Rock Stardom and Where His Music Is Heading". New York Daily News. August 10, 1999.
  4. a b Greene, Jo-Ann. "Intrigue and Incest: Pearl Jam and the Secret History of Seattle" (Part 2). Goldmine. August 20, 1993.
  5. Kot, Greg. "Rebels With a Cause". Chicago Tribune. July 9, 1995.
  6. a b Hilburn, Robert (May 1, 1994). «He Didn't Ask for All This» Los Angeles Times [S.l.] Consultado em 2009-04-25. 
  7. Macdonald, Patrick. "The Most Popular Band In The World – After Screaming Their Way To The Top Of The Rock World, Pearl Jam And A Silent Eddie Vedder Are Headed Home To Seattle". The Seattle Times. December 5, 1993.
  8. Donoho, Ron. "La Valencia Hotel". San Diego Magazine. February 2001.
  9. Cross, Alan. "Alt-Rock's Greatest Rhythm Sections – Seg. 2". ongoinghistory.com.
  10. Bad Radio – I BelievePatrick. "IntBad Radio – I Believeerview with Brad Wilk, Drummer for Audioslave". digital-noise.net. 2003.
  11. Colapinto, John. "Pearl Jam's Mystery Man". Rolling Stone. November 28, 1996.
  12. Msn Entretenimento Vocalista do Pearl Jam se casa no Havaí
  13. Bonnie Gutsch. "Eddie Vedder". Freedom From Religion Foundation. At a July 22, 1998 Pearl Jam concert in Seattle's Memorial Stadium, Vedder said of the good weather, "I would thank God, but I don't believe in it."
Accordrelativo20060224.png Este artigo sobre um(a) músico(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.