Eddy Gordo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde junho de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Eddy Gordo
Eddy Gordo
Informações gerais
Nome no Japão Edhi Gorudo (エディ・ゴルド)
Primeiro jogo Tekken 3
Dublador em inglês Roger Craig Smith
Informações pessoais
Aniversário 24 de setembro de 1967
Terra natal  Brasil
Estilo(s) de luta Capoeira

Eddy Gordo é um personagem da série de jogos de luta Tekken. É o primeiro representante brasileiro a ser apresentado na franquia, e foi modelado a partir do lutador e mestre de capoeira Mestre Marcelo "Caveirinha".[1] Eddy é bastante forte e habilidoso, e foi treinado na arte da Capoeira por oito anos, dentro de uma prisão, por Ho Chi Myong, um grão-mestre do estilo. Também treinou, por dois anos, a neta deste, Christie Monteiro, que viria a ser outra integrante brasileira a ser introduzida na série.

História[editar | editar código-fonte]

Tekken 3[editar | editar código-fonte]

Eddy cresceu numa família rica e poderosa, e era o herdeiro, tomando conta dos negócios de seu pai quando crescesse. Era muito querido na sua cidade natal, pois trabalhava duro e tratava a todos com igualdade. Certo dia, quando tinha 19 anos, Eddy chegou em casa e viu seu pai caído e baleado. O jovem se lembrou que ele (seu pai), nos últimos dias, andava nervoso e apavorado nos últimos dias. Seu pai trabalhava em função de destruir uma quadrilha que vendia drogas no Brasil, e morreu logo quando toda a investigação parecia estar gerando resultado. Em seu último suspiro, ele disse que aquele momento não era hora de lutar, e que Eddy deveria mentir à polícia, dizendo a ela que cometeu aquele crime, pois estaria mais seguro na cadeia. O jovem ficou traumatizado, pois queria que seu pai o visse como alguém que estudou e venceu na vida, não uma pessoa que cometeu um crime e foi preso.

A vida na prisão era um inferno, e Eddy jurava a cada dia que iria, um dia, matar os assassinos de seu pai. Um dia, durante uma rebelião, ele conheceu um senhor chamado Ho Chi Myong, que, apesar da idade avançada, possuía um grande poder de luta. Ele usava uma técnica chamada Capoeira, da qual Eddy provavelmente já teria ouvido falar, mas nunca chegou a saber realmente o que era. Este, desejando vingar a morte do pai, pediu para que Myong ensinasse a arte para ele.

Por oito anos, Eddy praticou a arte da Capoeira, até se tornar um grão-mestre e ser considerado uma verdadeira arma letal. Após este tempo, ele foi solto da prisão, porém seu mestre continuou no local, cumprindo a pena. Então, ele ouviu que um torneio chamado King of Iron Fist 3, patrocinado pela famosa megacorporação Mishima Zaibatsu, iria ser realizado em breve. O jovem capoeirista decidiu ingressar no mesmo, acreditando que poderia induzir a Zaibatsu a ter sua tão esperada vingança.

Tekken 4[editar | editar código-fonte]

Enquanto Eddy ainda estava na prisão, ele jurou a seu mestre que, ao ser libertado, iria ensinar a arte da Capoeira à sua neta, Christie Monteiro. Por dois anos, esta treinou muito, e se tornou uma lutadora impressionante. Pouco tempo depois, Eddy desapareceu, deixando para sua aluna um recado: "Eu ainda irei me vingar do responsável pela morte de meu pai" (que se tratava de Kazuya Mishima, embora ele ainda não soubesse disso). Então, Christie, ouvindo sobre o torneio King of Iron Fist 4, decidiu ingressar para procurar por seu treinador.

Obs: Christie substitui Eddy neste jogo como a lutadora de Capoeira, visto que o mesmo não participa oficialmente do torneio, decidindo que era melhor buscar e encontrar os assassinos de seu pai. Apesar disso, ele é um personagem selecionável, e é habilitado assim que o modo Story Battle for completado com Christie.

Tekken 5[editar | editar código-fonte]

Algum tempo depois do quarto torneio, Ho Chi Myong foi solto da prisão. Eddy, indo até lá, viu seu mestre muito velho e frágil, apenas uma sombra daquele grão-mestre que havia conhecido. Além disso, Myong quase em seguida foi hospitalizado e diagnosticado com uma doença incurável, o que lhe daria apenas mais seis meses de vida. No entanto, Eddy ficou sabendo que a tecnologia avançada da Mishima Zaibatsu poderia curar seu mestre, apesar daquelas afirmações. Então, assim que o torneio King of Iron Fist 5 foi anunciado, ele, juntamente com Christie, decidiu ingressar para poder salvar Myong.

Tekken 6[editar | editar código-fonte]

Na conclusão do quinto torneio, Eddy teve contato com Jin Kazama, naquele momento proprietário da Zaibatsu. Este ofereceu ao capoeirista o dinheiro e os recursos tecnológicos necessários para salvar a vida de seu mestre. No entanto, para conseguir tudo aquilo, Eddy, em troca, deveria se juntar à Zaibatsu (às Forças Tekken, especificamente), e somente assim Jin prometeu a ele que iria encontrar uma cura para Ho Chi Myong.

Então, Eddy, para conseguir o que queria, não teve alternativa senão fazer parte da megacorporação e dos planos de Jin. Naquele momento, ele deveria se envolver em uma série de operações especiais e abordagens, sendo uma delas o torneio King of Iron Fist 6.

Finais[editar | editar código-fonte]

Tekken 3[editar | editar código-fonte]

Eddy está em sua mansão, quando um grupo de mafiosos, contratados para matá-lo, invade a propriedade. Ele, então, chega à sala onde estão e começa a lutar com eles, nocauteando-os depois. Porém, ele deixa um lúcido para ser interrogado. O bandido confessa que foi enviado pelo homem que está na foto em cima de uma mesa ali perto. Nessa foto, o pai de Eddy está ao lado de Kazuya Mishima.

Tekken Tag Tournament[editar | editar código-fonte]

Eddy e Tiger Jackson aparecem treinando capoeira juntos. Seus movimentos são perfeitamente sincronizados.

Tekken 5[editar | editar código-fonte]

Christie e Eddy estão aguardando do lado de fora de uma sala de operações, onde o avô da capoeirista está. Então, as portas se abrem, e é mostrado, logo após, um momento posterior a este, onde os dois estão gingando perto de uma fonte. De repente, alguém bloqueia um movimento de Christie, que, ao olhar, vê que é seu avô, que está forte e saudável. Então, estes começam a gingar, enquanto Eddy só observa, contente.

Tekken 6[editar | editar código-fonte]

Christie está em frente ao túmulo de seu avô, chorando, quando, de repente, Eddy aparece ao seu lado. Ela, então, lhe dá um tapa e pergunta onde ele esteve, e logo após diz que era tarde demais. Ela começa a chorar, encostada em Eddy, que fica inconformado e joga no chão seu broche da Mishima Zaibatsu, para a qual esteve trabalhando todo aquele tempo.

Tekken Tag Tournament 2[editar | editar código-fonte]

Eddy está em seu orfanato, ensinando algumas crianças a gingar Capoeira corretamente. Depois, ele pega sua mochila e se apronta para sair. As crianças o cercam e perguntam aonde ele está indo, ao mesmo tempo suplicando para que ele não vá embora. Eddy não explica o que realmente vai fazer, mas diz que voltaria logo. Mesmo com todos os pequeninos tentando impedi-lo, o capoeirista vai embora e diz para continuarem com o treinamento.

Pouco depois, Christie aparece no local, procurando por Eddy. As crianças dizem que ele havia saído não fazia muito tempo, e então ela agradece e também fala para as crianças gingarem corretamente. Após isso, ela corre, desesperada, à procura de Eddy, enquanto este está em um táxi, indo para algum lugar.


Curiosidades[editar | editar código-fonte]

Broom icon.svg
Se(c)ções de curiosidades são desencorajadas pelas políticas da Wikipédia.
Ajude a melhorar este artigo, integrando ao corpo do texto os itens relevantes e removendo os supérfluos ou impróprios.
  • Apesar de Eddy ser brasileiro, sua voz, mais claramente vista em Tekken 5 e Tekken 6, é dublada por Roger Craig Smith, que é norte-americano.
  • Tem uma aparição no filme Tekken, sendo interpretado pelo ator e capoeirista brasileiro Lateef Crowder.
  • Os movimentos e algumas técnicas de luta usadas por Eddy na série foram produzidas pelo capoeirista brasileiro Marcelo Pereira (mais conhecido como Mestre Marcelo Caveirinha ou, simplesmente, Mestre Marcelo), que foi procurado pela Namco.
  • O apelido de Eddy é "Faísca". Inclusive, esta mesma palavra está estampada em sua roupa de lutador.

Tekken 3[editar | editar código-fonte]

  • Seus chefes no modo Tekken Force são Julia Chang, Gun Jack, Tiger Jackson e Heihachi Mishima.
  • Eddy divide seu carácter com Tiger Jackson, que é habilitado após o jogo (modo Arcade) ser completado com Eddy uma única vez. Tiger toma o lugar de uma terceira roupa de Eddy, mas na verdade é um outro personagem, apenas com os mesmos movimentos e as mesmas cenas de vitória.
  • Diferentemente dos demais personagens que dividem o mesmo carácter (Kuma e Panda; o Casal Mokujin;), os temas musicais de Eddy e Tiger são diferentes, bem como seus epílogos. No epílogo de Tiger, ele está em uma discoteca, dançando uma música no estilo Northern Soul.

Tekken Card Challenge[editar | editar código-fonte]

Tekken 4[editar | editar código-fonte]

  • Seu sub-chefe é Kazuya.
  • A partir deste jogo, seus epílogos são divididas com Christie.

Tekken 5[editar | editar código-fonte]

  • Seus sub-chefes são Christie e Kazuya.
  • É habilitado após a roupa extra de Christie ser comprada no modo Customize (na verdade, ele mesmo é essa "roupa", pois como não possui um caractere no menu de seleção de personagens, pode ser comprado nesse modo e ser habilitado após o jogador apertar o botão de triângulo ao escolher Christie). No entanto, em Tekken 5: Dark Resurrection Eddy possui o seu próprio caractere.

Tekken 6[editar | editar código-fonte]

Tekken Tag Tournament 2[editar | editar código-fonte]

  • Este é o único jogo da série no qual Eddy é dublado em português (uma vez que todos os personagens do jogo falam o idioma de seu país, e não somente japonês ou inglês, como visto em Tekken 4, 5 e 6.)
  • Tem uma mesma cena de vitória especial com Tiger e Christie, na qual ele e um destes dois últimos fazem movimentos sincronizados de Capoeira.

Referências