Edgard Malagodi

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Edgard Malagodi
Dados pessoais
Nome completo Edgard Afonso Malagodi
Nascimento 28 de julho de 1945 (74 anos)
Piraju, SP
Partido PT, PSB, PSOL
Profissão Professor, tradutor e escritor

Edgard Afonso Malagodi (Piraju, 28 de julho de 1945) é um tradutor, professor e escritor brasileiro. Dentre outros trabalhos, foi colaborador da famosa coleção Primeiros Passos, da Editora Brasiliense.

Formação[editar | editar código-fonte]

Concluiu o curso de filosofia na Freie Universität Berlin (Universidade Livre de Berlim), com Magister Artium, tendo como disciplinas secundárias Ciência Política e Sociologia.

Concluiu o doutorado na PUC de São Paulo.

Atuação política[editar | editar código-fonte]

Aos dezesseis anos, na cidade de Sorocaba, Malagodi travou seu primeiro contato com as lutas operárias, com a greve dos ferroviários da Estrada de Ferro Sorocabana.

A cassação dos professores e a ocupação do CRUSP (Conjunto Residencial da Universidade de São Paulo) em meio ao golpe militar de 1968 fizeram com que tivesse de interromper seus estudos universitários. Desde então, Malagodi segue participando dos movimentos sociais tanto na elaboração teórica, quanto nas atuações práticas.

Sua primeira disputa eleitoral foi em 1982, quando disputou a eleição para prefeito de Campina Grande pelo PT. Com 571 sufrágios, foi o quarto mais votado no pleito que teve Ronaldo Cunha Lima, do PMDB, como vencedor. Voltaria a disputar a prefeitura campinense em 1996, agora em coligação com o PV, ficando em terceiro lugar com 12.527 votos. Concorreu ainda a deputado federal em 1998 e 2002 e para vereador em 2000, sem muito sucesso.

Em 2010, Malagodi, agora filiado ao PSOL depois de uma passagem pelo PSB, disputou uma das 2 cadeiras no Senado. Sua candidatura foi anulada pelo TRE por irregularidades nas contas de Leonardo de Castro, primeiro suplente na chapa, quando ele disputou a eleição de 2008 em João Pessoa[1].

Atualmente é tradutor e professor adjunto da Universidade Federal de Campina Grande.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

MALAGODI, Edgard. O que é materialismo dialético?. Editora brasiliense. p. 86

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre um escritor do Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.