Edie Brickell

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Edie Brickell (Dallas, Texas, 10 de Março de 1966),[1] é uma cantora norte-americana.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Fez o ensino secundário na Escola de Artes Visuais Booker T. Washington, em Dallas, tendo-se após matriculado na Universidade de Dallas, não terminando o curso.

Em 1985, numa discoteca em Dallas, conhece um grupo de música local, os New Bohemians, a quém passou a pertencer como vocalista; passando o grupo a chamar-se Edie Brickell & the New Bohemians. Lançaram o primeiro álbum em 1988, de nome Shooting Rubberbands at the Stars. Ghost of a Dog (1990), Picture Perfect Morning (1994) e Volcano (2003) foram os principais álbuns do grupo.

Estreou-se como actriz em 1989, intrepretando uma cantora popular no filme Nascido a 4 de Julho, de Oliver Stone, onde intrepretava uma versão de A Hard Rain's a-Gonna Fall de Bob Dylan. Ela surgiu num vídeo interpretando a canção "Gootimes" que está incluído no disco de instalação do Windows 95 (numa pasta denominada Funstuff, bem como um vídeo da banda Weezer.

Vida pessoal[editar | editar código-fonte]

Brickell é filha de Eddie Brickell, um campeão de Bowling, do Texas, que ganhara uma estrela no Hall of Fame em Hollywood, após a sua morte.

É casada com o lendário cantor Paul Simon, bastante mais velho (25 anos) desde Maio de 1992 até hoje, sendo mãe do guitarrista Adrian Edward Simon, nascido em Dezembro de 1992 e, de mais dois filhos, Lulu (Abril de 1995) e Gabriel (Maio de 1998).

Em 2007, formou uma dupla com o seu enteado, Harper Simon, filho do primeiro casamento de Paul Simon, chamada de The Heavy Circles. Os dois lançaram o primeiro álbum em Fevereiro de 2008. O álbum, homónimo à banda, conta com a participação de mais músicos conhecidos tais como Sean Lennon (filho de John Lennon), Money Mark e Yoko Ono, entre outros.

Referências

  1. «Biography - Edie Brickell» (em inglês). allmusic. Consultado em 12 de Março de 2011