Edifício Ely

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Edifício Ely - Tumelero.
Detalhe da parte central da fachada

O Edifício Ely, atual Tumelero, é um prédio histórico brasileiro, localizado na cidade de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul.

Localizado na Rua da Conceição nº 283, próximo à rodoviária, foi projetado e construído entre 1922 e 1923 pelo arquiteto alemão-brasileiro Theodor Wiederspahn, para ser uma loja do comerciante Nicolau Ely. Este monumento de arquitetura é considerado patrimônio cultural e um ponto turístico da cidade.

Construído em alvenaria em estilo neo-renascentista alemão, possui cerca de oito mil metros quadrados, distribuídos em quatro andares, e 3.220 metros quadrados de fachada, decorada com abundância de janelas altas e estreitas com delicadas esquadrias, balaustradas, cúpulas, ornamentos, estatuária e grades em ferro forjado, destacando-se um belo frontão com volutas, sendo internamente simples e despojado.

Atualmente, abriga a loja centro do Tumelero, uma cadeia de lojas de materiais de construção, além da FTEC Faculdade de Tecnologia que ocupa os três andares superiores. Apesar de estar bastante bem conservado, nos últimos anos o prédio tem sofrido com intervenções agressivas em sua fachada e entorno, com a construção de um viaduto a escassa distância, e a instalação de luminosos e banners da empresa proprietária.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]