Editora UFMG

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

A Editora UFMG é uma editora brasileira, sediada na cidade de Belo Horizonte, como órgão suplementar da Universidade Federal de Minas Gerais. A Editora integra a Associação Brasileira de Editoras Universitárias - ABEU, e é associada à Câmara Brasileira do Livro (CBL) e à Câmara Mineira do Livro (CML).

História[editar | editar código-fonte]

Criada em 1985 a Editora UFMG tem a missão de editar obras de valor científico e cultural que expressassem o trabalho de ensino, pesquisa e extensão da Universidade Federal de Minas Gerais, bem como obras de autores nacionais e estrangeiros que se articulassem com a produção acadêmica da Instituição. Desde sua criação o funcionamento da Editora é regulado pelo Regimento Interno. Um forte diferencial em sua atuação é, mais do que publicar livros, editar e contribuir para a disseminação do conhecimento em diversas áreas, bem como a divulgação de novas idéias.

Atualidade[editar | editar código-fonte]

Atualmente a Editora UFMG conta com três livrarias próprias, duas em Belo Horizonte e uma em Ouro Preto, nelas são vendidos anualmente mais de cem mil exemplares de livros da própria Editora e de outros selos. A Editora lançou, em 2009, 85 títulos, sendo 47 inéditos, cinco novas edições, 15 reimpressões e 18 títulos de distribuição institucional. A Editora UFMG planeja lançar cerca de 100 títulos em 2010.

A linha editorial contempla as coleções: Aprender, Babel, Didática, Educação a Distância, Humanitas e Humanitas Pocket, IEAT, Inéditos e Esparsos, Infância e Adolescência, Ingenium, Intelectuais do Brasil, Música Editada, Origem, População & Economia, Travessias, Vestibular, Edições especiais e Obras Avulsas. Além disso, a Editora também distribui obras de outros órgãos da UFMG e da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]