Edmar Morel

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Edmar Morel (Fortaleza, 17 de março de 19121989) foi um jornalista e escritor brasileiro.

Foi autor de grandes reportagens e vários livros, um dos quais sobre a rebelião do marinheiro João Cândido, que Morel cognominou Almirante Negro. A partir da publicação do livro, a revolta passou a ser identificada como Revolta da Chibata, publicado em 1959.

Autodidata, Morel teve uma infância pobre. Seu pai faleceu em 1931, quando Morel tinha vinte anos, deixando a viúva com seis filhos. Começou a trabalhar cedo, em uma casa comercial. Em seguida, trabalhou nos jornais O Ceará e A Rua, como corretor de anúncios, auxiliar de revisor e auxiliar de repórter.

Em 1932, Morel foi para o Rio de Janeiro. Passou fome e dormiu na rua, até encontrar o jornalista Maurício de Lacerda, pai de Carlos, que conhecera em Fortaleza. Maurício, importante articulista do Jornal do Brasil, levou-o a trabalhar no jornal, na sessão de anúncios fúnebres.

Em 1937, Edmar Morel ingressou no jornal O Globo. Posteriormente trabalhou também em A Tarde, no Diário da Noite e na revista O Cruzeiro, de 1938 a 1947.

Segundo CARVALHO (2001), Morel foi também funcionário do Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP), durante a Era Vargas.[1]

Embora tivesse tido problemas com a censura, ele nunca deixou da trabalhar como jornalista, inclusive durante o regime autoritário, implantado em 1964. Em 1968 ele voltou a trabalhar na revista O Cruzeiro, publicando reportagens sobre os mais variados aspectos, e até contra o governo, como pode-se ver em suas memórias póstumas, Histórias de um repórter (trechos disponíveis em http://books.google.com.br/books?id=cOkrO7bPhSAC&printsec=frontcover&source=gbs_v2_summary_r&cad=0#v=onepage&q=&f=false)

Obras[editar | editar código-fonte]

lista incompleta

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. CARVALHO, Luís Maklouf. Cobras criadas: David Nasser e 'O Cruzeiro'. SENAC, 2001. ISBN 8573592125 (trechos do livro estão disponíveis na Pesquisa de livros do Google)
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.