Edo Bosch

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Edo Bosch
Informações pessoais
Nome Comp. Juan Ignacio Edo Bosch
Nascido a 3 de setembro de 1975 (48 anos)
Naturalidade Barcelona, Espanha Espanha
Nacionalidade Espanha Espanhola
Clube atual
Clube AD Valongo
Seleção nacional
Espanha Espanha

Juan Ignacio Edo Bosch ComM (Barcelona, 3 de setembro de 1975), ou simplesmente Edo Bosch, é um guarda-redes em hóquei em patins de Portugal.

Representou a equipa de hóquei em patins do FC Porto.

Edo Bosch nasceu em Barcelona e chegou ao FC Porto na época de 97/98. O seu percurso desportivo começou quando era ainda muito jovem. Aos cinco anos entrou no mundo dos patins, onde o ensino do hóquei era feito nas escolas. Começou na «Maristas Sants», onde se manteve até aos juvenis e onde o pai, também hoquista e duas vezes campeão do mundo, se tinha iniciado. Ingressou, depois, nas camadas jovens do Barcelona, de onde se transferiu para o VilaNova, onde passou a sénior. E foi já como sénior que se manteve três épocas no Reus Deportivo e uma no Noia Freixenet. Foi então que recebeu uma chamada em que o convidavam a ingressar no FC Porto.

Edo Bosch, que já representou a seleção de hóquei do seu país, não o tem feito por um incidente ocorrido há algum tempo com o selecionador espanhol, apesar do seu inegável valor. Nos jogos que fez pela seleção espanhola, Edo defrontou a de Portugal, país que já o acolhia na altura.

A 16 de julho de 2019, foi agraciado com o grau de Comendador da Ordem do Mérito, de Portugal.[1]

Referências

  1. «Cidadãos Estrangeiros Agraciados com Ordens Portuguesas». Resultado da busca de "Juan Ignacio Edo Bosch". Presidência da República Portuguesa. Consultado em 10 de outubro de 2019 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]