Eduardo Azevedo Soares

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Eduardo Azevedo Soares
Eduardo Azevedo Soares
Eduardo Azevedo Soares
Ministro(a) de Portugal
Período XII Governo Constitucional
Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros
Período X Governo Constitucional
Dados pessoais
Nascimento 23 de janeiro de 1941
Morte 29 de dezembro de 2010 (69 anos)[1]
Lisboa, Portugal

Eduardo Eugénio de Campos e Castro de Azevedo Soares (Porto, Massarelos, 23 de janeiro de 1941 - Lisboa, 29 de dezembro de 2010[1][2]) foi um oficial da Marinha de Guerra Portuguesa, da Classe de Marinha e com especialização como Fuzileiro Naval, e um político português.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Filho de Alfredo Sieuve de Séguier de Campos e Castro de Azevedo Soares (filho de Eduardo de Campos e Castro de Azevedo Soares e de sua mulher Lídia Sieuve de Séguier Borges do Amaral e Campos e neto paterno do 1.º Visconde de Carcavelos e 1.º Conde de Carcavelos) e de sua mulher Maria Luísa de Araújo Leite de Castro.

Era irmão de Alfredo Albano de Castro Azevedo Soares, advogado, ex-secretário de Estado da Justiça entre 1981 e 1983[3] e ainda deputado do CDS na I, II e III Legislatura da Terceira República Portuguesa.[4][5]

Foi oficial da Marinha, com a patente de Capitão de Fragata.

Carreira política[editar | editar código-fonte]

Exerceu cargos político-administrativos, sempre pelo PSD, nomeadamente o de Deputado à Assembleia da República na VII e VIII Legislaturas, respetivamente pelos círculos de Vila Real e do Porto.

No governo ocupou os cargos de Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros no X Governo Constitucional, sendo um dos responsáveis pelas negociações da transição de Macau para a China, e Ministro do Mar no XII Governo Constitucional de Portugal, onde trabalhou na recuperação da orla costeira portuguesa, tendo negociado junto da União Europeia melhores condições para a pesca, conseguindo manter a Zona Económica Exclusiva inalterada face a ameaças da Espanha.

Foi candidato a Presidente da Câmara Municipal de Cascais pelo PSD no ano de 1997, tendo perdido as eleições por curta margem para o candidato adversário; manteve o seu mandato de vereador pelos quatro anos correspondentes.

Foi ainda secretário geral do PSD, com Fernando Nogueira, e primeiro vice-presidente, com Marques Mendes.

Foi um dos impulsionadores e apoiante da candidatura de Cavaco Silva à Presidência da República, tendo sido membro da sua comissão política.

Condecorações[6][editar | editar código-fonte]

Funções governamentais exercidas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b «Morreu Azevedo Soares, ministro e dirigente do PSD». Jornal Público. publico.pt. 31 de dezembro de 2010. Consultado em 30 de março de 2023 
  2. «Morreu Azevedo Soares». Jornal Público. Publico.pt. Consultado em 30 de dezembro de 2010. Arquivado do original em 2 de janeiro de 2011 
  3. «Morte de Azevedo Soares». RTP. 26 de junho de 2010 
  4. «Biografia». www.parlamento.pt. Consultado em 8 de janeiro de 2022 
  5. «GOVERNOS PORTUGUESES - Composição e Legislação» (PDF). Secretaria-Geral da Presidência do Conselho de Ministros 
  6. «Cidadãos Nacionais Agraciados com Ordens Estrangeiras». Resultado da busca de "Eduardo Eugénio Castro de Azevedo Soares". Presidência da República Portuguesa. Consultado em 19 de outubro de 2015 
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.