Eduardo Palassin Guinle

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Eduardo Pallasim Guinle)
Ir para: navegação, pesquisa
Eduardo Guinle
Nome completo Eduardo Palassin Guinle
Nascimento 1846
Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil
Nacionalidade Franco-brasileiro
Fortuna 2 bilhões de reais
Parentesco Jean-Arnauld Guinle (pai), Josephine Désirée Bernardine Palassin
Filho(s) Eduardo, Guilherme, Carlos, Arnaldo, Celina, Octávio e Heloísa
Ocupação empresário

Eduardo Pallasim Guinle (Porto Alegre, 1846Rio de Janeiro, 1912) foi um empresário brasileiro e o patriarca da família Guinle.

Nome[editar | editar código-fonte]

Seu nome correto seria Eduardo Palassin Guinle, na grafia correta do francês.

Eduardo era filho dos imigrantes franceses, que imigraram para o Uruguai (e depois imigraram para o Brasil) Jean-Arnauld Guinle e Josephine Désirée Bernardine Palassin.

Família[editar | editar código-fonte]

Casou-se, em Porto Alegre, com Guilhermina Coutinho da Silva (1854 - 1925), filha do hispano-uruguaio Sebastião Coutinho da Silva e da brasileira descendente de italiano Francesca Tubino. Tiveram os seguintes filhos:

Companhia Docas de Santos[editar | editar código-fonte]

Em 1888, os empresários Eduardo Palassin Guinle, Francisco de Paula Ribeiro e Cândido Gaffrée receberam da Princesa Isabel a concessão, durante 92 anos, do porto de Santos onde fundaram a Companhia Docas de Santos no auge da exportação de café.

Ao falecer em 1912, Eduardo Pallasim Guinle deixou uma fortuna estimada, em valores atuais, em 20 Bilhões de dólares.

Ancestrais[editar | editar código-fonte]

Filho de imigrantes franceses, da região dos Hautes-Pirenèes, sua família tinha origem na aristocracia rural francesa, rebaixada, no século XVI, por suas convicções huguenotes, em oposição à rainha Catarina de Médici; Jean-Arnauld, pai de Eduardo, casou-se em 1843, em Montevidéu, com Josephine Palassin. Eduardo, único filho destes, foi casado com Guilhermina Coutinho da Silva, filha de Sebastião Coutinho da Silva (natural de Montevidéu, filho de pais espanhóis), e Francesca Tubino, natural de Gênova.

Homenagens[editar | editar código-fonte]

Há uma rua com seu nome em Botafogo, Rio de Janeiro. Além disso, há uma rua com o nome de sua esposa (Rua Guilhermina Guinle) e um busto, dedicado à Eduardo, no Copacabana Palace.

Referências