Eduardo Serra

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Eduardo Serra
Nascimento 2 de outubro de 1943 (75 anos)
Lisboa
Cidadania Portugal, França
Alma mater Universidade de Paris
Ocupação diretor de fotografia, diretor de cinema
Prêmios Ordem do Infante D. Henrique, Grã-Cruz da Ordem de Carlos III

Eduardo Martins Serra ComIHGOIH (Lisboa, 2 de outubro de 1943) é um diretor de fotografia português, nomeado duas vezes para o Óscar na categoria de Melhor Cinematografia.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Natural de Lisboa, instalou-se em Paris em 1963, depois de se ter envolvido em lutas estudantis quando frequentava o Instituto Superior Técnico. Em Paris, licenciou-se primeiro em cinema pela École Louis-Lumière (1966) e depois em Letras – História da Arte e Arqueologia – pela Universidade de Paris-Sorbonne (1970).

Iniciou a sua carreira no cinema como assistente de imagem, chegando à fotografia em 1980.

Ao longo da sua carreira, tem ganho prestigiados prémios, sendo que o seu ponto mais alto da carreira foi em 1997 e 2004 com as nomeações para o Óscar por The Wings of the Dove e The Girl with Pearl Earring. Com o primeiro título, ganhou o prémio BAFTA pela Academia Britânica.

É membro da AFC - França, tendo sido presidente desta entre 1996-98, e tornou-se também membro da Associação americana ASC em 2002.

A 5 de março de 2004, foi feito Comendador da Ordem do Infante D. Henrique pelo Presidente Jorge Sampaio, tendo sido elevado a Grande-Oficial da mesma ordem a 27 de março de 2017 pelo Presidente Marcelo Rebelo de Sousa.[1]

Filmes[editar | editar código-fonte]

Prémios[editar | editar código-fonte]

Óscares[editar | editar código-fonte]

Outros[editar | editar código-fonte]

  1. «Cidadãos Nacionais Agraciados com Ordens Portuguesas». Resultado da busca de "Eduardo Serra". Presidência da República Portuguesa. Consultado em 29 de março de 2017