Education Program talk:Universidade Federal do Rio Grande do Sul/Física III-C (FIS01183) (2015-02)

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Bem-vindo(a) à página de discussão do Curso de Física III-C (FIS01183) para 2015-02[editar código-fonte]

Este é o local para relatar o andamento do curso, colocar questões, falar sobre eventuais problemas e discutir a atribuição de tarefas com colegas e com outros editores da Wikipédia. Para começar uma discussão, clique na aba Adicionar tópico logo acima. No final de uma mensagem, sempre coloque sua assinatura através de 4 tiles ~~~~.

Modelo de proposta para edição de verbete[editar código-fonte]

Ao enviar a proposta de verbete a ser editado deve-se informar:

  1. o nome do verbete em tema relacionado ao curso,
  2. seu nome de usuário na WP,
  3. um paragrafo descrevendo criticamente o estado atual do artigo
    1. caso o artigo não exista, justificar a sua criação (por que cabe na Wikipédia)
  4. um ou dois parágrafos descrevendo sua proposta de edição no artigo: Enumerar inclusão de referências/fontes fiáveis, links internos da Wikipédia, inclusão de seções ou figuras, revisão de seções.

Insira o nome do verbete/tema como título do tópico adicionado. Após análise da proposta você será notificado e em caso de aceite o artigo será atribuído a você na página da do curso. Dê preferência para a inserção da proposta nesta página de discussão, porém a proposta também pode ser feita por email diretamente para o professor.

No final de uma mensagem na página de discussão, sempre coloque sua assinatura através de 4 tiles ~~~~.

--Rpez (discussão) 11h23min de 6 de setembro de 2015 (UTC)[responder]

Modelo de relatório de contribuição para Wikipédia[editar código-fonte]

Caros alunos,

Assim que completarem com a contribuição ao verbete e estiverem satisfeitos com o resultado, peço que enviem um relatório correspondente à sua edição contendo as informações listadas abaixo. A avaliação do seu trabalho será realizada após o envio deste. Envie preferencialmente dentro da seção da sua proposta de edição de verbete ou por e-mail para o professor.

  1. Nome de Usuário na WP
  2. Link para o Verbete
  3. Descrição das modificações realizadas no verbete
  4. Lista das fontes utilizadas para pesquisa e inseridas no texto. Ex: Livros, páginas web, artigos.
  5. Data da primeira edição que realizaste no verbete.

Propostas de Edições Verbete 1[editar código-fonte]

Este espaço serve para organizarmos nossas propostas em sub-tópicos.

Nome de Usuário: Pedro H Morgan Pereira (DctribAElogsBMF)

Tenho em vista a criação do verbete motor a vapor. Tal verbete já existe porem se caracteriza mais por demonstrar os componentes do motor do que no estudo, historia e exemplos reais do mesmo que poderiam ser utilizados como exemplos. Já existe verbete de mesmo tema em língua inglesa com muitas outras especificações, portanto acredito que nada mais justo termos um verbete tão bom quanto na língua portuguesa. Usarei como base sites externos como [1] , [2] , [3] entre outros.

Olá Pedro, você aponta a intenção de criar o verbete, mas ao mesmo tempo indica que ele já existe. Isto não entendi. Sobre a proposta, você deveria ser bem mais específico na análise do verbete e nas suas intenções de edição, que foram tão gerais quando vagas. Das referências que apontas, considero que a segunda não seja adequada pois é uma página pessoal isolada. As outras OK. Verbete atribuído para você. Boas edições. --Rpez (discussão) 23h35min de 14 de setembro de 2015 (UTC)[responder]
Professor Pezzi, finalizei minhas edições no verbete motor a vapor. Adicionei 6 novos tópicos que julguei importantes para o verbete e modifiquei algumas partes dos tópicos já existentes que estavam equivocados.Minhas fontes foram o livro Applied Thermodynamics,Onkar Singh e vários sites tanto de museus quanto do Instituto de Física da UFRGS todos listados nas referências na página do verbete, não aprofundei muito em motores a vapor especificos pois já haviam verbetes correspondetes.

O verbete Retardante de Chamas está descrito de maneira sucinta e incompleta. O verbete trata dos aditivos anti chama, que aumentam o tempo em que um material polimérico leva para iniciar o seu processo de combustão, pois tornam a propagação do calor entre os materiais mais lenta, visto que as substancias utilizadas possuem alto calor específico. Deve-se citar os aditivos halogenados e não halogenados, além dos aditivos fosforados muito utilizados na indústria petroquímica.

Proponho uma reformulação no conteúdo do verbete, adicionando informações, fontes e imagens. Júlia Hartmann Mozetic (discussão) 23h39min de 13 de setembro de 2015 (UTC)[responder]

Olá Júlia, Tomei a liberdade de ajustar a formatação da sua proposta. Sobre o tema, está ótimo, não é abordado explicitamente no curso, mas está diretamente relacionado à termodinâmica. Percebi que existem dois verbetes muito parecidos: Retardador de chama e Retardante de chamas. Você poderia explicitar a diferença entre os dois, se existir, ou então propor a fusão dos artigos caso a separação seja válida. Peço para indicares ao menos uma referência para utilizar na tua pesquisa ao refinar a sua proposta. --Rpez (discussão) 20h25min de 14 de setembro de 2015 (UTC)[responder]
Professor, olhei o verbete semelhante ao que eu escolhi e acredito que ambos tratam do mesmo assunto, de forma que podemos fundí-los. Como referências pensei em usar como base ou até mesmo como fonte esses artigos a seguir:
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/94181/277910.pdf?sequence=1 http://www.tudosobreplasticos.com/aditivos/antichamas.asp#
http://polyorganic.com.br/aditivos-anti-chama-retardantes-a-chamas/
http://www.santanense.com.br/workwear/retardante-a-chamas/modo-de-acao-dos-retardantes-de-chama-duraveis
http://www.supercor.ind.br/config/files/AditivoRetardantedeChamas.pdf
Júlia Hartmann Mozetic (discussão) 17h52min de 20 de setembro de 2015 (UTC)[responder]
Olá Júlia, a dissertação de mestrado é uma excelente referência, e o artigo no site tudosobreplasticos.com também é muito boa (perceba que o autor é especialista no assunto). As demais são apenas resenhas ou folhetos, cujas informações devem estar presentes nas duas boas referências que mencionei. Verbetes atribuídos a você. Para realizar a fusão dos artigos, siga as orientações da página fusão e em seguida faça a solicitação de fusão na central de fusões. Boas edições. --Rpez (discussão) 12h19min de 23 de setembro de 2015 (UTC)[responder]
Professor, finalizei minhas edições no verbete Retardante de Chamas e acrescentei dois tópicos sobre o assunto que não constavam no verbete inicial e que são de extrema importância. Usei a dissertação de mestrado e o artigo no site tudosobreplasticos.com, conforme havíamos combinado. Sobre a fusão com o artigo Retardador de chama, deixei os verbetes iguais afim de que a Wikipédia aceite a possível fusão das páginas.
Júlia Hartmann Mozetic (discussão) 14h56min de 14 de outubro de 2015 (UTC)[responder]

Nome de Usuário: Sander Fraga (DctribAElogsBMF)

Proponho a criação do verbete Junta de dilatação. O verbere Dilatação térmica trata apenas do aspecto físico do processo, carecendo de informações sobre aplicações práticas. A Wikipédia já tem um verbete em língua inglesa que trata de diversos tipos de juntas utilizadas em várias áreas da engenharia.

Proponho um artigo que exponha as suas principais aplicações (em pontes, prédios, equipamentos sujeitos a grandes variações térmicas e etc) baseado inicialmente no artigo em inglês, mas trazendo também fontes em língua portuguesa.

Sander Fraga (discussão) 03h48min de 14 de setembro de 2015 (UTC)[responder]

Olá Sander, o assunto está de OK, mas perceba que mesmo o verbete em inglês está marcado por não apresentar referências para todo o texto. Você já tem alguma referência para utilizar? -Rpez (discussão) 20h34min de 14 de setembro de 2015 (UTC)[responder]
Boa noite, professor. Seguem as fontes as quais pretendo basear o texto. Pretendo procurar mais textos como estes, já que percebi que os repositórios das universidades portuguesas têm bastantes registros relacionadas ao assunto.
Tipologia, instalação, funcionamento e manutenção de diversos tipos de juntas de dilatação em obras de arte;
Classificação das juntas de dilatação em obras de arte rodoviárias Portuguesas (artigo de revista);
Avaliação da necessidade de Juntas de Dilatação em Estruturas Porticadas de Betão armado;
Manutenção Preventiva de um Edifício Hospitalar;
Manutenção ferroviária.
A versão em inglês do verbete tem a maioria de suas referências retirada de sites de fabricantes, como esse. São fontes adequadas? As fabricantes usadas como referência são, na maioria, membros da EJMA, organização que publica um guia de referência para juntas de dilatação. -Sander Fraga (discussão) 01h09min de 19 de setembro de 2015 (UTC)[responder]
Olá Sander, as origens das referências que apontas são muito boas, mas você deverá julgar a relevância do conteúdo de cada uma para o verbete. Sobre as referências em sites de empresas, deve-se julgar caso a caso. Tipicamente, se for uma nota técnica que apresenta o tópico de forma imparcial, pode ser boa fonte, enquanto se for material promocional de um produto específico, não será. Verbete atribuído para você. --Rpez (discussão) 19h30min de 23 de setembro de 2015 (UTC)[responder]
Boa noite, professor. Encerrei por hora a edição do verbete. Como é um verbete novo, ainda há tópicos e informações a serem adicionadas, coisa que possivelmente eu mesmo farei no futuro, mas creio que, da maneira em que está, cumpre bem o papel de informar e descrever as principais aplicações das juntas de dilatação. Não foquei na física por trás do efeito da dilatação porque, além de a Wikipédia já ter um artigo dedicado à ele, esse é apenas um dos motivos para a implementação de juntas em uma estrutura.
Fontes:
Tipologia, instalação, funcionamento e manutenção de diversos tipos de juntas de dilatação em obras de arte;
Classificação das juntas de dilatação em obras de arte rodoviárias Portuguesas (artigo de revista);
Avaliação da necessidade de Juntas de Dilatação em Estruturas Porticadas de Betão armado;
Catálogo técnico - Juntas de expansão metálicas Série RW;
Execução de juntas de piso de concreto;
Trilhos sem juntas de dilatação?;
EXPANSION JOINTS - Installation and Maintenance Manual].
Verbete: Junta de dilatação
Data da primeira edição: 8 de outubro de 2015
Sander Fraga (discussão) 02h55min de 13 de outubro de 2015 (UTC)[responder]

Nome de Usuário: Leomar Mateus Radke (DctribAElogsBMF)

1- Uma página sobre Johann Gottlob Leidenfrost inexiste para a versão lusófona, por isso a proposta de cria-lá - descrevendo sua bibliografia, usando como referência as versões inglesa e alemã além de outras fontes, para evitar uma simples tradução.

2- O artigo a respeito do Efeito Leidenfrost possui uma defasagem em relação ao conteúdo das páginas em outras línguas. Acredito que há espaço para ampliações e melhorias. Pretendo aprofundar o verbete, incluindo informações das versões inglesas, assim como dados externos, mais precisamente deste material [4].

Leomar Mateus Radke (discussão) 04h45min de 14 de setembro de 2015 (UTC)[responder]

Olá Leomar, Ajustei o título da sua proposta para apontar para os verbetes com o nome do efeito e o primeiro a descrevê-lo, da forma que entendi da sua proposta. Você deve verificar todas as informações que adicionares ao verbete nas fontes. A fonte que apontas trata de física bastante avançada do efeito Leidenfrost (e fala também da super hidrofobicidade de superfícies) - precisa de ao menus uma referência para a biografia do Dr. Leidenfrost. Se apontares para uma referência da biografia os verbetes serão atribuídos a você. --Rpez (discussão) 21h29min de 14 de setembro de 2015 (UTC)[responder]
Aqui está a referência solicitada [5]. É uma página que traz informações de personalidades que tenham algum vínculo com Duisburg. Leomar Mateus Radke (discussão) 17h27min de 22 de setembro de 2015 (UTC)[responder]
Olá Leomar, pelo que entendi a referência consiste de uma página de uma espécie de ONG de Duisburgo que edita um jornal local, que, apesar de não indicar o autor do texto que apontas, indica um corpo editorial. Não é uma referência excelente, mas é aceitável. Se achares outras referências durante seu trabalho, melhor. Verbetes atribuídos a você. --Rpez (discussão) 10h19min de 23 de setembro de 2015 (UTC)[responder]
Verbetes finalizados: página sobre Johann Gottlob Leidenfrost foi criada e o Efeito Leidenfrost totalmente modificado, não restando nada do que havia antes da minha edição (existia apenas um parágrafo). Aumentei o número de fontes que tinha te passado, usando dois livros técnicos de transferência de calor e massa, além de uma tese de mestrado. Tive que me estender um pouco no modos de ebulição, pois não haviam verbetes específicos na Wikipédia lusófona. Leomar Mateus Radke (discussão) 00h59min de 13 de outubro de 2015 (UTC)[responder]

O verbete possui poucas informações e referências. Pretendo descrever mais sobre este coeficiente, bem como sua importância e alguns exemplos de onde ele é relevante. Pretendo adicionar imagens ao verbete e buscar mais conteúdo na versão em inglês.

Vitor Schreiber (discussão) 12h04min de 14 de setembro de 2015 (UTC)[responder]

Olá Vitor, conforme expliquei hoje na aula, a busca de conteúdo nas páginas em outros idiomas não é adequada. Deverá conferir as informações que adicionares em fontes independentes. O verbete está realmente precisando das melhorias que apontas. Se puderes indicar uma referência o verbete será atribuído para você. --Rpez (discussão) 21h41min de 14 de setembro de 2015 (UTC)[responder]
Professor, fiz uma pesquisa na internet e achei alguns arquivos sobre o tema, mas não tenho certeza se servem como referência:
http://www.sbfisica.org.br/rbef/pdf/343310.pdf
http://fisica.uc.pt/data/20042005/apontamentos/apnt_100_24.pdf
http://www.leb.esalq.usp.br/aulas/lce1302/termodinamica3.pdf
http://coral.ufsm.br/gef/Calor/calor22.pdf
gostaria de saber se o próprio Halliday não pode ser apontado como referência, já que ele tem uma breve explicação sobre o tema.
--Vitor Schreiber (discussão) 00h07min de 16 de setembro de 2015 (UTC)[responder]
Olá Vitor, A respeito das fontes, a primeira tem a melhor origem pois de trata de um artigo publicado em uma revista especializada na área de física, com editoração e revisão de pares. O artigo aplica o coeficiente para o caso do aquecimento global com em modelo termodinâmico elaborado, porém, na olhada rápida que fiz, parece não tratar das definições que seriam mais importantes para uma referência de Coeficiente de expansão adiabática (mas posso estar enganado pois não li o artigo). A segunda é um roteiro de laboratório - não é boa fonte. As mais promissoras são as duas últimas que parecem fazer parte de um livro/coleção maior, elaborada por uma instituição acadêmica. Para utilizá-las será necessário encontrar a obra inteira para citar o título da obra e os autores, o que está faltando nos PDFs que apontas. O Livro do Halliday pode ser apontado como referência, mas apenas para as informações nele presente. Talvez ainda precise uma pesquisa adicional para definir uma boa referência, que poderá ser feito durante seu trabalho. Também poderá encontrar recursos digitais no portal SABI da UFRGS. Verbete atribuído para você. --Rpez (discussão) 01h48min de 16 de setembro de 2015 (UTC)[responder]
Boa tarde professor. Finalizei as edições no verbete Coeficiente de expansão adiabática. Eu ampliei a descrição inicial, coloquei uma breve explicação do que é um processo adiabático, alguns exemplos, a imagem do desodorante (exemplo de expansão adiabática), coloquei a tabela, botei a relação entre o coeficiente e os graus de liberdade de um gás, fiz a dedução das fórmulas, adicionei ao "ver também" verbetes relacionados e coloquei o portal da física ao final. As referências que eu utilizei foram:
_White, Frank M.: Fluid Mechanics 4th ed. McGraw Hill (livro)
Lange's Handbook of Chemistry, 10ª ed. página 1524 (livro)
Halliday, David. Fundamentos de Física Vol. 2. 8 ed. [S.l.]: LTC - Livros Técnicos e Científicos Editora S.A., 2009. ISBN 978-85-216-1606-1 (livro)
Palandi, Joecir. Teoria Cinética e Termodinâmica. [S.l.: s.n.], 2010. (livro)
Estrada, Alejandro de. Termodinamica Tecnica. 2 ed. Buenos Aires: Libreria y Editorial Alsina, 1964. (livro)
Lee, John F.. Termodinâmica. Rio de Janeiro: LTC - Livros Técnicos e Científicos Editora LTDA., 1969. (livro)
Meu nome: Vítor Schreiber Nunes
Link para o verbete:Coeficiente de expansão adiabática
Data da primeira edição: 7 de Outubro
Vitor Schreiber (discussão) 19h56min de 11 de outubro de 2015 (UTC)[responder]

A página do Wikipédia específica sobre o coeficiente de dilatação térmica deixa a desejar. Por isso, pretendo melhorá-la, apresentando as relações corretas sobre o coeficiente e fontes confiáveis, além de apresentar que o seu gráfico da temperatura pela força eletromotriz não reproduz, geometricamente, uma reta quando extrapolamos a temperatura ao zero absoluto, assim como visto em um dos experimentos da aula de laboratório. --Vitorzx96 (discussão) 18h18min de 14 de setembro de 2015 (UTC)[responder]

Olá Vítor, veja que a página Dilatação térmica já trata do coeficiente, inclusive de materiais anisotrópicos nos quais um tensor é utilizado ao invés de um escalar. O coeficiente se aplica para fluidos incompressíveis. Na aula de laboratório vimos a extrapolação para zero absoluto de um gás ideal, de acordo com a Lei de Charles. Recomendo que reformule a sua proposta, talvez direcionando o seu esforço para a página Lei de Charles e indicando ao menos uma fonte que utilizará na sua pesquisa. --Rpez (discussão) 21h55min de 14 de setembro de 2015 (UTC)[responder]
Obrigado pela dica. Vou ler a página que me sugeriu e convergir meus esforços para ela.
-Vitorzx96 (discussão) 13h46min de 15 de setembro de 2015 (UTC)[responder]
Vítor, para colocar respostas com nível hierárquico, adicione ":" para cada nível diante do comentário. Estou aguardando a sua proposta reformulada. -Rpez (discussão) 14h45min de 15 de setembro de 2015 (UTC)[responder]
Lida a página, percebi que faltam inúmeras informações importantes, tais como: equações, ilustrações, fontes. Pretendo adicionar esses elementos e corrigir algumas falhas que o próprio Wikipédia adverte sobre, como a frequente confusão entre a Lei de Charles e a Lei de Gay-Lussac, além de aprimorar a página, deixando-a mais atrativa para o leitor. -Vitorzx96 (discussão) 14h54min de 15 de setembro de 2015 (UTC)[responder]
E a referência? Procure fazer a proposta organizada conforme o modelo. --Rpez (discussão) 16h29min de 15 de setembro de 2015 (UTC)[responder]
Perdoe-me por ausentar a referência em todas as minhas postagens. As referências serão essas: http://www.infoescola.com/termodinamica/lei-de-charles/ - http://wikiciencias.casadasciencias.org/wiki/index.php/Lei_de_Charles - http://web.ccead.puc-rio.br/condigital/mvsl/linha%20tempo/Charles/menu.html (essa parece carecer de referência, mas há muitas informações, que espero serem verdadeiras, por isso gostaria de sua opinião sobre o conteúdo dessa página). - http://www.infopedia.pt/$lei-de-charles-e-gay-lussac . Perceba que todas tem diferenças sutis no que tange ao conteúdo, porém pode ser que uma complete a outra em alguns pequenos detalhes. Por causa disso, utilizarei o verbete em inglês para me auxiliar a estruturar alguns tópicos. Por último, checarei, também, o livro sobre o qual conversamos na aula e compará-lo-ei com as outras referências citadas. -Vitorzx96 (discussão) 20h57min de 16 de setembro de 2015 (UTC)[responder]
Olá Vítor. Sites como infoescola e a Wikiciência, consistem em resumos que citam as fontes que você, como estudante de engenharia, deve se basear. Particularmente interessante a referência da página na Wikiciência que aponta para o artigo original de Gay-Lussac de 1802 (ou sua tradução). Neste caso, procure estas fontes primárias e secundárias - veja WP:Fontes confiáveis para esclarecimentos. Perceba que a lei conhecida como Lei de Charles foi, na verdade, primeiramente descrita por Gay-Lussac em um artigo intitulado "A expansão dos gases pelo calor". Esta é a origem da confusão que apontas. Como a sua proposta está diretamente ligada a informações já estão presentes na Wikipédia na página Lei_dos_gases_ideais#Leis_de_Charles_e_Gay-Lussac, acho que seria adequado você garantir a consistência entre os verbetes Lei de Charles, Lei de Gay-Lussac e Lei_dos_gases_ideais#Leis_de_Charles_e_Gay-Lussac, elucidando as razões das suas nomenclaturas. O que achas? --Rpez (discussão) 11h59min de 23 de setembro de 2015 (UTC)[responder]
Olá, professor. Concluí as edições sobre a Lei de Charles. 1. Nome: Vítor Hauschild da Silveira 2. Link para o verbete: https://pt.wikipedia.org/wiki/Lei_de_Charles 3. Descrição das modificações realizadas no verbete: Realizei uma série de mudanças: inseri as referências utilizadas, corrigi as informações que estavam erradas segundo as referências, deduzi a equação V/T=cte, adicionei um cabeçalho "História" para tratar da confusão presente sobre a Lei de Charles/Gay-Lussac, traduzi um gif da NASA demonstrando a Lei de Charles sendo aplicada e o introduzi no verbete. 4. Lista das fontes utilizadas: Nussenzveig, H. (2002), Curso de Física Básica Vol. 2, Edgard Blücher, pp. 189, ISBN 85-212-0299-7; Spencer Lima, L. (2010), WikiCiências, 1(9):0072 wikiciencias.casadasciencias.org. Visitado em 2015-10-12. (essa possui como referência o artigo publicado por Gay-Lussac em inglês); https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Lei_de_Charles_animada.gif (link para a imagem e sua fonte). 5. Data da primeira edição que realizei no verbete: 03/10/2015. Adicionalmente, corrigi a página da Lei dos Gases Ideais na parte que falava sobre a Lei de Charles e Gay-Lussac para manter a coerência entre elas. --Vitorzx96 (discussão) 19h09min de 12 de outubro de 2015 (UTC)[responder]

A página está completa em vários tópicos, como a história, as aplicações, as funções, os equipamentos e os tipos de condicionamento de ar. Entretanto, no tópico "Sistemas com características especiais", é abordado o ar condicionado em automóveis de maneira bastante superficial, não explicando como realmente é, de fato, o funcionamento do ar condicionado automotivo. Pretendo explicar como é o ciclo termodinâmico que ocorre no interior e no motor do carro, bem como os materiais que são utilizados, explicando suas características e propriedades e o porquê da utilização desses. Também pretendo comentar sobre a influência do ar condicionado no consumo de gasolina e na potência dos automóveis. Jean Vinicius Anschau Correa (discussão) 15h23min de 15 de setembro de 2015 (UTC)[responder]

Jean, sua proposta está bem elaborada, porém careceu a indicação de ao menos uma referência fiável e independente que utilizará para seu trabalho. Faça isto e o verbete será atribuido para você. A propósito, em uma lida rápida percebi que a seção Efeito Entrópico está muito mal escrita neste verbete, sugerindo que a solução de condicionamento de ar está em desacordo com as primeiras e segundas leis da termodinâmica, em uma péssima escolha de palavras. É importante dares atenção a isto também, verificando a integridade do restante do verbete. --Rpez (discussão) 16h50min de 15 de setembro de 2015 (UTC)[responder]
Professor, as referências que pretendo usar são as seguintes: http://www.automotiva-poliusp.org.br/wp-content/uploads/2013/02/moura_marcelo.pdf http://www.automotiva-poliusp.org.br/wp-content/uploads/2013/02/santos_eduardo.pdf Jean Vinicius Anschau Correa (discussão) 13h02min de 17 de setembro de 2015 (UTC)[responder]
Ótimo, verbete atribuído para você. Boas edições. --Rpez (discussão) 14h25min de 24 de setembro de 2015 (UTC)[responder]
Professor, finalizei as edições do verbete que a mim foi atribuído. Inicialmente, expliquei qual é o sistema de refrigeração automotivo mais utilizado, bem como seus componentes básicos. Após isso, descrevi todo o ciclo termodinâmico que ocorre no interior dos automóveis, detalhando como e onde ocorrem as transformações gasosas com o fluido refrigerante. A seguir, especifiquei a função de cada componente no ciclo de climatização veicular e relacionei o ciclo com a Segunda Lei da Termodinâmica. Por fim, acrescentei uma imagem que sintetiza o funcionamento do ar condicionado automotivo e informei qual o fluido refrigerante mais utilizado atualmente.
Fontes utilizadas:
http://www.automotiva-poliusp.org.br/wp-content/uploads/2013/02/moura_marcelo.pdf
http://www.automotiva-poliusp.org.br/wp-content/uploads/2013/02/santos_eduardo.pdf
Link para o verbete:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Condicionamento_de_ar#Sistemas_com_carater.C3.ADsticas_especiais
Data da primeira edição realizada no verbete: 10/10/2015
Jean Vinicius Anschau Correa (discussão) 22h08min de 11 de outubro de 2015 (UTC)[responder]

O verbete apresenta poucos dados sobre esse trocador de calor. Proponho adicionar mais informações e imagens que demonstrem a física e a historia por trás do radiador automotivo, tal como os fundamentos de funcionamento desse sistema. Algumas referências http://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/15694/15694_4.PDF http://www.frisontech.com.br/index.php/artigos-em-portugues/51-como-funcionam-os-sistemas-de-arrefecimento.html http://sites.poli.usp.br/d/pme2600/2011/Trabalhos%20finais/TCC_006_2011.pdf

RubensChagasJR (discussão) 01h42min de 17 de setembro de 2015 (UTC)[responder]

Oi Rubens, a primeira referência está incompleta, precisa conhecer título da obra completa e seu autor para utilizar como referência e citá-la adequadamente. As demais estão OK. Certifique-se de inserir apenas imagens que estejam de acordo com a política de imagens da Wikipédia, principalmente a questão dos direitos autorais. Verbete atribuído para você. Boas edições. --Rpez (discussão) 15h08min de 24 de setembro de 2015 (UTC)[responder]
Olá professor, concluí minhas edições no verbete Radiador (automóvel), mais especificamente em 'Radiador de Arrefecimento'. Eu expliquei o processo e sua importância que ocorre no radiador com o ar e o líquido de arrefecimento de modo mais claro, além de adicionar uma imagem ilustrativa do líquido de arrefecimento. As fontes que usei foram as que mencionei anteriormente (exceto a incompleta) e esta, do site da Volkswagen do Brasil: http://www.vw.com.br/pt/fale_conosco/perguntas_e_respostas/informacoes_tecnicas/qual_o_liquido_dearrefecimentoquedevoutilizarnoveiculo.html
Grande abraço! RubensChagasJR (discussão) 20h39min de 12 de outubro de 2015 (UTC)[responder]

Nome de usuário: Gabrieldonati. Professor, tendo em vista a grande importância de aparelhos medidores de pressão para diversas áreas, gostaria de melhorar o verbete que descreve o Barómetro, pois o mesmo está bastante incompleto. Caso aceite tal sugestão de tema, eu incluirei mais informações sobre a experiência de Torricelli (pouco desenvolvida em outros verbetes), sobre os tipos de barômetros e demais pontos que não estão descritos nesse verbete. Segue algumas das fontes que utilizarei:

sites: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3768090/ (US National Library of Medicine) http://efisica.if.usp.br/mecanica/basico/hidrostatica/barometro/ livros: The Place of Torricelli in the History of the Barometer / Technology’s Past

Olá Gabriel, o verbete está realmente mal, inclusive afirmando que a pressão atmosférica afeta o peso da coluna de mercúrio na coluna de vidro. A afirmação não está errada, mas não indica o fenômeno físico relevante, pois o importante é a relação da pressão com a altura da coluna, não o peso. As fontes estão OK. Verbete atribuído para você. Boas edições. --Rpez (discussão) 18h52min de 24 de setembro de 2015 (UTC)[responder]
Professor, terminei a edição do verbete proposto. Primeiramente, tornei o conteúdo já existente mais claro e coeso. Adicionei também o histórico do barômetro, bem como a experiência de Torricelli e os resultados obtidos. Concluindo, incluí uma breve definição para o barômetro aneroide.
Fontes utilizadas:
West, John B.. (2013-03-01). "Torricelli and the Ocean of Air: The First Measurement of Barometric Pressure". Physiology 28 (2): 66-73. DOI:10.1152/physiol.00053.2012. ISSN 1548-9213. PMID 23455767.
Balbinot, Alexandre. Instrumentação e fundamentos de medidas. [S.l.: s.n.], 2010.
Middleton, W. E. Knowles. (1963-03-01). "The Place of Torricelli in the History of the Barometer". Isis 54 (1): 11-28.
Link para o verbete: Barómetro. --Gabrieldonati

Proponho uma edição no verbete sobre Fluidos Refrigerantes, compostos usados em um ciclo térmico. O verbete está incompleto e pode ser melhor editado adicionando mais informações de como funcionam esses fluidos, exemplos e aplicações no nosso cotidiano. Uma das fontes que irei usar será a seguinte: http://www.univasf.edu.br/~castro.silva/disciplinas/REFRIG/REFRIGERANTES.pdf

Giovana Facchini (discussão) 13h42min de 17 de setembro de 2015 (UTC)[responder]

Giovana, Está OK, mas você precisa encontrar a fonte completa para fazer a referência, com título da obra e autor, uma vez que o link que apontas é apenas uma parte de uma obra que carece dos dados de atribuição. Boas edições. --Rpez (discussão) 18h57min de 24 de setembro de 2015 (UTC)[responder]
Professor, terminei minhas edições no verbete Fluido refrigerante. Adicionei algumas características e tentei explicar melhor sobre o assunto. Também coloquei alguns exemplos de fluidos e informações a respeito da nomenclatura desses compostos. Quanto as fontes, achei outra apostila do mesmo autor da fonte que estava incompleta (https://fabioferrazdr.files.wordpress.com/2008/08/ref1.pdf e http://www.univasf.edu.br/~castro.silva/disciplinas/REFRIG/APOSTILARefrig.pdf) . Data da primeira edição: 06 de outubro de 2015. --Giovana Facchini

Nome de Usuário: GustavOliveira (DctribAElogsBMF)
Proponho a edição deste verbete, visto que o mesmo possui poucas informações, pode ser adicionado o modelo matemático que definem o comportamento do componente (equação de steinhart-hart) em função da temperatura, além de explicar o funcionamento e possiveis aplicações.

http://www.ametherm.com/thermistor/ntc-thermistors-steinhart-and-hart-equation
http://www.ussensor.com/technical-info/thermistor-terminology
http://www.resistorguide.com/ptc-thermistor/
http://www.wuntronic.de/sensors/therm_appl.htm
http://www.dk-sensor.com/?module=Html&action=SiteComp_Eng&sSubNo=9
GustavOliveira (discussão) 18h51min de 17 de setembro de 2015 (UTC)[responder]

Ótimo. Verbete atribuído para você. --Rpez (discussão) 19h01min de 24 de setembro de 2015 (UTC)[responder]

Olá professor. Gostaria de editar este verbete porque pesquisei a respeito e vi que tem muito a ser adicionado nele, tanto a nível informativo como ilustrativo (imagens e comparações). Algumas fontes que encontrei:

V. Ganapathy, Heat Recovery in Kalina Cycle

Göran Wall, Chia-Chin Chuang and Masaru Ishida; Exergy Study of the Kalina Cycle

Gabriel Sukster (discussão) 20h38min de 17 de setembro de 2015 (UTC)[responder]

Oi Gabriel, a primeira referência parece ser um site pessoal, não sendo assim uma boa referência. A segunda foi publicada em uma revista especializada. Verifique as demais referências do verbete. Proposta aceita. --Rpez (discussão) 19h10min de 24 de setembro de 2015 (UTC)[responder]
Gabriel Sukster
Ciclo Kalina
Adicionei uma breve comparação desse ciclo em relação a outro, o seu desenvolvedor e um tópico que explica o seu funcionamento.
Göran Wall, Chia-Chin Chuang and Masaru Ishida; Exergy Study of the Kalina Cycle
Primeira edição: 7 de outubro de 2015
Gabriel Sukster (discussão) 05h15min de 13 de outubro de 2015 (UTC)[responder]

Olá, professor! Percebi que o verbete sobre Eficiência termodinâmica possui pouquíssimas informações (praticamente só a fórmula). Mesmo o tópico "Rendimento", dentro do verbete "Máquina Térmica" não dá muitas informações. Minha proposta de edição, se baseia em explicar melhor o conceito de eficiência térmica, principalmente explicitando o porquê de o rendimento nunca ser de 100% e, como não podemos diminuir o calor que é liberado, justificando o baixo rendimento, em geral, das máquinas. As referências em que me baseio são o livro "Termodinâmica", de Yunos A. Çengel e Michael A. Boles, 7º edição, publicado em 2013 pela editora AMGH, bem como o volume 2 do Halliday. Caroline V. A. (discussão) 22h21min de 17 de setembro de 2015 (UTC)Caroline V. A.[responder]

Olá Caroline, proposta aceita. Verbete Eficiência termodinâmica atribuído para você. Fica a sugestão de incluíres um resumo do seu trabalho no verbete Máquina térmica. Se topares o incluo também na lista de verbetes. Boas edições. --Rpez (discussão) 00h01min de 29 de setembro de 2015 (UTC)[responder]
Olá sor, editei o verbete Eficiência termodinâmica, melhorando a definição de eficiência, as fórmulas e explicando a razão do rendimento nunca ser 100%. Além disso, coloquei um pequeno resumo e um link para este verbete no verbete Máquina térmica, como tu havia proposto. As fontes utilizadas também foram citadas, e são o Halliday e o livro Termodinâmica de Yunos A. Çengel. Primeira edição realizada no dia 11/10.
Caroline V. A.

Nome de usuário: Lucas da Silva Alves (discussão) 00h30min de 18 de setembro de 2015 (UTC)[responder]

Proponho a criação do verbete Máquina atmosférica de Newcomen. Ele já existe em outros idiomas como inglês, francês, espanhol, italiano e em mais outros 14. Em português temos apenas a página de biografia de Thomas Newcomen e ainda sem citar fontes confiáveis e com pouco conteúdo. A ideia é falar sobre a sua máquina utilizando por base as outras páginas já existentes em outros idiomas, websites confiáveis e também no livro de sua biografia - Rolt, L. T. C.; J. S. Alleen (1977). The Steam Engine of Thomas Newcomen.

en:Newcomen atmospheric engine

it:Macchina a vapore di Thomas Newcomen

es:Máquina de Newcomen

Newcomen steam engine

Olá Lucas, Você não pode utilizar os verbetes em outros idiomas como fonte para o verbete em português. Pode se basear nelas para entender melhor do assunto, verificar organização do verbete e também encontrar imagens e outras fontes para sua pesquisa. As informações que você adicionar devem ser verificadas em fontes fiáveis e independentes. Verbete atribuído para você. Boas edições. --Rpez (discussão) 19h30min de 24 de setembro de 2015 (UTC)[responder]
Ola professor, finalizei minhas edições do verbete Máquina Atmosférica de Newcomen. O verbete não existia na língua portuguesa, então o criei. Fiz uso de fontes confiáveis e no formato dos verbetes que já haviam em outros idiomas. Lucas da Silva Alves (discussão) 21h27min de 13 de outubro de 2015 (UTC)[responder]

Professor,

O verbete em questão trata da lei geral dos gases ideais e aborda, como não poderia faltar, as leis de casos específicos de processos gasosos. O artigo está bastante breve e carece de uma melhor abordagem (em, pelo menos, suas principais características). Tendo em vista que o assunto é bastante amplo e complexo, procurarei abordar os tópicos nele já existentes de maneira mais aprimorada, acrescentando novas informações acerca do desenvolvimento das equações, sua importância e aplicações. Resumidamente, esse verbete trata da equação dos gases ideais, fala brevemente sobre teoria cinética dos gases e explicita as leis de processos gasosos particulares (Boyle-Mariotte, Gay-Lussac e Charles, ainda citando a Lei de Avogrado). Entretanto, a maneira com que aborda o tema é feita insuficientemente. Não há explicação sobre o processo de elaboração das leis, a história por trás de seu desenvolvimento e o que cada uma delas implica no estudo da termodinâmica e suas aplicações. Além de carecer de um conteúdo mais trabalhado, a formatação do artigo pode ser muito melhorada. Apesar de existirem artigos específicos sobre as leis de Boyle, Gay-Lussac e Charles, cada um deles está igualmente inconsistente. Se, pelo menos, no artigo principal sobre a Lei dos Gases Ideias houver uma melhor abordagem sobre elas, esse problema poderá ser remediado na medida do possível. Em suma, procurarei, nesse verbete, explicitar os processos mais amplamente das leis particulares que envolvem os gases ideais, explanando a história de sua elaboração, as equações que levaram às leis, sua influência e aplicações, em meio a uma formatação decente e coerente.

Dentre as fontes em que, inicialmente, buscarei mais informações estão os artigos em inglês e espanhol do mesmo assunto, que contêm referências confiáveis. Mas, para retratar melhor o assunto no artigo, usarei algumas referências do Tipler e do Halliday, além de fontes do Atkins na seção de Termodinâmica de Gases. Esses são apenas as primeiras fontes que tenho em mente, mas procurarei expandir o número de referências, talvez com o uso de sites de artigos de revistas e artigos especializados em física ou com pesquisa no Google Acadêmico. A princípio, seria isso.

Felipe Tomazoni (discussão) 03h07min de 18 de setembro de 2015 (UTC)[responder]

Olá Felipe, os verbetes em outros idiomas podem servir de inspiração e fonte de referências, porém todas as informações que adicionares ao verbete deve ser verificada por você em uma fonte confiável independente. Assim, os livros que citas são as fontes mais adequadas. Dê atenção para manter a objetividade do verbete e sua organização. A propósito, os títulos dos verbetes apenas começam com letra maiúscula, a não ser nomes próprios. Verbete atribuído para você. Boas edições. --Rpez (discussão) 02h38min de 28 de setembro de 2015 (UTC)[responder]
Professor, finalizei a edição do verbete lei dos gases ideais.
Nele, adicionei: imagens, a predefinição de "Termodinâmica"; uma breve explicação sobre a equação de estado, o histórico e a funcionalidade da equação, para introdução do tema; uma dedução pela teoria cinética dos gases e outra, breve, pelas leis de processos gasosos particulares; um exemplo de aplicação da lei para os gases reais comparando à mesma aplicação para os gases ideais; e, finalmente, uma pequena análise e explicação acerca das leis de Boyle, Charles, Gay-Lussac e Avogrado.
As referências que utilizei foram:
  • KNIGHT, Randall. Physics: A strategic approach. 2ª ed., 2009, vol. 2;
  • ATKINS, Peter. Chemical principles: the quest for insight. 2010;
  • HALLIDAY, David. Fundamentals of Physics, vol. 1;
  • HALLIDAY, David. Fundamentals of Physics, vol. 2. 5ª ed., 2011.
  • ANTON, Howard. Calculus: Early Transcendentals Combined. 8ª ed., 2005, vol. 2;
  • MOYSÉS NUSSENZVEIG, Herch. Curso de Física Básica, vol. 2.
  • TIPLER, Paul. Physics: for scientists and engineers, 6ª ed., 2007, vol. 2;
  • Derivation of PV=nRT, The Equation of Ideal Gas (http://quantumfreak.com/derivation-of-pvnrt-the-equation-of-ideal-gas/);
  • CODATA Value (physics.nist.gov);
  • J Appl Physiol 98: 31-39, 2005 (http://jap.physiology.org/content/98/1/31.full)
Nome de usuário: Felipe Tomazoni
Nome completo: Felipe Tomazoni da Silva
Link para o verbete: lei dos gases ideais
Data da primeira edição: 02/10/15.
Felipe Tomazoni (discussão) 18h41min de 12 de outubro de 2015 (UTC)[responder]

Nome de usuário: Danielgfridman

O artigo que pretendo editar se encontra em uma situação precária, pois, por mais que tenha um conteúdo aceitável, carece de fontes, tornando-o dubitável.

Minha ideia é refazer a página, usando fontes confiáveis, tornando-a uma certeza dentro da Wikipédia. Numa rápida primeira parte de pesquisa, encontrei estas duas fontes que pretendo usar: http://coral.ufsm.br/gef/Calor/calor09.pdf e http://disciplinas.stoa.usp.br/pluginfile.php/179613/mod_resource/content/3/ConceitosImportante-TeoriaCinetica.pdf, além de outras que certamente encontrarei durante a edição.

Danielgfridman (discussão) 16h18min de 18 de setembro de 2015 (UTC)[responder]

Olá Daniel, a primeira referência carece de título e autoria. Se achares a obra completa de qual esta faz parte e for citável, está OK. A segunda está bem, apesar de um livro editorado sobre o assunto ainda ser melhor. Verbete atribuído para você. Boas edições. --Rpez (discussão) 02h24min de 28 de setembro de 2015 (UTC)[responder]
Olá, professor.
Nome de usuário: Danielgfridman
Link para o verbete: Distribuição de Maxwell-Boltzmann
Praticamente recriei a página, aproveitando um pouco do que havia antes e adicionando conteúdo. Além disso, adicionei fontes, acabando com o que antes era a maior necessidade do artigo.
Fontes que utilizei:
  1. http://disciplinas.stoa.usp.br/pluginfile.php/179613/mod_resource/content/3/ConceitosImportante-TeoriaCinetica.pdf
  2. http://www.if.ufrj.br/~bertu/fis2/teoria_cinetica/teoria_cinetica.html
  3. http://www.docentes.ipt.pt/valentim/ensino/itcg.pdf
Data da primeira edição: 8 de outubro.
Danielgfridman (discussão) 23h05min de 12 de outubro de 2015 (UTC)[responder]

nome de usuário: Jéssica San Martin (DctribAElogsBMF)
O verbete em questão está muito sintetizado, explicando superficialmente o tema. Além disso, em parte, ele é uma mera cópia da informação contida em um site de uma companhia especializada em construção civil. Pretendo abordar o assunto de forma mais técnica, apresentando os conceitos baseados em pesquisa aprofundada em fontes confiáveis.
Algumas referências que pretendo usar:
http://building.dow.com/europe/pt/insulate/thermal/walls/iso/term.htm
http://www.futureng.pt/pontes-termicas
http://run.unl.pt/bitstream/10362/7037/1/Pessoa_2011.pdf
https://fenix.tecnico.ulisboa.pt/downloadFile/395137448876/dissertacao_JorgeValerio.pdf
Jéssica San Martin (discussão) 23h55min de 18 de setembro de 2015 (UTC)[responder]

Olá Jéssica, as dissertações de mestrado são fontes muito mais adequadas que as páginas resumidas. Caso a informação de interesse esteja presente nas dissertações, dê preferência a elas. Verbete atribuido para você. Boas edições. A propósito, os títulos dos verbetes tem apenas a primeira letra em maiúscula (com exceção de nomes próprios). --Rpez (discussão) 02h32min de 28 de setembro de 2015 (UTC)[responder]
Professor, concluí a edição do verbete Ponte térmica. Inseri conceitos e imagens sobre o que são pontes térmicas, classificando-as, falando de suas consequências e indicando algumas soluções.
nome de usuário: Jéssica San Martin (DctribAElogsBMF)
Lista das fontes utilizadas para pesquisa e inseridas no texto:
http://www.ct.ufpb.br/coordenacoes/ccgec/images/arquivos/TCC/Monografia-Gustavo.Ventura-10711366.pdf
http://run.unl.pt/bitstream/10362/7037/1/Pessoa_2011.pdf
http://www.usp.br/nutau/anais_nutau2014/trabalhos/gioielli_beatrize.pdf
https://fenix.tecnico.ulisboa.pt/downloadFile/395137448876/dissertacao_JorgeValerio.pdf
Data da primeira edição: 10/12/2015
Jéssica San Martin (discussão) 22h00min de 12 de outubro de 2015 (UTC)[responder]

Nome de usuário: Pedro Ceolin.

Olá professor,

Proponho a edição deste verbete pois percebi que esta incompleto(falta imagens e mais explicações) e carece de fontes.

Esta máquina foi uma importante invenção do Denis Papin, que foi um dos primeiros a usar a pressão para cozinhar alimentos mais rápido. E já que vou pesquisar sobre a vida do Papin, pretendo também estender sua biografia, que se encontra incompleta em relação a das outras línguas.

--Pedro Ceolin (discussão) 02h21min de 19 de setembro de 2015 (UTC)[responder]

Olá Pedro, tens fontes para este trabalho? --Rpez (discussão) 02h13min de 28 de setembro de 2015 (UTC)[responder]

Olá, Professor. Conclui as edições no verbete Milimetro de mercúrio. Conforme havia proposto, incluí no verbete a relação da criação da unidade de medida com o barômetro de mercúrio de Torricelli, aprimorei a diferenciação entre mmHg e Torr, defini o conceito de milímetros de mercúrio em termos de densidade do mercúrio e aceleração da gravidade e incluí uma tabela de conversão para outras unidades de pressão. Além disso, adicionei uma imagem para ilustrar a ideia de barômetro de mercúrio. Quanto às fontes, Sites: http://www.npl.co.uk/reference/faqs/pressure-units http://www.mast.br/multimidia_instrumentos/barometro_historico.html http://www.inmet.gov.br/portal/index.php?r=home/page&page=instrumentos http://www.deg.ufla.br/site/_adm/upload/file/1_aula%20pratica%201.pdf Livros: KOTZ, John; TREICHEL, Paul; WEAVER, Gabriela; Química y Reactividad Química. 6.ed. GUYTON, Arthur Clifton; HALL, John E.; Tratado de Fisiologia Médica. 11.ed. CHANG, Raymond; Físico-Química: Para as Ciências Químicas e Biológicas. 3.ed. Data da primeira edição: 06 de outubro de 2015. Ana Carolina Ruwer (discussão)

Propostas de Edições Verbete 2[editar código-fonte]

Nome de Usuário: Pedro H Morgan Pereira (DctribAElogsBMF)

Professor, tenho como objetivo editar o verbete Vácuo, que trata muito vagamente sobre as muitas utilidades do vácuo como tecnologia e também a história por traz de seu descobrimento, que na versão americana é relatada. Não tenho muita certeza se crio um novo verbete para falar sobre as tecnologias que utilizam o vácuo para seu funcionamento ou se apenas acrescento no verbete Vácuo. Minhas fontes até agora são 4 livros, e de um deles já achei muitas teses baseadas no mesmo: The Book of Nothing: Vacuums, Voids, and the Latest Ideas about the Origins of the Universe by John D. Barrow;Foundations of Vacuum Science and Technology by j.m. Lafferty; Handbook of Vacuum Arc Science & Technology: Fundamentals and Applications by Raymond L. Boxman; Handbook of Vacuum Technology by Karl Jousten.

Olá Pedro, é possível adicionar conteúdo referente às aplicações da tecnologia do vácuo, mas é muito mais importante deixar o texto como um todo com informações fiáveis. Repare que o verbete está muito ruim: além do verbete não ter nenhuma referência sobre fundamentos de vácuo, o verbete foi vandalizado em 9 de janeiro de 2009, sendo que a vandalização permanece no verbete até hoje. Todo o texto precisa de revisão. Veja [aqui as alterações]. Sobre as suas fontes, a primeira parece corresponder à um livro de divulgação científica; os outros parecem mais adequados para seu trabalho. Verbete atribuído para você. Lembre-se de assinar seus comentários nas páginas de discussão através de 4 tiles ~~~~. --Rpez (discussão) 19h11min de 26 de outubro de 2015 (UTC)[responder]

Boa tarde professor. Proponho a edição do verbete Infrassom para a área 2. O verbete está com poucas informações e não possui nenhuma referência. Penso em adicionar informações de como é feita a detecção do infrassom, qual as reações nos humanos e animais e outros dados que eu encontrar na pesquisa. Pretendo utilizar artigos da NASA (existem vários), pesquisar em fontes da página na Wikipedia inglesa (possui cerca de 50 referências) e procurar mais informações em livros da biblioteca da UFRGS. Vitor Schreiber (discussão) 16h33min de 17 de outubro de 2015 (UTC)[responder]

Oi Vitor, está OK. Verbete atribuído para você. Boa pesquisa. --Rpez (discussão) 19h22min de 26 de outubro de 2015 (UTC)[responder]

Olá, professor. Observei a página do Wikipédia sobre o fenômeno da reverberação e, pesquisando sobre um dos tópicos que aparecem no índice, cheguei a conclusão de que faltam informações a respeito desse assunto: https://pt.wikipedia.org/wiki/Reverbera%C3%A7%C3%A3o#A_F.C3.B3rmula_de_Sabine. Essa é a Fórmula de Sabine, que prevê o tempo de reverberação (TR) para alguns ambientes de coeficiente de absorção pequeno, mas falha quando esse coeficiente é grande. Minha intenção é apontar a existência de outra equação (que funciona melhor para ambientes nos quais o coeficiente citado é maior que 0,2): a Fórmula de Eyring. Para tanto, utilizarei as seguintes referências: http://www.gradadm.ifsc.usp.br/dados/20132/FCM0208-1/Apostila%20Acustica%20_2.pdf; http://www.ingenieriaacusticafacil.com/ingenieria-acustica-como-calcular-el-tiempo-de-reverberacion/ (página da web de uma empresa da Espanha que ensina a calcular o tempo de reverberação); http://paginas.fe.up.pt/~carvalho/asa129.pdf; http://sound.eti.pg.gda.pl/papers/prediction_of_reverberation_time.pdf. Vitorzx96 (discussão) 20h37min de 19 de outubro de 2015 (UTC)[responder]

Oi Vitor, além de adicionar informações novas, como a que apontas relacionada a Fórmula de Eyring, você deve garantir que o verbete contém os elementos introdutório para embasar as tuas contribuições. No caso o verbete Reverberação não contém nenhuma referência e a própria definição do efeito na primeira linha está errada, uma vez que o que reflete é uma onda sonora (frequência é um parâmetro de um movimento periódico). Outros pontos bem fracos: contém a seção "tempo de reverberação" mas nela não a define; a seção da "Fórmula de Sabine" diz "0,161 é uma constante que torna o calculo mais preciso", que é uma colocação fraca, sem justificativa ou referencia da origem desta constante. Pelas fontes que apontas, não terá dificuldades em referenciar o restante do verbete para torná-lo de maior valor como um todo. Verbete atribuído para você. Boas edições. --Rpez (discussão) 19h54min de 26 de outubro de 2015 (UTC)[responder]
Olá, professor. Concluí as edições do verbete: 1. Nome de Usuário na WP: Vitorzx96 (Vítor Hauschild da Silveira). 2. Link para o Verbete: https://pt.wikipedia.org/wiki/Reverbera%C3%A7%C3%A3o. 3. Descrição das modificações realizadas no verbete: Eu propus que apenas informaria sobre a existência da Fórmula de Eyring, porém acabei refazendo quase toda página, pois ela continha vários erros grosseiros que não condiziam com o que encontrei nas fontes selecionadas por mim. Adicionei vários áudios para facilitar o entendimento de uma pessoa leiga sobre o assunto do fenômeno da Reverberação; defini o que se considera o "Tempo de Reverberação" e expliquei como ele acontece; fiz algumas modificações que julguei necessárias na Fórmula de Sabine para torná-la fiel às minhas fontes, e, como prometido, adicionei o parágrafo sobre a Fórmula de Eyring. 4. Link para as fontes utilizadas para pesquisa e inseridas no texto: https://pt.wikipedia.org/wiki/Reverbera%C3%A7%C3%A3o#Ref.C3.AArencias. 5. Data da primeira edição que realizaste no verbete: 30/10/2015. --Vitorzx96 (discussão) 20h50min de 11 de novembro de 2015 (UTC)[responder]

Olá, Professor! O verbete aborda o fenômeno de interferência de maneira bastante satisfatória. Entretanto, careceu de aplicações. Pretendo complementá-lo explicando, passo a passo, o funcionamento de um silenciador automotivo e sua relação com o fenômeno de interferência. Pretendo, também, acrescentar imagens da estrutura da peça e tabelas/gráficos que relacionem as intensidades sonoras dos sons emitidos por um veículo com e sem a utilização desse equipamento, enfatizando a importância do silenciador como mecanismo de combate à poluição sonora. Utilizarei as seguintes referências: http://carros.hsw.uol.com.br/silencioso3.htm http://www.industriahoje.com.br/como-funciona-o-silenciador-de-um-carro Jean Vinicius Anschau Correa (discussão) 01h47min de 21 de outubro de 2015 (UTC)[responder]

Olá Jean, as fontes que apontas parecem a mim não conter informações que possam enriquecer o verbete de maneira satisfatória. Estas não são boas fontes acadêmica e contém tradução mal referenciadas do site de curiosidades how stuff works. Estas referências e as informações que sugeres adicionar são mais adequadas para o verbete Escapamento. Recomendo que reformule a sua proposta. --Rpez (discussão) 20h33min de 26 de outubro de 2015 (UTC)[responder]

Nome de Usuário: Vinícius Cella Ceriotti (DctribAElogsBMF)

Proponho a edição deste verbete, visto que ele possui apenas alguns parágrafos que explicam somente a definição de eco. A página não possui referências e recebeu avisos de que precisa ser melhorada. Pretendo acrescentar ocorrências do eco no dia-a-dia, como ele é utilizado em algumas tecnologias como o Sonar e o ecobatímetro, como ele interfere positivamente na vida dos morcegos, entre outros exemplos. Como o conteúdo atual da página não possui uma referência, pretendo reescrever a definição de eco, apontando para uma referência.

Algumas referências:

http://www.mhshydro.com/All-About-Echo-Sounding-bgp2581.html;

http://www.mundofisico.joinville.udesc.br/index.php?idSecao=8&idSubSecao=&idTexto=194

http://physicsworld.com/cws/article/news/2013/jun/19/how-to-hear-the-shape-of-a-room

http://www.physics.org/featuredetail.asp?id=20

http://www.naval.com.br/blog/destaque/7-como-funciona-o-sonar/

https://www.trueaudio.com/at_echo.htm

HALLIDAY, David. RESNICK, Robert e WALKER, Jearl. Fundamentos de Física: Gravitação, Ondas e Termodinâmica vol.2: 8ª edição, 2008

Vinícius Cella Ceriotti (discussão) 15h54min de 21 de outubro de 2015 (UTC) Vinícius Cella Ceriotti (discussão) 14h29min de 21 de outubro de 2015 (UTC)[responder]

Olá Vinícius, o verbete que apontas pode facilmente ser melhorado com as suas colocações. Entretanto a grande maioria das fontes que apontas são páginas com resumos sobre o assunto, e uma delas inclusive refere-se ao efeito eco para instrumentos musicais, não o efeito físico. Procure selecionar melhor as fontes. Verbete atribuído para você. Boa pesquisa --Rpez (discussão) 20h49min de 26 de outubro de 2015 (UTC)[responder]

Nome do usuário: Danielgfridman

Pretendo trabalhar no mesmo artigo que o Jean, porém de uma forma diferente que não influenciará nada em relação a ele. Minha ideia é adicionar o tópico "Experiência de Young", explicar brevemente sobre o tema e relacioná-lo com o fenômeno da página. As primeiras fontes que encontrei para a pesquisa são:

http://hdl.handle.net/10183/85021

http://posgrad.fae.ufmg.br/posgrad/viienpec/pdfs/485.pdf

http://www.sbfisica.org.br/rbef/pdf/vol15a17.pdf

Danielgfridman (discussão) 15h18min de 21 de outubro de 2015 (UTC)[responder]

Olá Daniel, trago a tua atenção que já existe um verbete que trata do tema sob o título Experiência da dupla fenda, de modo que se reproduzires o texto ali presente seria algo redundante. Então, gostaria que refinasse a sua proposta levando isto em conta. Quanto às referências, uma delas refere-se a um estudo de educação sobre a interpretação de alunos do terceiro ano sobre o fenômeno, e outro trata de diferentes abordagens filosóficas da mecânica quântica para o experimento. O segundo tema é tratado no verbete em inglês, mas não no em português; é um belo desafio. Para a física do experimento, busque referência que trate dos conceitos. Enfim, seja criterioso ao escolher a referência. --Rpez (discussão) 22h31min de 26 de outubro de 2015 (UTC)[responder]
Olá professor, creio que não expliquei de forma clara a minha ideia. A proposta é, principalmente, usar a experiência de Young para ilustrar o fenômeno da interferência, de forma a tornar o verbete mais completo e facilmente compreensível, explicando de forma muito reduzida, dando ênfase na relação entre o fenômeno e o experimento, algo que, para mim, ajudou muito a entender essa parte da física. Quanto às fontes, a principal delas é a primeira (com o título de "A montagem de Young no estudo da interferência, difração e coerência de fontes luminosas"), que é focada no assunto; as outras, por mais que não tenham esse como tema principal, contém informações que podem contribuir.
Danielgfridman (discussão) 19h01min de 27 de outubro de 2015 (UTC)[responder]
Ótimo, Daniel, mas veja que o verbete tem etiqueta indicando problema com as fontes. Se você incluir referências básicas sobre o assunto irá melhorar bastante a qualidade do artigo. Boas edições. --Rpez (discussão) 11h57min de 28 de outubro de 2015 (UTC)[responder]
Olá, professor.
Nome de usuário: Danielgfridman
Link para o verbete: Interferência
Revisei todo o conteúdo que já havia na página, adicionando referências que cobrem o texto, retirando a etiqueta que indicava falta de fontes. Além disso, como previsto, adicionei o tópico "Experiência de Young", ilustrando o fenômeno.
Fontes que utilizei:
  1. PEREIRA, P. A. CAVALCANTI, C. J.H. OSTERMANN, F. Concepções relativas à dualidade onda-partícula: uma investigação na formação de professores de Física. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias Vol.8 Nº1 (2009)
  2. HALLIDAY, David. RESNICK, Robert e WALKER, Jearl. Fundamentos de Física: Gravitação, Ondas e Termodinâmica vol.2: 8ª edição, 2008.
  3. BRAUN, Luci; BRAUN, Thomas. . "A montagem de Young no estudo da interferência, difração e coerência de fontes luminosas". Caderno Catarinense de Ensino de Física, v. 11, n. 1, dez, 1994.
  4. FILHO, Jenner; SIQUEIRA, Antonio. . "O experimento da dupla fenda como exemplo de incognoscibilidade?". Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 15, n. 1 a 4, 1993.
Data da primeira edição: 6 de novembro.
Danielgfridman (discussão) 19h51min de 9 de novembro de 2015 (UTC)[responder]

Nome do usuário: Alisson Claudino

O artigo Teorema de Poynting me pareceu bem incompleto, visto que só mostrava a formula pronta, sem nenhuma demonstração nem aplicações deste teorema tão importante. Após verificar o mesmo artigo na wikipédia americana (Artigo em lingua inglesa) e em livros sobre o tema, isso só me confirmou o quanto o artigo necessita ser completado. Tenho em vista demonstrar a dedução do teorema e a aplicação dele na conversão de energia eletromagnética em energia mecânica ou térmica e também demonstrar como ele é utilizado para se encontrar o fluxo de potência associado a uma onda eletromagnética, utilizando como fontes a wikipedia americana e os livros "Eletrodinâmica Clássica (José Maria Filardo Bassalo)" e "Eletromagnetismo (William H. Hayt Jr. e John A. Buck)". Uma curiosidade desse teorema, é que ele consegue fazer uma relação de conversão da energia de eletromagnética em energia gravitacional, porém ainda não há de fato uma aplicação para isto, visto que a potência gravitacional por unidade de volume ainda não é conhecida. Li sobre isso neste artigo:

http://www.aias.us/documents/uft/Paper169.pdf

Alisson Claudino (discussão) 17h01min de 21 de outubro de 2015 (UTC)[responder]

Olá Alisson, o Teorema de Poynting utiliza formalismo matemático mais avançado do que é esperado para o nosso curso, entretanto reúne conceitos de termodinâmica e ondas eletromagnéticas. O artigo que citas seria mais uma curiosidade. Certamente poderá encontrar referências que abordam o tema de modo mais introdutório. Boas edições. --Rpez (discussão) 23h00min de 26 de outubro de 2015 (UTC)[responder]
Professor, terminei de editar o artigo. Como ele era muito superfícial, resolvi reconstruí-lo, utilizando como fontes o próprio artigo de Poynting do teorema, e dois livros, um sobre eletrodinâmica clássica, e outro sobre eletromagnetismo aplicado. Devido à dedução do teorema ser feita a partir das equações de Maxwell na forma diferencial, algo que eu ainda não aprendi, não fiz a demonstação do mesmo. Utilizei a forma integral do teorema para demonstrar a validade do mesmo, utilizando meus conhecimentos adquiridos nas disciplinas de Cálculo e GA II e Física Geral: Eletromagnetismo, além dos livros que cito logo abaixo. Como é um teorema relativamente complexo de se entender, essa demonstração é mais simples, visto que mostra o funcionamento do mesmo em um fio passando corrente e a conservação da potência ao longo do fio, o que acredito que seja o modo mais simples de demonstrá-lo. As outras formas de aplicação do teorema são extremamente complexas, exigindo conhecimentos avançados de ondas eletromagnéticas, eletrodinâmica clássica e mecânica clássica. Adicionei uma imagem ao artigo, para complementar a demonstração do teorema e abordá-lo de forma mais intuitiva.
Fontes Utilizadas:
http://rstl.royalsocietypublishing.org/content/175/343 Artigo original de John Henry Poynting ;
Eletrodinâmica - 3ª Ed - David J. Griffiths ;
Eletromagnetismo Aplicado: Abordagem antecipada das linhas de transmissão - Stuart M. Wentworth

Alisson Claudino (discussão) 05h19min de 01 de novembro de 2015 (UTC)[responder]

Olá, Professor. Pretendo trabalhar em cima do verbete LIDAR, que trata de uma tecnologia de sensoriamento remoto através de pulsos de laser. Tal verbete apresenta apenas uma breve explicação sobre a tecnologia e nenhuma referência. Pretendo incluir um breve histórico do desenvolvimento dessa tecnologia, uma explicação mais detalhada de como ela funciona, baseada nos princípios ondulatórios, um rol de áreas de utilização e algumas imagens explicativas. Algumas das fontes que pretendo utilizar são: http://www.dsr.inpe.br/sbsr2011/files/p0946.pdf, http://www.unifal-mg.edu.br/jornadageografia/files/S03078.pdf, http://pfb.cnpf.embrapa.br/pfb/index.php/pfb/article/viewFile/148/133, http://www.anea.org.br/artigos/LidarInfraEstruturaViaria.pdf. Ana Carolina Ruwer (discussão) 17h36min de 21 de outubro de 2015 (UTC)[responder]

Oi Ana. Assunto interessante e relacionado também com a última área do curso. Referencias parecem boas. Associei o verbete ao seu usuário na tabela do curso. Boas edições. --Rpez (discussão) 23h10min de 26 de outubro de 2015 (UTC)[responder]

Olá, Professor. Concluí a edição do verbete LIDAR. Incluí um histórico do desenvolvimento da tecnologia, os princípios de funcionamento, as vantagens em relação à utilização de outros sistemas de sensoriamento remoto, alguma aplicações e duas imagens que ilustram a varredura realizada pelo LIDAR. Fontes: http://www.unifal-mg.edu.br/jornadageografia/files/S03078.pdf, http://pfb.cnpf.embrapa.br/pfb/index.php/pfb/article/viewFile/148/133, http://www.anea.org.br/artigos/LidarInfraEstruturaViaria.pdf e http://www.dsr.inpe.br/sbsr2011/files/p0946.pdf. Data da primeira edição: 08 de novembro de 2015. Ana Carolina Ruwer (discussão) 00h26min de 10 de novembro de 2015 (UTC)[responder]

Boa tarde, professor!

Proponho a edição do verbete Harmônico para a Área 2.

O verbete em questão está com uma boa explicação do tema, mas pode ser bastante melhorado, tanto no conteúdo e na formulação do tema como na formatação. Procurarei explicitar a diferença dos harmônicos de cordas vibrantes e de tubos sonoros, mostrando as equações e os resultados físicos que eles implicam. É possível, também, como pretendo fazer, explicar de uma melhor forma a relação dos harmônicos do campo da física com o campo da música, que é, justamente, a principal aplicação desse tema. Além disso, procurarei adicionar, se for conveniente à edição, imagens, animações e talvez faixas de áudio.

Buscarei informações principalmente em livros acadêmicos, sendo alguns deles: Halliday, Tipler, Knight e Moysés. Além disso, pretendo utilizar informações dos livros de teoria musical e teoria harmônica desses autores: Mario Mascarenhas, Bohumil Med, Margaret Steward, Arnold Schoenberg.

Felipe Tomazoni (discussão) 18h03min de 21 de outubro de 2015 (UTC)[responder]

Oi Felipe, ótimas colocações. Verbete atribuído para você. --Rpez (discussão) 23h21min de 26 de outubro de 2015 (UTC)[responder]
Professor, concluí a edição do verbete Harmônico. Nele, adicionei uma introdução ao assunto, explicitando a relação entre os harmônicos e as ondas estacionárias; adicionei a demonstração das equações; expus a importância do assunto à música e exemplifiquei-o nesse aspecto. Adicionei alguns links internos na seção "Ver também" e algumas ligações externas.
O verbete anterior não possuía referências. As que eu usei na edição foram as seguintes:
  • HALLIDAY, David. Fundamentals of Physics, vol 2. 9ª ed., 2012.
  • TIPLER, Paul. Physics: for scientists and engineers, vol 1. 6ª ed., 2009.
  • NUSSENZVEIG, Moysés. Curso de Física Básica, vol 2. 5ª ed., 2014.
  • MASCARENHAS, Mário. Curso Completo de Teoria Musical e Solfejo, vol 2. 2ª ed.
  • MED, Bohumil. Teoria da Música. 4ª ed., 2012.
  • SCHÖNBERG, Arnold. Harmonia. 1ª ed., 2002.
  • Frequencies of Musical Notes, A4=440 Hz. (http://www.phy.mtu.edu/~suits/notefreqs.html)
Nome de usuário: Felipe Tomazoni.
Nome completo: Felipe Tomazoni da Silva
Link para o verbete: harmônica
Data da primeira edição: 07/11/15
Felipe Tomazoni (discussão) 02h03min de 9 de novembro de 2015 (UTC)[responder]

Olá, professor. Pretendo editar o verbete sobre Onda de choque. Ele apresenta algumas informações sobre o assunto, mas falha ao explicar a parte física. Vou adicionar informações sobre velocidade supersônica e número de Mach, que explicam bem esse fenômeno, e também outras imagens e gráficos. Como referência, utilizarei o livro Halliday e os seguintes links: http://www.fisica.net/ondulatoria/onda_de_choque.php e http://www.ifi.unicamp.br/~lunazzi/F530_F590_F690_F809_F895/F809/F809_sem2_2003/001800Heid-Machida_F809_RF.pdf.

Giovana Facchini (discussão) 18h56min de 21 de outubro de 2015 (UTC)[responder]

Olá Giovana, verbete atribuído para você, entretanto é necessário encontrar melhores referências. A primeira é uma tradução, aparentemente informal, de um livro de física, e o outro um relatório de um experimento realizado na UNICAMP. --Rpez (discussão) 23h41min de 26 de outubro de 2015 (UTC)[responder]
Professor, concluí minhas edições no verbete Onda de choque. Reorganizei as informações antigas de forma a ficar mais claro. Adicionei informações a respeito da formação das ondas de choque, exemplos e aplicações, os tipos de ondas e algumas imagens e gráficos. Como fontes, foram usadas as seguintes: o livro Halliday, volume 2, uma monografia de Iniciação Científica (http://www.professores.uff.br/nirzi/Ondas%20de%20Choque.pdf), um artigo (http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1000936113001143) e uma página da Glenn Research Center (http://www.grc.nasa.gov/WWW/K-12/airplane/oblique.html). Data da primeira edição: 08 de novembro de 2015.

Giovana Facchini (discussão) 18h02min de 9 de novembro de 2015 (UTC)[responder]

Maser (radiação)[editar código-fonte]

Olá, professor. O verbete Maser (radiação) está bem incompleto, pois apresenta brevemente sua definição e aplicações, necessitando de melhores explicações sobre seu inventor, a história de sua invenção, princípios físicos que o compõem, usos no cotidiano, principalmente na astronomia e na comunicação, de cada tipo de maser. As fontes que pretendo usar são as seguintes: http://biomania.com.br/bio/conteudo.asp?cod=2674 http://einstein.stanford.edu/content/faqs/maser.html Livro 'Microondas - Coleção Temas Atuais de Física' - Regina Pinto de Carvalho

RubensChagasJR (discussão) 20h29min de 21 de outubro de 2015 (UTC)[responder]

Oi Rubens, ótimas colocações. Percebi que existem boas imagens no verbete em inglês que podem ser úteis. Das referências, a primeira é um site de curiosidades. Dê mais atenção ao livro técnico e a fontes acadêmicas. Boas edições. --Rpez (discussão) 23h50min de 26 de outubro de 2015 (UTC)[responder]

Olá, professor. Terminei minhas edições no verbete Maser (radiação). Ampliei a definição do dispositivo, escrevendo o princípio físico por trás do dispositivo, dissertei sobre a história de criação, contando qual o papel de cada cientista, e adicionei uma imagem ilustrativa do 1º maser inventado. Tive que introduzir uma fonte nova sobre o Nobel de Física de 1964. Contei com a ajuda do usuário Usuário:Py4nf na organização dos tópicos. Grande abraço 20h52min de 9 de novembro de 2015 (UTC)[responder]

Professor Pezzi, o verbete Radar Doppler encontrasse incompleto. Proponho a edição do verbete para acrescentar mais informações e explicar de forma clara e breve o Efeito Doppler que é o princípio utilizado pelo radar. O Radar Doppler tem por objetivo medir velocidades através da alteração de frequências (em aproximação ou afastamento) , permitindo a medição precisa da velocidade do alvo. Ele também é chamado de Radar Meteorológico Doppler por ser capaz de detectar e identificar diversos tipos de fenômenos meteorológicos e medir os seus níveis de intensidade. A versão atual do verbete possui duas referências, uma que pretendo usar (http://www.copradar.com/preview/chapt2/ch2d1.html) e a outra que penso em retirar, pois apresenta erro ao abrir(http://www.embeddedrf.com/Gunn_Diode_Tranceivers/doppler_radar.htm). As outras fontes que pretendo utilizar são: http://www.unibratec.edu.br/tecnologus/wp-content/uploads/2007/08/n2_maia_h.pdf http://www.if.ufrgs.br/oei/cgu/doppler.htm http://www.ifsc.usp.br/~strontium/Teaching/Material2013-2%20FCM0102%20Fisica%20II-EESC/Exercicio%20T15.73.pdf http://chuvaproject.cptec.inpe.br/portal/saoluis/curso/angelis/UFRJ_radar.pdf http://www.omnisys.com.br/PDFs/Radar%20Meteorol%C3%B3gico%20Doppler%20Banda%20S.pdf Júlia Hartmann Mozetic (discussão) 21h33min de 21 de outubro de 2015 (UTC)[responder]

Olá Júlia, parte do que sugeres está presente no verbete efeito Doppler, assim, procure direcionar seu esforço em algo não redundante, fazendo referência a este verbete sempre que possível. Das referências, deves ser mais criteriosa: a primeira é um rascunho sem figuras, a segunda não tem indicação de autoria e o título é vago (deve fazer parte de uma obra maior), a terceira é um exercício resolvido. o último é um folder de um produto (não acessei o quarto). As aplicações meteorológicas também são interessantes. Aproveite materiais em verbetes de outros idiomas para ilustrar seu trabalho. Boas edições. --Rpez (discussão) 00h15min de 27 de outubro de 2015 (UTC)[responder]

Professor, finalizei minhas edições no verbete Radar Doppler. Adicionei mais informações sobre o Radar,como: onde é empregado e como funciona, bem como as fórmulas de variação de frequência e a velocidade radial, que são pertinentes para se compreender o princípio do radar. Como fontes utilizei o verbete Efeito Doppler, o verbete sobre o Radar Doppler em inglês < https://en.wikipedia.org/wiki/Doppler_radar > e também <http://chuvaproject.cptec.inpe.br/portal/saoluis/curso/angelis/UFRJ_radar.pdf> ,<http://www.unibratec.edu.br/tecnologus/wp-content/uploads/2007/08/n2_maia_h.pdf>. Data da primeira edição: 08/11/2015.

Nome do usuário: Lucas da Silva Alves (discussão) 22h02min de 21 de outubro de 2015 (UTC)[responder]

Proponho a edição do verbete Ganho, pois o verbete que existe é apenas um esboço e contém pouca informação sem nenhuma referência.

Algumas referências:

- Fundamentals of RF and Microwave Transistor Amplifiers

- http://www.ufrgs.br/eng04030/Aulas/teoria/cap_15/circampo.htm

- Aprendendo termos técnicos: Ganho, Atenuação, dB, dBm e dBi

- http://newtoncbraga.com.br/index.php/eletronica/57-artigos-e-projetos/7783-ganho-de-um-circuito-amplificador-de-tensao-teoria-e-pratica

- Gain (electronics)

- http://www.pinetreerf.com.br/pages/espaco_tecnico/decibel/

- Eletrônica Básica I - Fabiano Fruett

- Amplificador Operacional J.R. Kaschny

Olá Lucas, este é um tema fora do que vemos no curso. O verbete ganho seria mais adequado para um curso de eletrônica. Recomendo que reformule sua proposta. --Rpez (discussão) 00h17min de 27 de outubro de 2015 (UTC)[responder]


Olá professor, pesquisei outro assunto para o verbete. Agora proponho a edição do verbete Frequência fundamental pois tem pouco conteúdo e nada de referências. Espero que esse esteja de acordo com o conteúdo.

Referencias: Fundamental Frequency Sound and Music Análise da freqüência fundamental VIBRAÇÃO DE CORDAS

Proponho a edição do verbete Dualidade onda-corpúsculo, visto que há pouco conteúdo sobre esse assunto na versão lusófona e tendo em vista o vasto campo de tópicos possíveis para o verbete. Deixo aqui algumas referências para consulta prévia, pois posteriormente, pretendo utilizar alguns livros que dissertem sobre o assunto. [6], [7], [8] e [9]. Leomar Mateus Radke (discussão) 00h55min de 22 de outubro de 2015 (UTC)[responder]

Oi Leomar, tema bastante avançado envolvendo as ondas. Procure utilizar fontes acadêmicas que tenham título e autor bem esclarecido. Alguns dos textos que apontam são informais e carecem destas informações, tornando-os de difícil citação. Verbete atribuído para você. Boa pesquisa. --Rpez (discussão) 00h23min de 27 de outubro de 2015 (UTC)[responder]
Finalizei minhas edições do verbete Dualidade onda-corpúsculo. O anterior contia apenas uma pequena e sucinta explanação sobre o tema, contendo apenas uma referência. Utilizei as fontes já mencionadas e as dos livros: Halliday, Moysés, Origens e evolução das ideias da física e [10]. Relatei a evolução do conceito através do tempo e dei uma síntese do conceito mais aceito atualmente. Leomar Mateus Radke (discussão) 01h41min de 10 de novembro de 2015 (UTC)[responder]

Olá, professor! Proponho a edição do verbete Ultrassonografia. Apesar de o verbete possuir conteúdo razoável, carece de maiores explicações referentes ao fenômeno físico por trás da formação de imagem e de referências bibliográficas. Para corroborar isto, basta notar a diferença entre os verbetes em outros idiomas e o em português. Me basearei principalmente nesse artigo: http://ddi.unifesp.br/media/uploads/educacao_e_pesquisa/graduacao/manual_basico_ultrassonografia.pdf

No entanto também utilizarei as seguintes referências bibliográficas: http://ebm.ufabc.edu.br/wp-content/uploads/2013/11/Aula-07_Ultrassonografia.pdf http://www.danburyhospital.org/~/media/Files/Patient%20Education/patiented-portuguese/pdf_DiagnosticTests_BrazPort/Ultrasound_BrazPort.ashx

Na medida em que eu for editando o verbete, incluirei outras referências. Obrigado. Gabriel Donati --Gabrieldonati (discussão) 19h52min de 22 de outubro de 2015 (UTC)[responder]

Oi Gabriel, Interessante aplicação dos fenômenos ondulatórios vistos em aula. Certifique-se que as referências podem ser citadas com título e autor, no mínimo. Melhor ainda se forem editoradas e passaram por revisão de pares. Verbete atribuído para você. Boa pesquisa. --Rpez (discussão) 00h45min de 27 de outubro de 2015 (UTC)[responder]
Professor, finalizei a edição do meu verbete proposto para essa área. Primeiramente, aprimorei o texto já existente (em grande parte, de difícil compreensão). Adicionei, como anteriormente havia lhe dito, os fenômenos físicos por trás da ultrassonografia (emissão dos ultrassons, recepção, interceptação dos sinais e formação das imagens). Também adicionei imagens (o verbete carecia disso) e um diagrama para demonstrar como funciona o processo de ultrassom do fluxo sanguíneo.
As referências utilizadas foram:
http://www.livescience.com/38426-ultrasound.html
http://ddi.unifesp.br/media/uploads/educacao_e_pesquisa/graduacao/manual_basico_ultrassonografia.pdf
http://www.danburyhospital.org/~/media/Files/Patient%20Education/patiented-portuguese/pdf_DiagnosticTests_BrazPort/Ultrasound_BrazPort.ashx
Também utilizei fontes secundárias, as quais possuíam melhor didática. Mas com o cuidado de analisar se eram verídicas, me baseando, principalmente, no manual da ultrassonografia, acima citado.
http://ebm.ufabc.edu.br/wp-content/uploads/2013/11/Aula-07_Ultrassonografia.pdf
http://www2.ic.uff.br/~aconci/Ultrasson.pdf
E para finalizar, acrescentei algumas informações complementares relacionadas a vantagens e desvantagens da sua utilização que achei relevante.
Obrigado, Gabriel Donati --Gabrieldonati (discussão) 23h07min de 9 de novembro de 2015 (UTC)[responder]

Propostas de Edições Verbete 3[editar código-fonte]

Professor, proponho a edição do verbete Telescópio Refrator , visto que está sucintamente explicado e incompleto. Pretendo adicionar mais informações ao verbete a fim de mostrar melhor o funcionamento do telescópio e suas funções. O verbete atual possui várias imagens, porém carece de texto e fórmulas pertinentes (como a da ampliação angular do telescópio). Como fontes pretendo usar o HALLIDAY, David. Fundamentos da Física, vol 4. 9ª ed., http://www.biblioteca.pucminas.br/teses/EnCiMat_LimaLA_1.pdf ,e http://www.telescopiosastronomicos.com.br/refratores.html. Júlia Hartmann Mozetic (discussão) 21h15min de 12 de novembro de 2015 (UTC)[responder]

Olá Júlia, o verbete está atribuído para você, entretanto o site que apontas não indica a autoria dos textos. Para citá-lo como referência no verbete, certifique-se de utilizar o nome dos autores. Boas edições, --Rpez (discussão) 01h37min de 22 de novembro de 2015 (UTC)[responder]

Olá Professor, finalizei minhas edições no verbete Telescópio Refrator. Adicionei informações sobre o seu funcionamento e suas lentes, bem como um pouco da história do surgimento do telescópio. Complementei colocando o conceito e a fórmula da ampliação angular das lentes. Como fontes utilizei o HALLIDAY, David. Fundamentos da Física, vol 4. 9ª ed. e a tese <http://www.biblioteca.pucminas.br/teses/EnCiMat_LimaLA_1.pdf>. Citei ambas as fontes nas referências e no corpo do texto. Júlia Hartmann Mozetic (discussão) 15h14min de 29 de novembro de 2015 (UTC)[responder]

Olá, professor. Encontrei a página do Wikipédia que trata sobre o fenômeno do espalhamento, responsável pela cor azulada do céu, por exemplo, e vi que praticamente não há informações sobre o assunto. Com isso, pretendo adicionar conteúdo para torná-lo um verbete confiável aos usuários que pretendem pesquisar sobre o tema. Seguirei as seguintes fontes: http://www.sbfisica.org.br/fne/Vol9/Num2/a07.pdf; e o próprio verbete em inglês: https://en.wikipedia.org/wiki/Scattering. --Vitorzx96 (discussão) 20h27min de 13 de novembro de 2015 (UTC)[responder]

Olá Vítor, repare que o fenômeno que trata da cor azul do céu é chamado de Dispersão de Rayleigh, também chamado de espalhamento Rayleigh, e já tem verbete na Wikipédia lusófona (em inglês é en:Rayleigh scattering). A versão em inglês dos verbetes não podem ser incluídas como fonte no seu trabalho. Utilize a versão em outros idiomas para buscar fontes e, no máximo, utilize a estrutura de texto como inspiração e fonte de figuras. Sobre o artigo da revista Física na Escola, este foca em outro assunto, utilizando o espalhamento Rayleigh para explicar as cores da lua. Para aprofundar o tema do espalhamento Rayleigh, o artigo indica a sua referência 2 - que seria a fonte mais indicada para tratar do fenômeno da cor azulada do céu. De qualquer forma, para as informações básicas do espalhamento Rayleigh, também é valida. Caso queira tratar do assunto de espalhamento de forma geral (isto inclui mecânica, além de ondas eletromagnéticas), você precisa de fontes mais apropriadas. Minha sugestão é que ajuste a sua sugestão levando isto em conta. --Rpez (discussão) 01h14min de 22 de novembro de 2015 (UTC)[responder]
Olá, professor. Desculpe-me, não havia notado a existência da página Dispersão de Rayleigh, somente conhecia o fenômeno com o nome de espalhamento. Mesmo assim, lendo o verbete citado (Dispersão de Rayleigh), percebi que falta uma explicação mais aprofundada sobre a questão do porquê o céu é azul, pois no verbete é citado que, quanto menor o comprimento de onda da onda eletromagnética, maior o espalhamento (muito maior, no caso, considerando que o lambda é elevado na quarta potência), mas isso nos levaria a concluir erradamente que o céu é roxo ou violeta, e não azul, afinal há um maior espalhamento das ondas de menor lambda, e, pelo espectro eletromagnético observado em aula, vimos que as ondas de menor comprimento de onda são justamente as de cor roxa ou violeta. Como nós, provavelmente, não temos problemas de visão e, de fato, enxergamos o céu azul, fica evidente a falta de informações no verbete. Minha intenção é de completá-lo, a fim de não deixar dúvidas para quem lê sobre o porquê de visualizarmos o céu dessa forma. Criarei um parágrafo adicional, pois julgo bastante necessário, já que essa dúvida sobre a coloração do céu é bastante recorrente na sociedade. As fontes que usarei serão, no mínimo (adicionarei mais fontes durante as edições, caso seja necessário): http://www.on.br/pequeno_cientista/conteudo/revista/pdf/cores_ceu.pdf (achei muito interessante o jeito que foi explicado nesse artigo, principalmente na parte do gráfico da página 10, que diz respeito às frequências mais sensíveis aos nossos olhos, mas não tenho certeza se é possível considerá-lo uma fonte fiável, por isso aguardo uma resposta quanto a isso); http://curious.astro.cornell.edu/our-solar-system/135-physics/general-physics/electromagnetism/830-why-is-the-sky-blue-and-not-blue-purple-beginner (também não tenho certeza sobre a fidelidade dessa fonte); http://www.scientificamerican.com/article/why-does-the-ocean-appear/. --Vitorzx96 (discussão) 23h48min de 24 de novembro de 2015 (UTC)[responder]
Vítor, a publicação do Observatório Nacional é uma boa fonte. A página da universidade de Cornell corresponde a uma seção de perguntas e respostas; é respondida por uma especialista, mas me pareceu ter caráter informal. Será que o site irá persistir no ar para poder ser uma referência verificável a médio elongo prazo no verbete? Se achares a mesma informação em outras fontes como livros e trabalhos acadêmicos, dê prioridade a estes. Para que seu trabalho não fique muito curto, recomendo que dê uma revisada no verbete e procure ilustrá-lo. Existem figuras em outros idiomas. Verbete atribuído para você. --Rpez (discussão) 17h44min de 25 de novembro de 2015 (UTC)[responder]
Olá, professor. Concluí as edições do verbete: 1. Nome de Usuário na WP: Vitorzx96 (Vítor Hauschild da Silveira). 2. Link para o Verbete: https://pt.wikipedia.org/wiki/Dispers%C3%A3o_de_Rayleigh. 3. Descrição das modificações realizadas no verbete: Expliquei, de acordo com as minhas fontes, como acontece o efeito do espalhamento da luz que vem do sol até a atmosfera da Terra, além de adicionar imagens para facilitar o entendimento de uma pessoa que deseja ler sobre o assunto. 4. Link para as fontes utilizadas para pesquisa e inseridas no texto: http://www.on.br/pequeno_cientista/conteudo/revista/pdf/cores_ceu.pdf. 5. Data da primeira edição que realizaste no verbete: 25/11/2015.

Professor, procurei um tema relacionado a ondas que não tivesse um verbete já criado ou tendo poucas informações, achei o verbete https://pt.wikipedia.org/wiki/Holografia que já contem a história, áreas de utilização e mais outro tópico.Porém, acho que pode ser criado mais alguns tópicos que seriam úteis para entender melhor o funcionando de Hologramas como também das várias utilizações do mesmo. Pretendo melhorar o verbete com a ajuda de livros, tais como Basic of Holography,P Hanriharan (Cambridge University Press); Holography Handbook: Making Holograms the Easy Way, Fred Unterseher; The Complete Book of Holograms: How they Work and How to Make Them, Joseph E. Kasper; sendo os três em língua inglesa e um quarto sendo em língua portuguesa: Óptica Transformação de Fourier e Processamento de Imagens, Jaime Frejlich, que possui um capitulo (capitulo 6) inteiramente focado em Holografia. Pedro H Morgan Pereira (discussão) 23h31min de 13 de novembro de 2015 (UTC)[responder]

Olá Pedro, ótima proposta. Boas edições. --Rpez (discussão) 12h00min de 22 de novembro de 2015 (UTC)[responder]
Professor Pezzi, finalizei minhas edições no verbete Holografia. Adicionei 5 novos tópicos no verbete os quais achei relevantes ao estudo da holografia, coloquei alguns novas imagens que foram traduzidas por terem sido usados em um livro na língua inglesa, acrescentei algumas formulas que são importantes para entender o funcionamento de hologramas em geral.Minhas fontes foram basicamente dois livros Óptica-Transdromação de Fourier e Processamento de Imagens, Jaime Frejlich na língua portuguesa e outro em inglês,Basic of Holography,P Hariharan ambos listados nas referências na página do verbete.Pedro H Morgan Pereira (discussão) 22h16min de 1 de dezembro de 2015 (UTC)[responder]

Olá professor, o verbete que escolhi foi Fotometria. Ele se encaixa na proposta da terceira área de edição e na versão em português ele está muito defasado. Pretendo adicionar um breve histórico, além de propriedades e informações técnicas sobre o assunto. Algumas das referências que utilizarei: http://www.if.ufrgs.br/oei/santiago/fis02014/fotometria.pdf, http://www.lcs.poli.usp.br/~gstolfi/mack/Ap1_Fotometria_M8.pdf e http://www.osetoreletrico.com.br/web/documentos/fasciculos/ed-110_Fasciculo_Cap-III-Iluminacao-publica-e-urbana.pdf Leomar Mateus Radke (discussão) 23h26min de 13 de novembro de 2015 (UTC)[responder]

Oi Leomar, como o termo é utilizado em diferentes áreas, procure deixar indicado para quais aspectos da fotometria tua contribuição para o verbete está direcionada. Enquanto em inglês existe uma página de desambiguação para isto (en:Photometry (disambiguation)), você poderá fazer esta indicação mantendo parte do texto do verbete atual em uma seção chamada "Outros tipos de fotometria", e incluir a etiqueta de carece de fontes apenas para esta seção, utilizando a Predefinição:Sem-fontes. Verbete atribuído para você. Bom trabalho. --Rpez (discussão) 12h18min de 22 de novembro de 2015 (UTC)[responder]
Certo professor, vou dar uma ênfase maior para o ramo da fotometria que relaciona e detalha a percepção da luz/brilho com o olho humano. Criarei também uma página de desambiguação, acho que ficará mais clara essas aplicações da fotometria em outras áreas. Obrigado pela dica. Acrescento mais uma referência: Handbook Of Optics - Devices, Measurements and Properties. Leomar Mateus Radke (discussão) 12h49min de 22 de novembro de 2015 (UTC)[responder]

Olá professor, o verbete que escolhi foi Leitor de CD. Ele faz parte dos assuntos da terceira área de edição e na versão em português ele está muito defasado. Colocarei a parte em relação à óptica do leitor e suas propriedades físicas. Algumas referencias: Understanding and Servicing CD Players , Optica e lasers , Optica '87: The International Meeting for Optical

Lucas da Silva Alves (discussão) 23h47min de 13 de novembro de 2015 (UTC)[responder]

Olá Lucas, Procure dar mais atenção à física do leitor. O verbete em inglês apresenta algumas figuras que podem ser úteis para seu trabalho. Boas edições. --Rpez (discussão) 12h27min de 22 de novembro de 2015 (UTC)[responder]

Professor, proponho a melhoria do verbete Difração de raios X.

O verbete tem uma boa explicação do assunto, apresentando a importância do tema, sua história e aplicações. Entretanto, eu pretendo, se possível, melhorar os textos já existentes e, principalmente, trabalhar nas equações por trás do fenômeno (não apresentadas no texto). Assim, procurarei expor o processo físico por trás da particularidade da difração dos raios X através da demonstração da Lei de Bragg, utilizada para analisar o comportamento dos raios X em redes cristalinas.

Encontrei informações nos seguintes livros, que serão usados em minha pesquisa para a edição: Halliday, Moysés, Tipler, Serwin e Knight. Poderei procurar mais livros acadêmicos a respeito durante o trabalho.

Obrigado. Felipe Tomazoni (discussão) 01h58min de 15 de novembro de 2015 (UTC)[responder]

Oi Felipe, perceba que parte do que citas está contido no verbete, Cristalografia de raios X. Procure não fazer trabalho redundante com o que já existe. A propósito, poderá utilizar imagens presentes na versão anglófona en:X-ray_crystallography. Boas edições. --Rpez (discussão) 12h39min de 22 de novembro de 2015 (UTC)[responder]
Olá, professor.
Finalizei a edição do verbete atribuído a mim. O texto tinha boas explicações sobre o tema, as quais não modifiquei em sua estrutura. Trabalhei principalmente no processo físico do fenômeno, explicitando a lei de Bragg e demonstrando-a matematicamente. Melhorei a formatação e a ortografia do texto anterior, inserindo ligações internas quando adequado. Além disso, adicionei alguns outros links na seção "Ver também" ao final do verbete. Por fim, adicionei imagens ao longo do texto, principalmente as que explicitassem e representassem o processo relacionado com a lei de Bragg.
As referências que utilizei foram livros acadêmicos com informações a respeito do assunto, os quais são:
  • HALLIDAY, David. Fundamentals of Physics, vol 2. 9ª ed., 2012.
  • NUSSENZVEIG, Moysés. Curso de Física Básica, vol 4. 1ª ed., 1998.
  • KNIGHT, Randall. Physics: A Strategic Approach, vol 2. 2ª ed., 2009.
  • HALLIDAY, David. Fundamentals of Physics, vol 4. 3ª ed., 1991.
  • SERWAY, Raymond. Principles of Physics, vol. 4. 3ª ed., 2005.
Nome de usuário: Felipe Tomazoni
Nome completo: Felipe Tomazoni da Silva
Link para o verbete: Difração de raios X
Data da primeira edição: 29/11/15.
Felipe Tomazoni (discussão) 23h13min de 29 de novembro de 2015 (UTC)[responder]

Olá, professor Pezzi. Sugiro a edição do seguinte artigo Roda de Fizeau, primeira experiência que mediu a velocidade da luz. O verbete apresenta apenas uma curta descrição do que foi a Roda de Fizeau. Proponho ampliar a história do experimento e a de Fizeau, além de explicar como era feito e as equações que foram envolvidas.

Referências: Teoria Da Relatividade Especial de Jucimar Peruzzo ( Páginas 16-19)

https://www.rbcdh.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/7719/15172

RubensChagasJR (discussão) 12h36min de 15 de novembro de 2015 (UTC)[responder]

Oi Rubens, Muito interessante. Verbete atribuído para você. --Rpez (discussão) 12h51min de 22 de novembro de 2015 (UTC)[responder]

Olá, professor. Terminei minhas edições no verbete Roda de Fizeau. Ampliei a descrição do experimento e citei os dados utilizados por Fizeau. Também coloquei um bom vídeo mostrando como ocorre a Roda de Fizeau. Grande abraço!

Olá professor, durante minha pesquisa achei o verbete em questão e ele está muito sintetizado, explicando superficialmente o tema. Pretendo aprofundar mais usando referências confiáveis.
Algumas referências que pretendo usar:
http://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/124471/000827107_20170223.pdf?sequence=1&isAllowed=y
http://posugf.com.br/biblioteca/?word=Fotocromismo&type=Disserta%C3%A7%C3%A3o%20de%20Mestrado
Jéssica San Martin (discussão) 20h54min de 15 de novembro de 2015 (UTC)[responder]

Oi Jéssica, de acordo. Repare que a explicação da origem do efeito está descrita de forma mais completa na tese da Joseane. Boas edições. --Rpez (discussão) 13h35min de 22 de novembro de 2015 (UTC)[responder]

Olá, professor. Minha ideia para a edição da página é adicionar um tópico explicando o funcionamento das lentes corretoras de visão, mostrando que tipo de lentes usamos para cada deficiência e o motivo disso, ilustrando a refração através do uso mais comum do fenômeno no nosso cotidiano. Além disso, pretendo adicionar referências à seção que possui a etiqueta indicando que carece de fontes. As referências que pretendo usar são:

http://www.sbfisica.org.br/rbef/pdf/v23a07.pdf

HALLIDAY, David. Fundamentos da Física, vol 4. 8ª ed.

Danielgfridman (discussão) 21h12min de 15 de novembro de 2015 (UTC)[responder]

Oi Daniel, gostaria de trazer para a tua atenção que já existe um verbete para tratar das Lentes oftálmicas, mas você apresenta uma referência que pode aprofundar o tema. Minha sugestão é que trabalhe em Lentes oftálmicas e inclua referência ao teu trabalho nos verbetes Miopia, Hipermetropia e Astigmatismo (Ligação interna + uma frase). Deixo a teu critério, mas me indique quais verbetes irá atuar para incluir na tabela do curso. --Rpez (discussão) 13h51min de 22 de novembro de 2015 (UTC)[responder]
Ok, professor, trabalharei no verbete Lentes oftálmicas.
Danielgfridman (discussão) 20h27min de 28 de novembro de 2015 (UTC)[responder]
Olá, professor.
Nome de usuário: Danielgfridman
Link para o verbete: Lentes oftálmicas
Refiz praticamente todo o artigo, adicionando mais conteúdo, ilustrações e retirando a etiqueta que indicava carência de referências.
Fontes que utilizei:
  1. Halliday, David. Fundamentos da Física, vol 4. 8ª ed.
  2. GUEDES, André. BRAUN, Luci. RIZATTI, Mara. "Visualização da Miopia, da Hipermetropia e do Astigmatismo Através do Simulador Didático do Globo Ocular". Revista Brasileira de Ensino de Física, vol. 23, no. 1, Março, 2001.
  3. CAVALCANTE, Kleber G. Equação dos Fabricantes de Lentes. Brasil Escola. Visitado em 30 de novembro de 2015.
Data da primeira edição: 28 de novembro.
Danielgfridman (discussão) 15h49min de 30 de novembro de 2015 (UTC)[responder]

Professor, proponho a edição do verbete Fibra óptica. Existem muitas informações relevantes que poderiam ser adicionadas. Entre elas: fórmulas da reflexão total (com a explicação referente ao fenômeno), como são feitas e vantagens. Também acho importante dar uma ênfase maior para os cabos submarinos dentro do verbete, de extrema importância para a sociedade contemporânea. Me basearei principalmente na tese de doutorado: DESENVOLVIMENTO E CARACTERIZAÇÃO DE UM SISTEMA LASER DE CRISTAL LÍQUIDO COLESTÉRICO ACOPLADO À FIBRA ÓPTICA - Michele Figueiredo Moreira (disponível na biblioteca virtual PUC-Rio). http://www.ime.eb.br/arquivos/teses/se4/cm/Marcos_de_Castro_Carvalho.pdf http://www.htbraz.com.br/tutoriais/trabalhos/tfopopovici.pdf Do mesmo modo ao verbete anterior, irei incluir mais referências de acordo com a confiabilidade e veracidade do material exposto. --Gabrieldonati (discussão) 21h32min de 15 de novembro de 2015 (UTC)[responder]

Oi Gabriel, uma das fontes parece incluir muitas imagens sem indicação de fonte, sendo possivelmente um trabalho que viola direitos autorais de terceiros, não sendo uma fonte recomendada. Proposta aceita. Aproveite imagens do verbete em outros idiomas para ilustrar seu trabalho. --Rpez (discussão) 14h06min de 22 de novembro de 2015 (UTC)[responder]
Professor, finalizei a edição do terceiro verbete. Nele, tomei a liberdade de alterar todo o layout da página para que ela pudesse ficar com um aspecto mais prático para a leitura. Embora tenha retirado informações de cunho duvidoso pois não conferiam com minhas referências, adicionei bastantes coisas. Primeiramente, como lhe propus, adicionei aspectos relevantes sobre a geometria e sobre o funcionamento da transmissão da luz dentro da fibra óptica, demonstrando, de maneira mais prática possível, o porquê da ocorrência do fenômeno da reflexão total (muito relevante ao artigo). Acrescentei algumas vantagens e também características (tipos de fibra óptica e informações úteis ao verbete) sobre a fibra óptica. Também alterei o texto de um modo geral para facilitar a compreensão. Para finalizar, modifiquei o conteúdo sobre cabos submarinos existente e dei uma melhorada no mesmo. As fontes utilizadas foram:
Unicamp - Sala de Imprensa www.unicamp.br. Visitado em 2015-11-26.
Carvalho, Marcos de Castro. . "Redes de Bragg em Fibras Ópticas Poliméricas (FOP)". Visitado em 26/11/2015.
MOREIRA, MICHELE FIGUEIREDO. "DESENVOLVIMENTO E CARACTERIZAÇÃO DE UM SISTEMA LASER DE CRISTAL LÍQUIDO COLESTÉRICO ACOPLADO À FIBRA ÓPTICA". Visitado em 26/11/2015.
Mendonça, C. R. . "Demonstrações de Reflexão Total Interna para Alunos do Segundo Grau". Revista Brasileira de Ensino de Física. Visitado em 26 de novembro de 2015.
Como a internet passa de um continente para o outro? (em pt-BR) TecMundo - Descubra e aprenda tudo sobre tecnologia. Visitado em 2015-11-27.
--Gabrieldonati (discussão) 19h00min de 27 de novembro de 2015 (UTC)[responder]

Professor, proponho a edição do verbete Dispersão (óptica). O verbete atual não possui referências e explica o fenômeno de maneira confusa. Pretendo melhorá-lo reformulando algumas explicações, e complementá-lo em tópicos cujo conteúdo está explicado de maneira superficial. Também pretendo comentar sobre a relação da dispersão cromática com a formação do arco-íris, explicando sua relação com os fenômenos de reflexão e refração, bem como o porquê de visualizarmos o arco-íris com as cores sempre na mesma ordem (vermelho em cima e violeta em baixo) e o porquê da forma geométrica ser um arco. Adicionarei imagens, a fim de que o conteúdo fique o mais claro possível. As fontes que pretendo usar são as seguintes: Halliday, David. Fundamentos de Física Vol. 4. 8 ed. http://efisica.if.usp.br/otica/basico/prisma/ http://www.infoescola.com/optica/dispersao-da-luz/ http://www.infoescola.com/meteorologia/arco-iris/ http://www.esalq.usp.br/cprural/curiosidades.php?cur_id=102 http://www.seara.ufc.br/especiais/fisica/coresluz/coresluz2.htm http://www.brasilescola.com/fisica/o-arcoiris.htmDispersão (óptica) Jean Vinicius Anschau Correa (discussão) 15h59min de 16 de novembro de 2015 (UTC)[responder]

Olá Jean, proposta aceita. Boas edições. --Rpez (discussão) 14h29min de 22 de novembro de 2015 (UTC)[responder]

Professor, finalizei as edições do verbete que a mim foi atribuído. Inicialmente, adicionei uma breve introdução sobre a natureza das ondas eletromagnéticas e citei as sete cores do espectro visível. O fenômeno de refração, bem como sua relação com a dispersão da luz visível, estava explicado de maneira bastante confusa, de modo que não se conseguia entender o que queria ser dito. Devido a isso, reescrevi esse tópico e adicionei outras informações que julguei serem relevantes. Aproveitei algumas explicações anteriores, cuja informação coincidia com as fontes que utilizei para o verbete. Por fim, falei sobre a maior aplicação da dispersão cromática: o arco-íris, onde respondi o que propus. Adicionei imagens de minha autoria e utilizei mais uma fonte, que não inclui na proposta: http://sites.ifi.unicamp.br/laboptica/curiosidades-2/arco-iris/ Jean Vinicius Anschau Correa (discussão) 18h03min de 28 de novembro de 2015 (UTC)[responder]

Proponho a edição do verbete Difração pois o mesmo pode ser melhorado, adicionando-se informações a respeito de difração em uma fenda, difração em uma abertura circular, redes de difração, etc. Também é possível fazer ligações aos verbetes Princípio de Huygens e Experiência da dupla fenda. Como fontes, usarei os livros Halliday e Tipler, além dos links: http://www.sofisica.com.br/conteudos/Ondulatoria/Ondas/difracao.php e http://www.fisica.ufmg.br/~labexp/roteirosPDF/Interferencia_e_difracao%20da%20luz.pdf. ~

Giovana Facchini (discussão) 16h38min de 16 de novembro de 2015 (UTC)[responder]

Oi Giovana, o verbete pode ser melhorado com as informações que citas, entretanto as fontes que apontas não são adequadas. Um PDF "solto", sem autoria e indicação de origem, não é uma boa referência. O verbete está atribuído para você, mas procure ao menos uma fonte de nível acadêmico com indicação clara de autoria para que possa ser referenciada. Boas edições. --Rpez (discussão) 14h45min de 22 de novembro de 2015 (UTC)[responder]
Professor, concluí minhas edições no verbete Difração. Como fontes, usei os livros Halliday e Tipler (acabei não usando os PDFs por falta de origem confiável) e também a versão em inglês do verbete Fresnel diffraction. Adicionei tópicos como difração em uma fenda, em dupla fenda (fazendo a ligação com seu respectivo verbete), difração em abertura circular, rede de difração, etc e reorganizei algumas informações já contidas. Acredito que mais informações poderiam ser adicionadas, pois o livro Halliday é bem completo nesse aspecto, mas, por hora, termino minhas edições. Creio que agora o verbete está mais objetivo e as fórmulas e imagens adicionadas ajudam melhor no entendimento do fenômeno. Data da primeira edição: 29/11/2015. Giovana Facchini (discussão) 02h00min de 1 de dezembro de 2015 (UTC)[responder]

Proponho a edição deste verbete, pois no mesmo é afirmado que a fontes são confiáveis, mas não contemplam todo o conteúdo, além disso o mesmo artigo foi marcado para revisão por conter dados de confiabilidade duvidosa. A ideia é primeiro verificar as fontes e ver a consistência dos dados, e o que tiver inconsistente, eu retiro ou busco fontes confiáveis para descrever melhor o fenômeno e explicar como se chegou a essa conclusão, além de mostrar o seu impacto em outros tópicos de física, química e eletrônica, e claro, aplicações do fenômeno, que estão em falta no artigo. Pretendo utilizar como fontes os seguintes artigos e livros:

Artigos:

http://www.sbfisica.org.br/fne/Vol3/Num1/a08.pdf

http://www.esfm2005.ipn.mx/ESFM_Images/paper1.pdf (Artigo de Einstein que descreve matemáticamente o efeito fotoelétrico)

http://revistas.pucsp.br/index.php/hcensino/article/download/11717/9438

Burns, R. W. - "Television: An International History of the Formative Years"

Weaver, J. H.; Margaritondo, G. - "Solid-State Photoelectron Spectroscopy with Synchrotron Radiation"

Zhang, Q. - "Intensity dependence of the photoelectric effect induced by a circularly polarized laser beam"

Livros:

Fisica 2B - Tipler, Paul A.

Fundamentos de Física Vol. 4 -DAVID HALLIDAY / ROBERT RESNICK / JEARL WALKER

Física para Cientistas e Engenheiros: - Vol. 4

Alisson Claudino (discussão) 23h26min de 16 de novembro de 2015 (UTC)[responder]

Olá Alisson, apesar do assunto não ser abordado no curso, ele está relacionado com a questão da dualidade partícula-onda, de interesse da ondulatória. A proposta aceita. Tive a impressão de que o artigo da revista História da Ciência e Ensino não fornece uma alternativa para a primeira observação experimental do efeito fotoelétrico. Com isso, gostaria de conversar contigo sobre a abordagem que irá utilizar quanto à controvérsia do descobrimento do efeito fotoelétrico. Ótimo assunto! --Rpez (discussão) 15h58min de 22 de novembro de 2015 (UTC)[responder]

Olá, Professor. Pretendo editar o verbete Emissividade, que está, além de sintetizado, confuso, com apenas uma referência e com algumas informações que a própria Wikipedia não considera pertinentes. Fontes: http://www.scielo.br/pdf/ce/v60n353/04.pdf, http://www.mundomecanico.com.br/wp-content/uploads/2012/02/Termografia.pdf, http://www.labeee.ufsc.br/sites/default/files/publicacoes/relatorios_ic/IC_gabriela.pdf. Livros: YOUNG, Matt; FORNARIS, Yara Tavares; Optica e lasers e SATTO, Hilton; RAMOS, Ivone Marchi Lainetti; Física para edificações: Eixo: Infraestrutura - Série Tekne. Ana Carolina Ruwer (discussão) 00h25min de 17 de novembro de 2015 (UTC)[responder]

Oi Ana, verbete atribuído para você. Fontes apresentam resultados muito importantes para as áreas de Arquitetura e Engenharia Civil. Boas Edições. --Rpez (discussão) 16h12min de 22 de novembro de 2015 (UTC)[responder]

Olá, Professor. Concluí a edição do verbete Emissividade. Retirei a seção desaconselhada pela Wikipedia, a de curiosidades, incorporando alguns elementos pertinentes e referenciados ao corpo do texto, adicionei mais informações sobre a definição do conceito de emissividade, sua relação com o conceito de corpo negro, maneiras de calculá-la, sua relação com a temperatura, discorri sobre a emissividade do céu e incluí uma tabela com os valores mais usuais de emissividade de alguns materiais. Fontes: http://www.labeee.ufsc.br/sites/default/files/publicacoes/relatorios_ic/IC_gabriela.pdf, http://www.mundomecanico.com.br/wp-content/uploads/2012/02/Termografia.pdf. Livros: YOUNG, Matt; FORNARIS, Yara Tavares; Optica e lasers e SATTO, Hilton; RAMOS, Ivone Marchi Lainetti; Física para edificações: Eixo: Infraestrutura - Série Tekne. Data da primeira edição: 27 de novembro de 2015. Ana Carolina Ruwer (discussão) 01h38min de 1 de dezembro de 2015 (UTC)[responder]