Edward Burnett Tylor

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde fevereiro de 2011).
Por favor, adicione mais referências inserindo-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Antropologia
f,
Dados gerais
Nome de nascimento Edward Burnett Tylor
Naturalidade  Reino Unido
Nacionalidade  Inglaterra
Nascimento 2 de outubro de 1832
Local Londres
Morte 02 de janeiro de 1917 (84 anos)
Local Wellington (Somerset)
Atividade
Campo(s) Antropologia
Conhecido(a) por Evolucionismo cultural

Edward Burnett Tylor foi um antropólogo britânico[1]. Era irmão do geólogo Alfred Tylor. Tylor filia-se à escola antropológica do evolucionismo social. Considerado o pai do conceito moderno de cultura[2], Tylor vê, porém, a cultura humana como única, pois defende que os diferentes povos sofreriam convergência de suas práticas culturais ao longo de seu desenvolvimento, ideia que não é consenso hoje em dia. Sua principal obra é Primitive Culture (1871).

Tylor é considerado um representante do evolucionismo social. Em seus trabalhos Cultura primitiva e Antropologia, ele definiu o contexto do estudo científico da antropologia, baseado nas teorias uniformitárias de Charles Lyell. Ao contrário do que comumente se pensa, a obra de Charles Darwin não desempenhou grande influência no pensamento de Tylor, embora ele de fato tenha lido Darwin. Ele acreditava que existia uma base funcional para o desenvolvimento da sociedade e religião, que ele determinou ser universal.

Ele introduziu o termo animismo (a fé na alma individual ou anima de todas as coisas e manifestações naturais) no senso comum. Ele considerou animismo como o primeiro estágio de desenvolvimento de todas as religiões.

Livros[editar | editar código-fonte]

de Sir Edward Burnett Tylor

Referências

  1. Tylor, Edward Burnett (1832). «Internet Archive». Encyclopædia Britannica. Volume XXVII XI edição ed. New York: Encyclopædia Britannica. pp. pág. 498. Consultado em 11 de fevereiro de 2011 
  2. Definição de cultura em Primitive Culture, disponível online em inglês.
Ícone de esboço Este artigo sobre um antropólogo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.